Exposição: Pre-Raphaelites, Victorian Avant-Garde

dezembro 18, 2012 Helô Righetto 2 Comentários

A exposiçãos dos Pré-Rafaelitas na Tate Britain foi a mais surpreendente que visitei esse ano. Eu pouco sabia sobre esse movimento - nas aulas de história da arte que frequentei na faculdade e na frustrada tentativa de completar uma pós graduação nenhum professor jamais mencionou os Pré-Rafaelitas. Tudo bem que, salvo algumas exceções, esse movimento foi concentrado aqui na Inglaterra, onde inclsuive foi fundado - acho que por isso o legado deixado pelo PRB (Pre-Raphaelite Brotherhood) e seus sucessores é tão mais famoso e marcante por aqui.

Mas tudo bem, sorte a minha que estou aqui e tenho a chance de conhecer algumas dessas obras que revolucionaram a ideia de estética da época. O ano era 1848 e naquele tempo o estilo do pintor italiano Raphael era considerado por especialistas o melhor que a arte poderia se aproximar a perfeição. Mas como é bom ter existido gente no mundo que nem o trio que fundou a PRB (Millais, Rossetti e Hunt) e deu uma reviravolta nessa história.

O Pré-Rafaelismo passou por muitas fases e ganhou adesão de diversos artistas, mas basicamente (bem basicamente, aliás), dá pra reconhecer algumas das obras por causa das cores extremamente vibrantes e também dos temas, inspirados em poemas, lendas e contos (Shakespeare, por exemplo, serviu como inspiração pra muitos trabalhos dessa turma).

Não vou negar: fui na exposição com a missão de ver a Ophelia, do Millais, um dos ícones do movimento. Ela é tão ou mais linda ao vivo, mas saí de lá obcecada com duas outras meninas:

A super sexy Mariana (também do Millais - trouxe um poster dela pra casa), se espreguiçando depois de trabalhar horas a fio no seu bordado:

 e The Lady of Shallot (do Hunt), a mocinha enfeitiçada  e destinada a morte por ter quebrado uma regra. A lenda que inspirou essa pintura é incrível, e conversa muito com as questões feministas atuais. Fiquei muito intrigada diante dela: é imensa, explosiva, cheia de movimento. As cores são fortes, dói o olhar, e ao mesmo tempo não dá pra parar de olhar, já que são tantos detalhes e cada um deles transmite uma mensagem.


Sei que o post está repleto de exagerismos, mas é difícil se conter - as imagens não transmitem a grandiosidade dessas telas ao vivo e a cores. Se você está em Londres, vá visitá-las! A exposição fica em cartaz na Tate Britain até o dia 13 de janeiro.

2 comentários:

  1. Foi bom vc ter tocado na exposição e falado bem assim, pois tinha ouvido falar dela e não sabia ainda se iria ou não, já que estarei em Londres na próxima semana!!! Agora não tenho maus dúvidas!!!
    P.S.: Você acha que vale a pena dar uma passadinha na feirinha de Natal do Hyde Park?

    ResponderExcluir
  2. Gente, que quadros lindos! Queria ter visto ao vivo!
    Aliás, adoro seus posts sobre artes, são de encher os olhos.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta