5 comentários idiotas que você vai ouvir quando se mudar para Londres

outubro 03, 2014 Helô Righetto 8 Comentários

1. Você não mora aqui, não sabe do que está falando
Essa pérola eu escutei na eleição de 2010, de uma (ex) amiga, quando deixei minha opinião no facebook. Pois é, parece que quando você sai do Brasil a regra é que você não se interessa mais por nada que acontece lá. Ou então você perde o direito de opinar, afinal 'deixou' seu país, traiu suas raízes. Como se quem é expatriado não quisesse o melhor pro Brasil como qualquer outro brasileiro ou como se não existisse todos os meios pra gente se informar tão bem quanto qualquer pessoa que more no Brasil.

2. Vocês que estão certos, fiquem em Londres mesmo, o Brasil é uma merda
Esse comentário pode criar uma situação totalmente reversa do que o comentarista esperava. Quem vomita uma babaquice dessas assume que quem mora fora odeia o Brasil e o motivo da mudança foi desgosto e descrença com o futuro do país. Bom, não é meu caso e penso eu que não é o caso da maioria dos expatriados. Eu não acho o Brasil 'uma merda', e odeio as frases estilo 'só no Brasil' e afins. Sei dos problemas e angústias mas, justamente por morar fora e conhecer bem a cultura de outro país, tenho plena consciência de que nada é 'só no Brasil'

3. Mas você ganha em libras!
Sim, eu ganho em libras, mas você obviamente esqueceu que minha hipoteca também é em libras, a comida que compro no supermercado também é vendida em libras, os gastos com transporte também são em libras... preciso continuar? E, se for pra reforçar o argumento, eu ganho em libras mas proporcionalmente bem menos do que meus amigos no Brasil ganham em reais. Não só ganho menos, mas convertendo meu salário para reais o valor ainda é mais baixo do que eu ganharia agora se estivesse no mesmo cargo que estava antes de ir embora. Então, por favor, parem de me falar isso quando eu comentar que viajar pro Brasil custa muito caro.

4. Nossa você tá muito inglesa!
Tá bom, eu sei que esse não é um comentário idiota, e (espero eu) geralmente quem fala nem tem ideia de que é irritante (eu me irrito muito facilmente, como quem lê esse blog já deve saber há tempos). Mas que diabos significa 'você tá muito inglesa!'? Nunca entendi. É a roupa? É o cabelo? É a gordura acumulada na barriga? Mas por que isso é indicação de que eu 'estou' inglesa? talvez seja pura e simplesmente falta de boas ideias, vontade de puxar assunto.

5. Não sei como vocês aguentam frio e céu cinza o ano todo
E eu não sei como eu aguento você falando essa idiotice pra mim. Juro, faz frio na Europa inteira, tem céu cinza em qualquer lugar, mas por alguma razão existe essa ideia de que Londres é a mais cinza e gelada cidade de todos os tempos. Tá, você não está convencido? Então pelo menos guarde o comentário para você e tente falar algo positivo, pode ser? 

8 comentários:

  1. Helô!
    ai meus comentários não vão! Espero que dessa vez o blogger coopere ;-)
    Achei excelente essa série de posts!!! Tenho vários conhecidos e amigos que foram pra Londres, seja por um tempo ou pra ficar mesmo e já ouvi esse tipo de "conversinha" muitas vezes, hehehehe
    Mas aqui, acho que a história do "ah você ganha em Libras" é mais no sentido de que coisas que aqui são consideradas "luxo" na Europa são de muito mais fácil acesso.
    E tem alguns mitos que não sei pq se firmaram, um deles é esse do clima, de fato não entendo. As duas vezes que fui não achei nada de tão diferente de onde eu moro. E o outro mito é a moeda mesmo, várias pessoas acham que é muito mais caro ir para Londres em função do câmbio em relação ao real. Na verdade para comprar moeda é realmente mais caro que o Euro, mas gastei aí a mesma coisa (ou menos) do que em qualquer outra capital da Europa.
    Ai falei demais já! hehehehe
    Bjao!!!

    ResponderExcluir
  2. Você tá é muito Helô. E isso é um elogio, claro. hehe
    Adorei o post! :)

    ResponderExcluir
  3. Essa série está ótima. :)
    Eu nem moro na Inglaterra e escuto esse "nossa vc tá muito inglesa" o tempo todo, quase sempre é porque não me atraso e chego na hora. Também escuto isso se reclamo quando alguém vai dar um "jeitinho" e acha que não está fazendo nada errado.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:39 PM

    Hum , tem muita gente que fala que estou muito joinvinvillense.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:04 PM

    # 1 e 2 são os melhores (ou piores...) e em época de eleição se destacam. Mentes pequenas e estreitas..... beijos, sis.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8:47 PM

    true. true. true. true. true

    Patricia

    ResponderExcluir
  7. As pessoas (nem todas) não tem limites, não pensam antes de falar. Comentários idiotas com certeza merece uma resposta digna de uma pessoa que pensa. Desabafa mesmo! Beijos da Jaque http://meucantinhojaque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo, Helô. Manda bronca para quem só tem comentário bobo a fazer. Sei bem como é ... Parabéns pelo ótimo blog! Ana C. Pereira

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta