Londres 2012: a Tocha Olímpica

maio 24, 2012 Helô Righetto 5 Comentários

O revezamento da Tocha Olímpica já está rolando aqui na Inglaterra - é possível acompanhar ao vivo inclusive! Ela vai percorrer o país nas mãos de 8 mil pessoas antes de chegar ao Estádio Olímpico dia 27 de julho, quando o mundo vai assistir a abertura das Olimpíadas.

Mas a tocha já vem chamando atencao antes disso, pelo menos pra mim e pra toda turma que trabalha com design. Ela foi oficialmente apresentada em junho do ano passado e, ao contrário do logo das Olimpíadas, caiu no gosto da turma criativa.

E nao é para menos: é uma peça linda, mas vai muito além da estética. Desenhada pela dupla Edward Barber e Jay Osgerby (que antes desse projeto já era super conhecida no meio e depois viram sua fama alcançar as estrelas), a tocha é cheia de significados e cumpre muito bem o seu papel. Porque, cá entre nós, não é fácil bolar um produto desse naipe, exite uma infinidade de requisitos: tem que ser leve (pra ser facilmente carregada), nao pode deixar a chama apagar, e precisa atender a algumas normas de segurança justamente por lidar com fogo (por exemplo evitar que o calor do fogo seja conduzido para a mão do carregador).


Os designers utilizaram uma liga de alumínio perfurado (os 8 mil furos na superfície representam as 8 mil pessoas que irão carregar a tocha) e escolheram a forma do triângulo como ponto de partida, já que o número 3 é cheio de simbologias olímpicas (um exemplo é o fato de Londres sediar os jogos pela terceira vez).

Infelizmente eu não fui escolhida para ser uma das carregadoras da tocha - aaaaaaahhhhhhh - mas tive a oportunidade de vê-la bem de perto lá em Milão, já que ela fazia parte de uma exposição que rolou no Triennale Design Museum.


Curiosidade: os 8 mil sortudos que estao participando do revezamento tem a oportunidade de comprar a tocha que carregaram por cerca de £200 (não sei o valor exato), e alguns deles já estão lucrando com isso - há alguns modelos disponíveis no eBay que alcançaram valores eestratosféricos. Quer comprar?

5 comentários:

  1. ADOREI seu post, Helô! :)
    Informativo, interessante, inesquecível (tava procurando outro elogio com "i", mas não rolou, então ficou inesquecível mesmo. hehe)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Acho super legal a empolgacao com as Olimpiadas, todo mundo animado, as pessoas que foram indicadas pra carregar a torcha... I wonder se vai ser assim tambe'm no Brasil!

    xx

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:10 AM

    Nao sabia que eles poderiam comprar a tocha que eles carregarem, bem legal.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que legal Helo, nao sabia nada disso sobre a tocha, quanta informacao boa, bora passar para frente, informar mais gente.
    De verdade se pudesse acho que queria comprar uma, guardar de lembranca, ja' que nao vou assistir nenhum esporte.
    Abracos
    Gra

    ResponderExcluir
  5. Adorei as informações sobre a tocha e também não sabia que dava pra comprar... eu achava que ela era uma só, olha! :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta