5 perguntas que vão te fazer diariamente em Londres

abril 23, 2015 Helô Righetto 4 Comentários

1. Cream on top?
Tudo bem que essa você vai ouvir em qualquer Starbucks ao redor do mundo, mas coloquei em primeiro porque foi a primeira pergunta que ouvi quando cheguei aqui. Lembro que entrei no Starbucks, não tinha nem 24 horas na cidade ainda, fiz o meu pedido e a atendente falou algo que eu não entendi. Eu tive que falar 'sorry?' umas 3 vezes até entender a questão, e nesse dia me caiu a ficha de que eu tinha me mudado pra um lugar com todos os sotaques do mundo, menos aquele sotaque 'redondo' que eu tinha aprendido a (quase) entender depois de milênios estudando na Cultura Inglesa. Então fica a dica: não basta saber exatamente o que você vai pedir de café, é preciso saber se vai creme em cima também (sempre diga sim, ahahahahaha)!

2. Eat in or take away?
O que significa: vai comer aqui ou levar? Acho engraçado porque mesmo quando um lugar não tem bancos ou mesas, tem vezes que o atendente pergunta isso. Então fique com a resposta a postos, na ponta da língua. Se for 'take away' você ouvirá a próxima pergunta em seguida...

3. Do you need a bag?
Precisa da sacolinha? E essa pergunta não rola apenas nas lanchonetes, mas também no supermercado. E em alguns lugares, se você pegar a sacolinha, terá que pagar por ela (pouco, mas tem que pagar).

4. Do you have a Boots card?
Acho que uma vez já escrevi no blog que no Reino Unido ninguém tem carteira de identidade, mas todo mundo tem o Boots card - o cartão 'fidelidade' da tão amada rede de drogarias. E todos os supermercados tem seu próprio cartão, e invariavelmente você vai acabar fazendo um (faça, vale bastante a pena, ganhamos vários descontos!). Então, se você está aqui de visita e for em um desses lugares, vai acabar ouvindo essa pergunta no caixa.

5. Where are you from?
Aqui em Londres ninguém é de Londres. Então todo mundo já pressupõe que você é 'de fora'. seja de outras partes do país ou de outro país. Claro, não demora para que o sotaque fale mais alto, então se você estiver conversando com alguém pela primeira vez, vai ouvir essa. E obviamente a resposta gera curiosidade e da início a toda conversa 'mas o que você tá fazendo aqui / até quando você vai ficar / você gosta de morar aqui' e por aí vai.

4 comentários:

  1. 4 nos USA equivale ao Wallgreens, e no BR... - TEM DOTZ? Como enche o saco. Todo lugar, toda hora... :)
    Contando os dias para chegar aí de novo!

    ResponderExcluir
  2. Tenho o cartãozito do Waitrose e Morrisons no meu chaveiro pra não ter perigo de esquecer. :P

    ResponderExcluir
  3. Seguindo a dica do Rafa, eu também tinha o cartão do Tesco no meu chaveiro (era o mercadinho da esquina), mas nunca cheguei a acumular pontos o suficiente pra gastar depois. snif.

    Confesso que levei mais ou menos umas 5 idas ao Prêt-a-Manger pra entender o "eat-in". Eu só entendia bla bla bla or take away? E eu sempre respondia take away, porque era a única coisa que eu entendia, pegava meu lanchinho e ia embora bem tristinha. Mas aí quando eu descobri que era eat-in e que tinha que pagar a mais por isso, achei ótimo e na real, na real, acho que nunca pedi um eat-in na vida! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Eu tb pastei com o sotoque britanico (indiano, italiano, espanhol, árabe e por ai vai) no comecinho aqui. Fiz ingles americano a vida toda no Brasil e de repente aqui o povo "come" as letras! Afee tem do viu!! Hoje ta tranquisss mas tem hora que ainda da um no, e nada que un "sorry" não resolva tua vida!! Ahahaha

    Beijoo
    Lu Castro

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta