Sonification of Income Inequality
Duas vezes por ano no meu trabalho acontece um grande brainstorm interno que antecede o desenvolvimento de tendências para a próxima temporada na qual vamos trabalhar. Por exemplo, há 1 mês tivemos o brainstorm para a temporada Spring/Summer 2017, e daqui a 5 meses vai acontecer o brainstorm da temporada Autumn/Winter 17/18 e assim consequentemente.O dia do brainstorm é intenso: cheio de ideias, projetos loucos e pesquisas sobre assuntos mega conceituais, que muitas vezes eu mesma não consigo interpretar. É um dia de inspiração, mas quando acaba está todo mundo morto, exausto, e tentando processar tudo que foi mostrado e falado pelos colegas.
Eu sempre faço anotações das coisas que gosto e penso 'vou colocar isso no blog' e é claro, como vocês podem perceber, nunca coloco. Vai passando, eu esqueço, e pronto. Mas hoje não! Lembrei finalmente de consultar as anotações - e enfim cá está o post : )
O assunto é o projeto 'Sonification of Income Equality'. Trata-se de uma interpretação sonora da renda da cidade de Nova York, com base na linha 2 do metrô. Funciona assim: de acordo com a média da renda das regiões por onde o metrô passa, os intrumentos ficam mais ou menos intensos. Começa no Brooklyn, passa por Manhattan (desde do Financial District lá embaixo atééeé lá lá em cima) e termina no Bronx. Quanto mais 'agitada' a música, mais rica é a região. Dá pra fechar os olhos e meio que saber por onde o metrô está passando. Principalmente se você conhece Nova York, é um exercício interessante de se fazer.
Aperta o play e dá uma olhada:
Two Trains - Sonification of Income Inequality on the NYC Subway from brian foo on Vimeo.
Helô! Que bacana!!!
ResponderExcluirAdoro esses projetos que envolvem várias maneiras de "mapear" as grandes cidades do mundo! #geeksunite hahahaha
Olha esse sobre Londres que tem um esquema parecido, mapeando preços de flats ao longo da Central Line:
http://m.bbc.co.uk/news/magazine-29915801
Beijo!