Família tem começo?

setembro 23, 2015 Helô Righetto 10 Comentários

Tem uma expressão em inglês que me incomoda demais. 'Start a family'. Começar uma família - eu sei que isso existe em português também, mas não lembro de ser algo falado com tanta frequência como é aqui, significando que o casal quer ter (ou vai ter) filhos.

Sim, sim, sim, podem virar os olhinhos porque esse post é de reclamação.

Pode parecer coisa pouca pra você, mas pra mim significa muito. Esse tipo de 'banalidade', que tá tão enfiado no nosso dia a dia que a gente acha que não faz mal nenhum, pra mim são os piores. Porque, porra, desde quando você precisa ter filho pra ter uma família?

Aqui a turma costuma falar muito coisas do tipo: 'ah, eles estão procurando uma casa maior porque querem começar uma família' ou 'acho que eles não vão esperar muito pra começar uma família'. Amigos, novidade: eles já são uma família.

Odeio tanto, mas tanto, quando alguém anuncia gravidez falando 'agora não seremos um casal, e sim uma família'. Só se for a familia da propaganda de margarina né, que está longe de ser o ideal de vida de muita gente.

Eu sei que essa discussão de família vai ainda mais longe, e por isso mesmo que acho que é preciso sim falar de coisas que aparentemente não prejudicam nossa vida classe média.

Isso sem falar que família é uma continuidade - com filho, sem filho, com papel assinado ou escova de dente juntada, sob o mesmo teto ou casas separadas, de uma pessoa só, de três, de quinze, que seja. Eu não comecei uma família com o Martin, eu expandi a minha família 'nuclear', digamos assim. Mas vocês entenderam.

Liberem a família!

10 comentários:

  1. Taí, concordo com você, Heloísa!
    Esse lance de "começar uma família", no sentido mão, pai, filho já está institucionalizado em todo o mundo, argh!
    Aqui em casa eu e Rubim já somos uma família Há 11 anos, e ponto.
    Gostei muito de passar por aqui e voltarei com certeza!

    Beijocas

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:04 PM

    Ai, verdade, muito saco isso de "começar uma familia". Essa visão de que só os filhos formam a familia e trazem felicidade e sentido para a vida é irritante e absurda.
    Estamos de acordo, sister!

    ResponderExcluir
  3. É isso ai. Liberem a família. E por favor, vamos parar com o famoso "agora sei o sentido real de amor" e a foto é a pessoa e o filho. Tem coisa mais irritante?

    ResponderExcluir
  4. Ja me irritei muito com isso, pois quantas vezes ouvi que so seremos uma familia quando tivermos filhos... Nem discuto mais, não adianta, as pessoas não vão mudar de ponto de vista. Igualmente aqui na França geralmente quando o casal decide "casar" é para fundar uma familia (=ter filhos). Se ainda não pretendem ter filhos eles simplesmente "moram junto", então eles estranham mesmo quem é casado e não tem filhos (ou pensam que não conseguimos, ou então que não somos realmente casados!)

    ResponderExcluir
  5. Tambem passo por isto, somos casados a dez anos e nao temos filhos e vira e mexe alguem sai com esta cobranca! Desde junho estamos morando em Londres mas ainda nao tive este problema aqui... Acho que 'e porque conheco poucas pessoas ainda!!! alias, comprei seu guia!! estou adorando!!

    ResponderExcluir
  6. Helo,
    Gente chata e com mente fechada sempre vai ficar querendo dar pitaco na vida dos outros. Eu nunca achei que filho era o caminho para a felicidade ou amor verdadeiro. Filho acrescenta muita coisa boa na vida, mas também acrescenta muita coisa ruim (tipo mais despesas e nunca mais dormir depois das 8 da manha no fim de semana). Agora que estou separada o que tem de gente querendo ja me empurrar homem...Pq afinal de contas meu filho precisa de um pai - apesar dele ja ter um. E eu não posso passar o resto da vida sozinha. Se eu estou bem sozinha que mal tem??? Acho um saco esses moldes arcaicos e viva a família de todas as formas.

    ResponderExcluir
  7. ja sigo aqui tem tempo e ate sigo teu ig mas olha... pra primeiro comentario tb serei uma reclamona! Moro em Lyon e assim como a Milena tb ja desisti de falar que pretendo ter filhos sim, UM DIA! Eu não sou casada pros franceses pq sou pacsada (união estavel) e olha pra mim é casamento sim! to morando com ele, dividindo as contas com ele, passando por alegrias e dificuldades com ele então po, não estou casada? nao somos uma familia? eu hen! estamos juntos tem 2 anos e dentro desses 2 anos 5 meses de PACS e ja começaram a cobrança de filho --'. Me deixe ter um emprego melhor com uma casa maior pra ASSIM pensar em uma criança e enfim ter uma "familia francesa" pq ate agora aos olhos de terceiros somos apenas "um casal pacsado"

    um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Também acho ridículo esse conceito de família só começar quando se tem filho. A partir do momento em que se casam, o casal já é uma família e ponto. Formou sim a família dos dois e não precisam ter filhos pra q se tornem família. Outra coisa que me irrita muito é o olhar de reprovação quando o casal diz que não pensa ou não quer ter filhos, como se fosse a melhor coisa do mundo ter filhos. Pra quem quer, deve ser, pra quem não quer a vida continua sendo importante e ótima para a família que já formaram, quando quiserem se casar, morar junto etc.

    ResponderExcluir
  9. Assino embaixo, Helô! Eu sempre corrigi todo mundo quando se referiam a nós como um casal: somos uma família, e os cachorros e gatos são parte dela. Minha mãe sempre tratou os gatos e cachorros como netos, meus sogros o fizeram depois de um tempinho, e pra mim sempre foi importante corrigir essa confusão no discurso das pessoas. Agora minha batalha é outra: com a chegada do Victor, o discurso é que a família ta completa. Não tive filho pra completar nada, nem cachorro nem gato, muito menos marido. Meus espaços vazios sou eu sozinha que devo preencher, e não jogar no outro essa responsabilidade. Eles não completam nada, eles complementam. Minha profissão completa, meus hobbies, meus sonhos. E cruzes, o dia que estiver "completa" vai ser um tédio. Voilà o que respondo.

    ResponderExcluir
  10. Super concordo! Me irrito profudamente. Me irrito muito também quando alguem fala de compromisso só depois do casamento, principalmente os ingleses com esse tal de commitment irritante. Até parece que alguém precisa assinar um papel para se doar para outra pessoa. Aliás, eu sempre falo que jamais casaria com um homem que só se sente compromissado comigo de verdade depois de um papel. Como você pode notar, estou colocando a leitura em dia aqui,rs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta