O que todo blogueiro gosta

dezembro 07, 2011 Helô Righetto 50 Comentários

Sempre me irrita quando visito um blog e o autor escreve algo do tipo: "comenta aí, vai", mas admito que abrir meu email e nao encontrar nenhum comentário esperando moderacao me incomoda. Acho incrível esses blogs que recebem 10, 20, 50 e até 100 comentários em posts que eu muita vez julgo sem graca. Deve ser bacana demais pro tal blogueiro.

Eu sei que tem gente que le esse blog, volta e meia uns e outros dao as caras, e tem os que jamais comentaram mas me mandaram email. Claro, tem também as amigas e amigos mais próximos que falam comigo sobre os posts quando me encontram, ou a turma que me dá feedback no twitter. Mas ter o post comentado é um grande motivador pra quem bloga (essa que vos fala, mais precisamente), mas por outro lado fico pensando que ter ou nao ter comentários nunca interferiu na minha decisao de escrever.

Mas enfim, a pergunta é: o que te faz comentar em um blog?

(se esse post nao tiver comentários eu darei um choradinha)

imagem via
Eu podia tá roubando eu podia tá matando mas to aqui pedindo comentário.

50 comentários:

  1. Eu sou uma leitora caladinha!!!! Sempre leio, mas acho que nunca comentei...falha minha...rsrsrs...
    Eu também gosto muito de comentários, mas também recebo poucos comentários no meu blog e nem me importo, afinal escreve para registrar minha vida e falar de futilidades...rsrsrs...
    Esses dias quase encerrei meu blog, não por falta de comentários...por outros motivos e fiquei feliz ao receber vários comentários...foi um estimulo grande para continuar!!!
    Eu sempre achei que não tinha muitos comentários, porque quase nunca comento os blogs que visito...mas deu para peceber que a coisa não é bem por ai....
    Depois desses ultimos acontecimentos, vou começar a comentar mais...rsrsrs....e fazer a alegria de outros blogueiros...rsrsrs...
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, o que me motiva a comentar geralmente é o meu grau de interesse com o assunto do post, claro que nem sempre pois as vezes gosto de um posto mas na correria não dá tempo de comentar. O fato de ler pelo Reader também prejudica um pouco pois por ali não dá pra comentar, daí preciso ir até o blog e postar o comentário. Acho que comento bem menos desde que comecei a usar o Reader.
    Também percebo que quanto mais comento nos blogs alheios, mais comentários recebo. Acho legal essa troca pois é muito chato comentar e nunca receber comentário, né?
    Mas sinceramente, até prefiro do jeito que tá, nunca quis ser blogueira famosa e popular. Gosto do meu certo "anonimato" e posto pra mim mesmo. Acho que sou minha leitora número um, adoro voltar e ler os posts antigos. Hahaha!

    Beijos, Helô!

    ResponderExcluir
  3. Helo - adoro o seu blog, os assuntos escolhidos e a forma como vc os aborda, alem do seu bom humor impagavel. Adoro o fato de vc ser sempre vc nas postagens, bem autentica, sem fazer pose, tipo ou qualquer coisa do genero!
    Ah, e tb adorei o email que vc me mandou qd escrevi pedindo dicas.
    Continue assim.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Eu nao comento muito por falta de tempo mesmo. Normalmente vou lendo um monte de blogs rapidinho e se fosse comentar em todos nao ia dar. Quando tenho uma informacao pra dar, ai eu comento. Ou entao quando e pra dar parabens por alguma coisa legal que aconteceu. Mas se ja escreveram o que eu ia falar, acabo desistindo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5:30 PM

    Pra mim, Helo, eh a falta de tempo (leia-se preguica!! hahahaha). Mas de vez em quando eh bom a gente deixar um comentario pra deixar a blogueira saber que estamos ali, mesmo caladas...
    Mas eu sei bem o que eh isso... eu mesmo tinha abandonado meu blog desde marco desse ano... Agora que entrei no carreirao da Anathalia e to dando as caras todos os dias pro Project 366... Tive que fazer esse commitment... =]
    bjo.

    ResponderExcluir
  6. Roberta Bretas5:48 PM

    Oi!
    Já faz mais ou menos um ano que leio o seu blog e adoro, mas nunca comentei.... Talvez por não ter um blog, não percebia a importância dos comentários para o autor do texto... Bom, agora vou tentar comentar mais seguido!!
    Continua escrevendo!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu também sou uma leitora calada! Não sei porque, acho que passo batido pela parte dos comentários. E também por nunca ter tido um blog próprio e não ter sentido na pele a importância desse retorno.
    Mas sempre entro no seu blog! Também sou designer de produto, mas migrei pra gráfico e agora design de superfície. Além disso vou ficar 2 meses em Londres no ano que vem fazendo um curso na Central Saint Martins. Então sempre acho algo interessante por aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. dulce7:05 PM

    eu tambem sou uma leitora caladinha hahaha e relato o que leio ao meu marido.ja faz muito tempo que venho "aqui"ler o que escreves.adoro o teu blog,acho superinteresante adoro a maneira que pensas e escreves.esta semana amostrei ao meu marido sobre o teu projeto.ele tambem e designer e ilustrador.olha,onde posso comprar uma bolsinha para as compras?(as do teu projeto).fica bem e continua com forca no teu blog.espero ler muitos assuntos em 2012.beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ai, eu nao comento por preguica mesmo. Por exemplo, sempre sempre seeeempre venho ler o que vc posta, acho tudo muito interessante e amo as dicas de feiras e exposicoes que vc coloca. Eu tipo comento no meu cerebro, sabe como eh? Eu tbm tenho um blog e, assim como a Luciana ali em cima, nao me importo em nao ter comentarios, so tipo exijo das minhas amigas mais proximas a opiniao delas quando eu preciso.

    ResponderExcluir
  10. Heloísa,

    Estou sempre lendo posts alheios, visitando blogs e costumo deixar comentários quando me identifico com o que a pessoa escreve...

    Gostou? Deixei um comentário!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. to gostando dos feedbacks!! muito obrigada!! Dulce, as sacolas do meu projeto são distribuídas gratuitamente aqui em Londres, em diversas lojas pela cidade. Vc mora aqui????

    ResponderExcluir
  12. Eu sou uma que sempre le mas nunca comenta rs. Mas normalmente é por não ter o que acrescentar. Eu leio muitos blogs mas acabo comentando só quando posso ajudar, complementar alguma coisa, mas entendo que quem escreve gosta desse retorno. Eu criei um blog também, ele é bem recente e confesso que achei bem engraçado receber um comentário. Uma sensação do tipo "caraca, alguém leu as besteiras que escrevi!" Será que um dia vou ficar esperando comentários tb? rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Jacqueline7:48 PM

    "eu pudia tá rubando..." hahaha ótimo esse post. Eu sou uma que comento pouco né!? As vezes fico semanas sem ler e depois venho aqui e leio tudo.
    Mas então, quando eu comento?
    Normalmente comento quando me identifico com o estilo da blogueira em algum aspecto (e isso leva meses de leitura pra perceber). E mesmo assim muitas vezes leio, dou risada, concordo, aprendo, discordo, adoro... mas não comento...
    mas espero que vc continue sempre escrevendo porque, sério mesmo, o seu é um dos blogs mais legais... porque vc combina os assuntos do quotidiano (que mtas vezes é exatamente o que o povo quer ler!)com aquele toque de humanidade. Não é mecânico sabe? Não é cheio de "expressões e girias" que os blogueiros colocam no meio dos textos só porque tá todo mundo escrevendo assim. É do seu jeito. As vezes tbm comento qdo leio algum blog de assunto específico (tipo viagens, nutrição, fotografia) faço algum comentário ou pergunta.... mas mtas vezes fico sem resposta...
    bjo Helô!

    ResponderExcluir
  14. ei, ao ler esse primeiro parágrafo, me senti alfinetada. Na minha caixa de comentários, ta escrito " comenta aí, vai!" kkkkkkkkkkk Mas é um "comenta ai" bem retórico!

    Eu sou do tipo calada nos blogs, quase não comento. Acho difícil comentar, elaborar o que vai dizer, dá trabaaaaaalho. hehehehe

    Meu blog tem pouquíssimos comentários ,mas não me importo porque é um blog megapessoal. Às vezes, escrevo só pra desabafar mesmo. Eu,na verdade, sinto falta das pessoas que comentam sempre. Tenho a impressão de que os comentaristas habituais são velhos amigos.

    ResponderExcluir
  15. Para eu comentar num blog tem que ter alguma identificação com o post, ou com a blogueira. Não gosto daqueles posts enormes que falam, falam e no final no não dizem nada.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu procuro sempre comentar quando o post é um assunto que me interessa, e quando eu tenho algum pitaco para dar. :)
    O que acontece com muitos blogs que leio é que vejo via feed no GReader e depois esqueço de ir no blog fazer o comentário.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9:17 PM

    não ia comentar, preguiça etc, mas ok, aqui vai meus 2 cents.

    vc disse que tem blogs ruins com muitos comentarios. mas tb existe o oposto, e muito. blogs bons com poucos comentários. na verdade, chuto que é uma situação bem comum em blogs desse estilo.

    vale observar tb que varios dos posts anteriores aqui tem comentários.

    mas se vc quer fazer "sucesso" aí vai uma dica: um novo design, sem essa fonte ruim de ler, e um endereço .com real.

    ResponderExcluir
  18. Então, mais um motivo pr vc odiar o Reader... pra comentar vc tem que clicar no post e ir pro blog, um passo a mais pra comentar.

    Ou seja, eu tenho que estar muuuito inspirada, sem preguiça (raríssimo) e ser um tema com o qual me identifico muito.

    Pra mim outro motivo principal é que eu no computador sou bem passiva, é quando descanso e só "absorvo", sabe? Então quase nunca saio da minha inércia pra responder qualquer coisa...

    Enfim, só vc pra fazer eu sair da minha inércia viu colhega. É muito amor mesmo, viu ai ai...

    ResponderExcluir
  19. Uau, tô vendo que esse post aqui vai ser campeão de comentarios!

    Quando eu comento? Diversos motivos:

    - gosto de comentar nos blogs das amigas mais queridas, é uma forma de estarmos mais proximas
    - quando tenho algo a acrescentar na discussão do post
    - quando me identifico com o blogueiro e com o texto, talvez um livro que eu também ja' li, ou um lugar onde ja' fui... gosto de dar a minha opiniao.
    - quando o blog da' uma dica muito legal que eu segui (ou gostaria de), gosto de dar um feedback.

    Acho que é isso. Nao comento todos os posts que leio pq senão passaria o dia comentando em blogs. E entrar em post so' para dizer: "puxa, que legal!" também não é muito util. Até mesmo no meu blog eu prefiro comentarios que acrescentem do que simplesmente um puxa, que legal.

    ResponderExcluir
  20. Sou leitor assíduo mas confesso que raras vezes comento algo, não por achar irrelevante e sim por ser um pouco discreto. Prometo que mudo de estilo.
    Abraços.Haroldo.

    ResponderExcluir
  21. Só vim dizer que te amo! ;)

    ResponderExcluir
  22. Eu leio seu blog há um tempão. Cheguei nele acho que foi através do blog da Cris Souza Cruz. Aí fiquei um tempão sem ler e um dia caí nele de novo e vc tava morando em Londres... Adorei!!! kkkk.. O mais engraçado é que eu lia o blog da Dri também e de repente vi vocês duas juntas, achei uma grande coincidência bloguística!!!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  23. Concordo com você! é muito bacana receber comentários e nos motiva! Eu leio bastante coisa e o que me faz comentar é alguma coisa que me identifico ou que já vivi uma situação parecida... ou mesmo quando quero deixar a minha opinião sobre algum assunto proposto pela blogueira... Eu acho que mais do que a quantidade de comentários é a qualidade deles... o que eles acrescentam para você, para o Blog e para quem vai ler!
    Gosto muito do seu Blog, não acho que comentei muito por aqui, mas leio sempre! bjs

    ResponderExcluir
  24. Caroline10:22 AM

    Oi Helo!
    Mais uma leitora anonima que resolveu se manifestar.
    Leio seu blog ha uns 2 anos mas nunca comentei. Adoro o seu blog e o jeito que vc escreve.
    Nao costumo comentar por falta de tempo, mas prometo que vou tentar ser mais assidua nos comentarios!
    Continue escrevendo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto de comentar, as vezes até exagero, mas comento quando tenho algo para dizer! As vezes leio e simplesmente não tenho nenhyuma opinião sobre o assunto, nunca tinha pensado nele, por exemplo...
    Claro que comentários fazem bem para o ego, mas realmente não deve influenciar na forma de escrever.
    Recebi muitas críticas extremamente desagradáveis sobre o meu blog que me deixaram sem vontade de escrever, pois eu sabia que cada detalhe, cada foto, tudo seria analisado... Mas depois desencanei, deixei de lado, e me sinto mais a vontade!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo12:47 PM

    Lá nos idos de 2003 quando eu comecei a escrever em blog e ler outros blogs, eu comentava quando realmente o assunto me interessava ou quando eu me identificava tanto com o texto da pessoa (naquela época não existia blogueiro), que às vezes me sentia amiga dela sem nunca nem ter visto. Às vezes eu queria muito ser amiga dela hahaha! Agora não tem nada disso mais. Ler muitos blogs em reader tornou a coisa mais mecânica e mesmo quando eu gosto muito de um post é difícil comentar. Nem sei porque to comentando aqui ;) Acho que porque você pediu com argumentos! hehehe

    ResponderExcluir
  27. Anônimo1:03 PM

    Ueh..
    Nao to vendo meu comentario....
    :(. Sera q deu erro??
    Sniffff

    ResponderExcluir
  28. renata, acho q deu erro sim, nao aparece nenhum comentario seu a nao ser esse aí de vc falando q deu erro : )

    ResponderExcluir
  29. Helô, também leio seu blog a MUITO tempo.
    O conheci pelo blog da Dri, e amei e não parei mais!

    Seus textos são otimos e você é uma fofa, mas relamente não tenho o hábito de comentar em nenhum blog, e sempre acho que po blogueiro não vai ler, ou não vai me dar bola.

    Fora que leio tudo no reader, então abrir uma outra janela pra comentar nem sempre me anima.

    Mas já que você solicitou, ta aqui mais uma leitora calada :)

    ResponderExcluir
  30. Helô, também leio seu blog a MUITO tempo.
    O conheci pelo blog da Dri, e amei e não parei mais!

    Seus textos são otimos e você é uma fofa, mas relamente não tenho o hábito de comentar em nenhum blog, e sempre acho que po blogueiro não vai ler, ou não vai me dar bola.

    Fora que leio tudo no reader, então abrir uma outra janela pra comentar nem sempre me anima.

    Mas já que você solicitou, ta aqui mais uma leitora calada :)

    ResponderExcluir
  31. Nossa, tinha passado batido por esse post... haha
    Eu gosto de receber comentarios no meu blog tb! E comento no blog dos outros quando o assunto eh interessante, eu acho engracado ou quando a pessoa fala uma coisa que eu queria ter falado primeiro e nem pensei, tipo, como eu nao pensei nisso antes? haha

    ResponderExcluir
  32. Oi Helo,

    Sou mais uma das que sempre vem aqui ler os seus posts e nunca comenta. Sei lá, acho que é por não ter muito o que dizer mesmo.
    Comecei a ler o blog há 1 ano acho, em busca de informações sobre Londres. Estava mais no processo de buscar do que compartilhar opiniões, mas entendo a frustação de ter um blog com poucos comentários.
    O que me fez comentar, além do seu pedido, foi que estava lendo seus posts de quando chegou em Londres.
    Estou morando aqui desde setembro e fiquei curiosa sobre outras experiências. Ainda mais de alguém que me parece uma pessoa tão segura, tão conectada com Londres.
    Foi curioso porque me pareceu uma pessoa bem diferente, no estilo da escrita.
    Foi reconfortante ler uma história de sucesso, de alguém que chegou e passou por momentos bons e ruins, que tinha dúvidas sobre trabalho, e talvez até medos e inseguranças. E agora me parece uma pessoa "crescida", boa profissional e segura.
    Parabéns!
    Estou tentando conquistar o meu espaço por aqui também! E também tentando colocar meu coração aqui em Londres!
    Beijos,
    Flavia

    ResponderExcluir
  33. Flavia, bem vinda a Londres! fico muito feliz q os posts ajudem de alguma maneira! se prepara pro teu primeiro inverno, tomara que neve : )
    bj grande

    ResponderExcluir
  34. Gde resultado... :)
    Dezenas de comentários!!!
    Acho q vou copiar a idéia... aliás, é mesmo verdade, ADORAMOS COMENTÁRIOS.
    Mas, respondendo a tua pergunta:
    O que me faz comentar é o fato eu sentir que tenho e quero dizer algo a respeito... embora, isto não interfira nas minhas leituras... há blogues que leio religiosamente e nunca senti necessidade de comentar. Taí,os comentários são "necessidades" que sentimos.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo8:03 PM

    Eu não comento por pura preguiça, principalmente pq tenho lido pelo celular e é chato digitar (e estou fazendo isso agora só pra explicar! Hahah!). Mas estou sempre por aqui! Bjo da Poh

    ResponderExcluir
  36. Helo antes de mais nada, muito obrigada por comentar no blog.
    Voce sabe que eu comento (as vezes, mas comento) e so' nao comento mais por falta de tempo mesmo; muitas vezes tenho que escolher entre ler e ler ou ler e comentar.
    Mas gosto muito do seu blog, vc sabe ne? E vou tentar me policiar para comentar mais tambem?
    Abracos
    Gra
    * uma coisa que eu acho muito estranha no mundo dos blogs, e' quando leio um blog comento, comento e a pessoa nunca se da ao trabalho de ir no meu blog, pelo menos para agradecer; ai eu desisto de comentar, pq eu acho muita falta de educacao. Nao precisa gostar do que eu escrevo, mas pelo menos agradecer, sei la, acho estranho...

    ResponderExcluir
  37. hahahaa, só rindo mesmo. O que me faz comentar se eu vejo que o blogueiro tem textos que me interessam, falam de coisas que eu gostaria de saber, conhecer, se me identifico e quando pede tendo tudo isso que eu disse. Acho q algum dia já comentei no seu blog antes. Hoje os blog estão muito profissionais e todo mundo quer número, mas o que vale é escrever.

    ResponderExcluir
  38. dulce4:45 PM

    olaa,acho que a minha mensagem se perdeu lol.eu vivo aqui em londres em newbury park(central line)uns 40 minutos ate oxford circus.queria saber que lojas e que posso apanhar uma das tuas bolsinhas(projeto)!beijinhosss

    ResponderExcluir
  39. dulce, sua mensagem nao se perdeu nao, eu respondi lá no mesmo post onde vc deixou o primeiro comentário! entao, entra no site www.elpis.mag que lá tem todos os pontos de distribuição!!!!aqui ó: http://www.elpismag.org/find-us/

    ResponderExcluir
  40. dulce3:31 PM

    olaa,hahaha ja encontrei os lugares!obrigada.pensei que tivesse feito algum erro ao enviar a mensagem hahah...fica bem,beijocas

    ResponderExcluir
  41. Oi Helô eu tbm faço parte das caladinhas mas tô sempre passando aqui e adoro como vc escreve e as diacs todas; a falha vai ser sanada
    e quando efetivamente tiver algo a acrescentar , comentarei .
    Mil bkjs

    ResponderExcluir
  42. Não sei se meu coment foi , sabe né ?
    sou meio que complicada nas coisas
    digitais mas reiterando, passo aqui sempre caladinha mas adoro seu blog !
    Bjks

    ResponderExcluir
  43. ha, ha, ha, vc pediu agora todo mundo comentou, 41 comentarios!!! Eu li seu post no meu telefone e deixei como nao lido no meu reader para voltar aqui e escrever um comentario e oferecer um "cheese and wine" pra vc, rs...

    Engracado, antes eu escrevia comentario em todos os blogs que lia... lista imensaaa. Parei de escrever meu blog, a lista de blogs diminuiu e soh leio blogs no trem e onibus por que tomava muita conta da minha noite, o seu incluso :-) e quase nao comento por que sempre da pau e perco todo meu comentario.

    Mas logico tinha que voltar e comentar depois desse pedido quase que implorando ha, ha, ha

    bjao

    ResponderExcluir
  44. Camila Carvalho3:16 PM

    Oi Helo,
    eu também sou uma leitora caladinha. Mas adoro seu jeito de escrever e sempre passo por aqui.
    Geralmente eu comento para acrescentar algo ao assunto, ou tirar alguma dúvida.

    Um grande bjo.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo5:36 PM

    Elow, ás vezes comento. Mas também me desanimo qdo faço uma pergunta e o dono do blog não dá a mínima.
    Abs, Fernanda

    ResponderExcluir
  46. opa, espero q eu nao tenha te deixado na mao! se puder sempre deixar 1 email para retorno,. facilita bastante!!!! bjs

    ResponderExcluir
  47. Oi Helo!! eu moro em Londres tb e devooorooo seu blog atras de dicas:) tenho um blog tb sobre London e trips e só minha mãe e minhas amigas proximas comentam hahahah e se nao fosse pelas estatiscas que temos acesso eu ia achar que só elas olhavam meu blog heheheheh nunca comento por falta de habito mesmo e preguiça!! mas pelo menos um muitooo obrigada por todas dicas e experiencias que vc divide vou deixar aqui:-) beijosssss!!

    ResponderExcluir
  48. Nao poderia de deixar de comentar aqui. :)

    Eu geralmente quase nunca comento em blogs puramente pelo tempo limitado que me persegue. Trabalho full time, pos, gym, marido e cansaço.. entao ler blogs pra mim eh um tipo de 'rewind before bedtime'.

    Com mil blogs salvos nos meus favoritos, o seu faz parte de uma listinha seleta no meu Google reader. O que me faz a voltar aqui eh sua personalidade.

    Gostaria muito em ter a oportunidade de lhe conhecer um dia ou outro porque acho que vc eh de bem com a vida e eu adoro me rodear de pessoas assim!

    Um abracao, e se nao mandar aquele email antes do Natal tenha um tempo maravilhoso ai na sua casinha nova que ficou muito muito fofa! :)

    Lots of Love,
    Sophie

    ResponderExcluir
  49. Eu descobri que leitores de blogs as vezes sao uns bichinhos muito timidos. Comprovei isso com um blog que eu tinha, que gerava quase 800 visitas por dia mas que nao tinha praticamente quase nenhum comentario nos posts.

    Achei que ninguem lia, resolvi fechar o blog. O post final gerou quase 900 coment'arios de gente indignada pelo meu suicidio blogal ehehe

    Desde entao percebi que o pessoal me segue e acompanha tudo que escrevo, mas de uma forma silenciosa. E isso eh algo que eu nao entendo por que acontece.

    Eu acompanho seu blog ha tempos e nunca comentei, mas minha falta de comentar coisas e' que eu nao consigo so' falar um 'ah, legau'... eu gosto de argumentar e ai nao tem jeito, o comentario sai com o tamanho de um post eheh

    ResponderExcluir
  50. Quando eu tinha mais tempo e estava com os blogs em dia, eu comentava em tudo! Adoro dar pitaco, me intrometer, fazer mememe e comparar o que a pessoa falou com o que aconteceu comigo, ou o que eu penso, ou simplesmente dando uma resposta à conversa.

    Hoje em dia eu me seguro um pouco, pra não ficar parecendo que tô enchendo o saco, ou babando ovo. Eu comento bastante com quem comenta bastante no meu (por saber que tem o mesmo comportamento, não por querer fazer vingancinha do tipo "não comenta no meu então não vou comentar no seu", como sei que tem muita gente por aí que faz)e/ou com quem eu já acompanho os blogs há décadas e que eu sei que não vai entender as minhas intenções erradas. Mas claro há sempre exceções. Já escrevi sobre isso no blog antigo http://mrsthinktoomuch.everyblue.com/?p=477

    Já fiquei meio cabreira quando ninguém comentava, mas hoje encaro o blog mais como um registro pra eu mesma, pra eu ler daqui uns tempos e me lembrar. De guardar as dicas pra quando eu quiser voltar nos lugares, pra quando os amigos pedem.

    Claro, quando tem comentário eu adoro, é sinal de que gerou o interesse, que teve algo que levou pessoas a deixarem um pedacinho da opinião delas. Não vou negar que a interação é bacana, positiva e eu gosto mesmo. Não dá pra ser hipócrita com isso.

    Aliás, deixo a mesma pergunta pra vc... Acho que só tive um comentário seu lá no meu blog, então o que te faz comentar? :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta