Leitura: Stoner, John Williams

abril 26, 2014 Helô Righetto 1 Comentários

No começo desse ano, li vários artigos sobre esse livro, que foi escrito em 1965 e quase 50 anos depois alcançou o título de livro mais vendido do ano (em 2013). Não sei exatamente o porque desse fenômeno, mas em uma das minhas visitas a Waterstones do meu bairro (toda vez que entro lá saio com 2 ou 3 livros, e costuma ir toda semana. Faça as contas!), ele estava em destaque então não resisti.

Olha, já falei aqui que eu tenho dificuldade de acertar quando compro livro sem recomendação de alguém, mas essa leitura superou todas as minha expectativas: é excelente. É uma história bonita e triste ao mesmo tempo, que não tem um 'ápice', afinal o enredo é inteiro sobre a vida de William Stoner - desde o dia que ele deixou a fazenda dos pais no interior do estado de Missouri para ir pra faculdade até o dia de sua morte.

Stoner nunca sai da faculdade - ele torna-se professor na mesma universidade onde se formou. Casa, tem uma filha e sua vida, digamos assim, não sai da mediocridade. Várias decepções e algumas pequenas vitórias, mas ao contrário do que possa parecer, a história é interessantíssima e lindamente escrita.

Um comentário:

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta