5 perguntas que vão te fazer diariamente em Londres
1. Cream on top?Tudo bem que essa você vai ouvir em qualquer Starbucks ao redor do mundo, mas coloquei em primeiro porque foi a primeira pergunta que ouvi quando cheguei aqui. Lembro que entrei no Starbucks, não tinha nem 24 horas na cidade ainda, fiz o meu pedido e a atendente falou algo que eu não entendi. Eu tive que falar 'sorry?' umas 3 vezes até entender a questão, e nesse dia me caiu a ficha de que eu tinha me mudado pra um lugar com todos os sotaques do mundo, menos aquele sotaque 'redondo' que eu tinha aprendido a (quase) entender depois de milênios estudando na Cultura Inglesa. Então fica a dica: não basta saber exatamente o que você vai pedir de café, é preciso saber se vai creme em cima também (sempre diga sim, ahahahahaha)!
2. Eat in or take away?
O que significa: vai comer aqui ou levar? Acho engraçado porque mesmo quando um lugar não tem bancos ou mesas, tem vezes que o atendente pergunta isso. Então fique com a resposta a postos, na ponta da língua. Se for 'take away' você ouvirá a próxima pergunta em seguida...
3. Do you need a bag?
Precisa da sacolinha? E essa pergunta não rola apenas nas lanchonetes, mas também no supermercado. E em alguns lugares, se você pegar a sacolinha, terá que pagar por ela (pouco, mas tem que pagar).
4. Do you have a Boots card?
Acho que uma vez já escrevi no blog que no Reino Unido ninguém tem carteira de identidade, mas todo mundo tem o Boots card - o cartão 'fidelidade' da tão amada rede de drogarias. E todos os supermercados tem seu próprio cartão, e invariavelmente você vai acabar fazendo um (faça, vale bastante a pena, ganhamos vários descontos!). Então, se você está aqui de visita e for em um desses lugares, vai acabar ouvindo essa pergunta no caixa.
5. Where are you from?
Aqui em Londres ninguém é de Londres. Então todo mundo já pressupõe que você é 'de fora'. seja de outras partes do país ou de outro país. Claro, não demora para que o sotaque fale mais alto, então se você estiver conversando com alguém pela primeira vez, vai ouvir essa. E obviamente a resposta gera curiosidade e da início a toda conversa 'mas o que você tá fazendo aqui / até quando você vai ficar / você gosta de morar aqui' e por aí vai.
4 nos USA equivale ao Wallgreens, e no BR... - TEM DOTZ? Como enche o saco. Todo lugar, toda hora... :)
ResponderExcluirContando os dias para chegar aí de novo!
Tenho o cartãozito do Waitrose e Morrisons no meu chaveiro pra não ter perigo de esquecer. :P
ResponderExcluirSeguindo a dica do Rafa, eu também tinha o cartão do Tesco no meu chaveiro (era o mercadinho da esquina), mas nunca cheguei a acumular pontos o suficiente pra gastar depois. snif.
ResponderExcluirConfesso que levei mais ou menos umas 5 idas ao Prêt-a-Manger pra entender o "eat-in". Eu só entendia bla bla bla or take away? E eu sempre respondia take away, porque era a única coisa que eu entendia, pegava meu lanchinho e ia embora bem tristinha. Mas aí quando eu descobri que era eat-in e que tinha que pagar a mais por isso, achei ótimo e na real, na real, acho que nunca pedi um eat-in na vida! hahaha
Eu tb pastei com o sotoque britanico (indiano, italiano, espanhol, árabe e por ai vai) no comecinho aqui. Fiz ingles americano a vida toda no Brasil e de repente aqui o povo "come" as letras! Afee tem do viu!! Hoje ta tranquisss mas tem hora que ainda da um no, e nada que un "sorry" não resolva tua vida!! Ahahaha
ResponderExcluirBeijoo
Lu Castro