O Grande Livro das Fábulas Encantadas

setembro 06, 2011 Helô Righetto 29 Comentários

Nada como uma mudança para uma grande faxina e, consequentemente, uma boa renovação. Pra mim, a melhor parte de ter que encaixotar tudo é encontrar uns tesouros e dar uma viajada no tempo. Eu sou assim, volta e meia abro minha caixa de fotos (impressas! as melhores...) e vou olhando uma por uma.

Olha, eu sou muito sortuda por ter tido a chance de fazer mudança do Brasil pra cá. Trazer todas as nossas coisas nos fez muito bem, aquela sensação de não começar do zero fez diferença. Mas enfim, ao assunto do post: o meu (e da minha irmã) primeiro livro, O Grande Livro das Fábulas Encantadas.

Vou pedir pro meu pai deixar comentário aqui e fazer alguns adendos, como: quando ele comprou (acho que foi quando minha irmã nasceu), onde ele comprou (São Paulo ou Joinville?) ou se é verdade uma historinha que tenho na minha cabeça (essas verdades que a gente dá como certas porque acreditamos desde pequenos) - que mesmo estando meio ruim das pernas financeiramente, ele foi lá e gastou uma pequena fortuna com esse livro.

Quando éramos pequenas meu pai e minha mãe liam as fábulas para nós. Todas as clássicas estão no livro: Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, A Bela e a Fera entre tantos outros. Tentei lembrar quais eram as minhas preferidas, e, apesar de não ter certeza, tenho um chute: Pequerrucha e o Burro que Espirrava Dinheiro.

Também não lembro que idade tínhamos quando as histórias perderam a graça e eles pararam de ler para nós, e por muitos anos o livro ficou guardado nas profudenzas de algum armário do nosso apartamento. Até que um dia minha mãe comentou que ia dá-lo para um primo nosso, e a nostálgica aqui falou não (ainda bem). Esse livro não sai da minha mão é nunca! Não sei se terei filhos ou não, mas meu apego a ele é inexplicável. Está detonadinho, como vocês podem ver, mas tenho planos de recuperá-lo.

 


Que criança não gostaria de morar dentro de uma flor ou pensar que existe no mundo um burro que espirra dinheiro? Eu ainda procuro esse burrinho loucamente...

29 comentários:

  1. Juro, fiquei emocionadaaaa! Mas eu lia só na escola mesmo, só depois que cresci e fui procurar o livro em MIL sebos é que pude tê-lo pra mim mesmo! E pior (ou mais interessante, sei la!) tem uma dedicatória de um pai pros 3 filhos de 1979...!!

    Não elmbro o nome das histórias, mas as preferidas eram essa da menina que morava na flor e da Rapulzel! :)

    Amei Colllll!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, essa dedicatória era pra três filhas? Perdi esse livro que ganhamos (eu e duas irmãs) e nunca mais encontramos pra comprar...só diz se é? kkkkkkk

      Excluir
  2. Pequerrucha é uma das minhas favoritas também... Ainda lembro de minha mãe lendo as historinhas com moral no final (elas vinham de livros e sempre tinham uma moral). As fábulas vinham dos disquinhos coloridos (azul, amarelo, vermelhos...) e eram tocados na vitrola que tinha tampa pra fechar quando era hora de jantar. Passava hoooras ouvindo aos encantos de dona baratinha... Não conheço a historia do burrinho que espirrava dinheiro, preciso procurar depois! =) Ou você podia escrever um post pra contar pra gente!

    ResponderExcluir
  3. Helo, eu tinha o mesmo livro, e uma colecao do Monteiro Lobato inteira, que nao sei que rumo tomou quando a minha familia se mudou para ca.
    Mas o mais legal para mim, foi rever, em Julho, a minha professora de historia da epoca do ginasio, junto com as minhas melhores amigas de infancia. Just priceless!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:38 PM

    Lo, que eu saiba o papai comprou quando eu tinha uns 3 anos, vc devia ser neném ainda. Nossa, lembro muito desse livro, a mamãe leu muitas historias varias vezes.... E vc lembra tb de umas caixas de disquinhos com historias? essas acho que foram parar lá em Passo Fundo, não?
    sister

    ResponderExcluir
  5. Então, olhando uma revista acho que da Abril , tinha este livro em oferta. Achei lindo . Recortei o anuncio, na epoca , claro , não tinha internet e enviei o pedido pelo correio. Não sei qual foi a modalidade de pagamento , mas sei que o valor era bem razoavel .
    Quando recebemos , veio numa embalagem de papelão enorme e tivemos uma agradavel surpresa porque era muito mais bonito do que a foto da revista.
    O gratificante foi que vcs. mesmo pequenas adoravam ouvir as historias e olhar as figuras.
    Minha preferida ; O Gato de Botas.

    ResponderExcluir
  6. Ai que lindo!!!! Minha versão mãe está com os olhos cheios d'água...
    Se eu fosse você, mandava enquadrar o livro!
    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu tinha esse livro tbm!
    To impressionada!
    E ate hoje tenho an memoria quase todas as fabulas e as ilustracoes desse livro na cabeca!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada por postar sobre esse livro :D Eu estava procurando por ele faz tempo!
    As ilustrações desse livro ficaram estampados na minha cabeça desde q eu er criança.
    Por acaso teria como me passar qual é a editora desse livro e/ou o nome original do livro?
    Eu preciso achar esse livro de novo de alguma forma.

    Obrigada pela atenção :)

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada por postar sobre esse livro :D Eu estava procurando por ele faz tempo!
    As ilustrações desse livro ficaram estampados na minha cabeça desde q eu er criança.
    Por acaso teria como me passar qual é a editora desse livro e/ou o nome original do livro?
    Eu preciso achar esse livro de novo de alguma forma.

    Obrigada pela atenção :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:10 PM

      Elisa Kwon, esse livro é da Editora Abril Cultural. já foi relançado algumas vezes. As edições que vi pessoalmente foi a coleção Fábulas Encantadas com vários volume, cada um com um história e a de 4 volumes (várias histórias num mesmo volume). Esse é o que tenho. Vi numa biblioteca uma coleção de livros da Xuxa, com as mesmas histórias e ilustração, pena que não era grandão como o meu, tinha tamanho de livro comum.
      Nina

      Excluir
  10. Tenho esse livro e somente venderei por um preço razoável.Façam suas propostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:39 AM

      Boa noite! Se o senhor ainda dispor do livro, e ainda desejar vende-lo, anuncie o mesmo no Mercado Livre! Grato!

      Excluir
  11. Nosssaaa, que legal, estou emocionada com todos os comentários que li, sou a Aliny moro no interior do paraná tenho 31 anos, lembro que quando meu pai comprou este livro pra mim eu era ainda muito pequena deverei ter na época entre 3 a 4 anos, hoje leio os contas para meus filhos, o Gabriel de 6 anos e a Maria Eduarda de 7 anos e eles são tao encantados pelo livro quanto eu era, é incrível que mesmo na era da informática um livro antigo como este ainda continua prendendo a atenção das crianças.

    Bjus a todos

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6:24 PM

    Eu tenho esse livro, adorava ele!!! Agora estou lendo para meu filho de 3 anos.
    abraços a todos

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2:15 PM

    eu tinha esse livro - a gente adorava, lemos incontáveis vezes e acho que foi o que despertou meu gosto pela leitura (as iustrações era belíssimas também)
    vou ver se consigo achar pra comprar- vi no mercadolivre, mas tá muito caro - 1800 reais (se tivesse essa grana sobrando pagaria na boa, mas por um volume zerado)

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar deste livro...esta semana passei num senhor que vende livros usados na rua, perto da escola do meu filho. Estou sempre procurando livros bons para as crianças ali...e me deparei com essa raridade, a lombada está bem destruida, mas fiquei encantada com as ilustrações e paguei a bagatela de 10 reais por ele. Até agora não acredito que comprei esse tesouro. Meus filhos ficaram encantados! Quem tiver, não venda, pois vc nunca mais vai encontrar um livro tão lindo de fábulas. As estórias de hoje não prestam, nem pelo texto, nem pelas gravuras.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2:03 PM

    Eu tenho esse livro. É grande e as ilustrações são encantadoras. Desde criança sou maravilhada com ele. Aliás eles, porque o meu veio todas as histórias divididas em 4 volumes. Não dou, nem vendo jamais. Minhas histórias favoritas são Pequerrucha e Rapunzel, perdi a conta de quantas vezes reli. Que legal esse post me fez lembrar desse tesouro que tenho em casa. acho que vou le-lo hoje! Bateu saudade!

    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também é igual. 4 volumes gigantes, não vendo nem empresto. No maximo leio as histórias deles para as crianças, mas nem deixo ficarem sozinhas com eles. E minhas histórias preferidas também sao essas duas, Pequerrucha e Rapunzel

      Excluir
  16. Alguém sabe quanto esse livro pode valer?
    Tenho um e uma pessoa está querendo comprá-lo, mas não sei por quanto vender...

    ResponderExcluir
  17. olá, tenho o livro só falta a capa tem como você digitalizar a capa e contra capa pago pra você desde já agradeço

    ResponderExcluir
  18. pode me falar se esse livro tem o companheiro de viagem,o rato do campo e da cidade,a formiga e a cigarra,mata sete, a cegonha e o lobo o que eu tinha ja perdi a muito tempo e estou doida para dar de presente ara minha filha es folhas em volta era toda desenhada com flores e outros ornamentos a capa e de uma princesa em um carruagem cobertas por panos pretos gostaria muito de adquirir um novamente o livro pertencia a minha mae se estivesse comigo ainda hoje teria mas de trinta anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela,
      Tenho uma coleção que adquiri usada e um dos livros corresponde mais ou menos a sua descrição. Tem os contos que vc descreveu, as páginas são ornamentadas. Mas a ilustração da capa não corresponde a que descreveu, mas uma das gravuras do interior sim, do conto dos Três Cães. O nome da coleção é Enciclopédia da Fantasia (todas as fabulas), da Ed. Martins. É o volume 3. O original é copyright da Fratelli Fabbri Editore. Espero que consiga encontrar.

      Excluir
  19. Anônimo10:53 PM

    Hello Querida;EU e as Minhas Melhores AMIGAS eramos todas CRIANÇA na ÉPOCA;fomos muito FELIZ ;quando na escola de Semi-Internato Santa Teresa em OLINDA;Crescemos Escultando a Linda História de AMOR de Piquerrucha;de tarde depois do lanche a Tia Sueli,Iracema,Tia ANA THINÉ Todos nós setavamos para faser CROCHE e Escultar a História de PEQUERRUCHA as minhas Melhores AMIGAS SÃO Patricia,Simone,Sandra,Erika,Esdra,Taciana,Fabíola

    ResponderExcluir
  20. Que aperto no coração! Eu até choro de lembrar desse livro...

    ResponderExcluir
  21. Menina, deixa eu te dizer, que eu também sou louca por esse livro? eu e minha irma estamos atras de um livro desses, mas está absurdo de caro, já que ficou muito raro. o meu predileto era dos tres cães magicos. Seria maravilhoso ter o meu de volta também :'(

    ResponderExcluir
  22. Também tenho esse livro e apesar de minhas 38 Prinaveras também não sai da minha mao nunquinha. Já vi um anuncio de um por 700 reais, mas nem por esse preço eu vendo. Minhas histórias preferidas eram Pequerrucha e Rapunzel. Gente! E Que ilustração maravilhosa, nunca vi livro tão bem ilustrado.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite eu tenho um exemplar deste na caixa ainda presente ganho de meus avós qualquer dúvida 15-996413166

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta