Velha ou expatriada?

janeiro 30, 2014 Helô Righetto 45 Comentários

Como eu vim morar em Londres perto dos meus 30 anos (28 e meio pra ser precisa), uma época que geralmente é marcada pelo ~amadurecimento~ da pessoa, as vezes me pego pensando se certas mudancas na minha personalidade/estilo de vida iriam acontecer de qualquer maneira se eu continuasse morando em Sao Paulo ou se sao resultado da minha experiencia como expatriada.

Entao vou lancar uma enquete (que provavelmente ninguém vai responder pois ando falando sozinha por aqui), pare tudo que voce está fazendo e me diga: velha ou expatriada?

Em Sao Paulo: sabia o nome de todo mundo no trabalho e era bastante social
Em Londres: só guardo o nome das colegas mais próximas e fujo de happy hours ou eventos
Velha ou expatriada?

Em Sao Paulo: sabia o nome de todos os jogadores do Santos e sempre estava a par de resultados
Em Londres: nao sei o nome de nenhum jogador e meu pai tem que me avisar quando estamos bem ou mal
Velha ou expatriada?

Em Sao Paulo: disposta a conversar com gente que acabei de conhecer e aumentar o cículo de amizades
Em Londres: preguica de conhecer gente nova, grupo de amigos próximos muito pequeno
Velha ou expatriada?

Em Sao Paulo: qualquer detalhe ou devaneio do meu dia vinha parar nesse blog
Em Londres: antes de escrever qualquer coisa penso "who gives a fuck?"
Velha ou expatriada?

Em Sao Paulo: aquela dificuldade de falar nao e depois ter que me desdobrar pra agradar quem pediu o favor
Em Londres: nao na ponta da língua
Velha ou expatriada?

(pensando bem, eu deveria incluir outra opcao nessa enquente: velha, expatriada ou casada há muito tempo com o Martin?)

45 comentários:

  1. Nossa como me identifiquei com o seu texto, também me mudei (só que para a Holanda com 29 anos) e não sei se as minhas manias é velhice ou de morar fora...

    ResponderExcluir
  2. Helo, vc não esta falando sozinha! Estou sempre acompanhando seus posts! Eh pq sou velha e tenho preguiça de comentar... heheheh
    Respondendo, na minha humilde opinião:
    Velha
    Velha
    Velha
    Velha
    Combinação de velha c expatriada :)
    Sinto os mesmos sintomas!

    ResponderExcluir
  3. Vixi, vivemos dilema igual, como conseguir responder? Acho que o mais facil é o não: digo de cara, expatriada. Nunca na minha vida dizer não foi tão facil, e tão libertador. Não sou ligada em futebol - desconheço o técnico da seleção brasileira, por exemplo, e dia desses um amigo compartilhou uma foto de publicidade com Neymar e eu perguntei quem era o sujeito, então digo "desligada de assuntos mundanos". De vez em quando ainda devaneio no blog, e continuo a mesma ostra que era quando morava no Brasil com relação à novas amizades. Saio mais aqui, acho que o fato de ir à pé pro buteco ajuda bastante ;)

    ResponderExcluir
  4. hahaahha adorei!

    1) velha
    2) expatriada
    3) Um pouco velha...mas acho que nem um, nem outro. Seletiva. A gente percebe que ter muuuuuitos amigos nem é tão legal assim e dá importância para aqueles que realmente valem a pena.
    4) Acho que um mix dos dois...
    5)Mais expatriada do que velha...Eu tenho esse problema e toda vez que falo nào já tenho o pq do meu nào e o Vini sempre me falou que não preciso ficar me explicando. Aqui o não acho que é mais aceitável. Em SP vc realmente precisa se explicar hahaha xi deu para entender?

    Ps: eu sempre leio! Mas no celular, por algum problema, não consigo comentar. Aí fico com preguiça e esqueço quando o computador está ligado! ;-)

    ResponderExcluir
  5. eu sempre te leio viu, mas sou a maior preguiçosa pra comentar.
    mas super me identifiquei, as vezes me faço as mesmas perguntas. :D então eu acho que:

    expatriada
    expatriada
    expatriada
    velha
    velha

    beijo!

    ResponderExcluir
  6. Putz, acho que velha para todos, mas aprovo as mudanças e não pretendo chegar aos 30 para implementá-las por aqui. :c)

    ResponderExcluir
  7. AHAHAHA casada ha muito tempo com o Martin foi a melhor :-)

    Olha, a maioria ai parece ser coisa que vem com a maturidade mesmo.. Tirando conseguir dizer nao, como a Natalia mencionou: isso eh coisa de expatriado ehehe (se bem q eu nao consigo mto bem ainda ne, ja que estou na fase inicial e preciso finalmente fazer um grupo de amigos). E talvez se vc ainda morasse em SP, acompanhasse mais futebol ne.. Aqui eu nem escuto falar, mas tambem nao me faz a minima falta.

    ResponderExcluir
  8. Helo, nunca comento mas sempre te leio. Como dessa vez vc intimou, vou responder!

    A parte do Santas é expatriada, mas nas outras opções vou em "velha" já que me vejo bem assim quando paro pra me questionar e continuo morando no Brasil. Mas moro fora de casa, em outro estado..vai ver é coisa de quem ta longe de casa hehe
    Por via das dúvidas, troquemos para "maturidade" rs!

    ResponderExcluir
  9. Velha pra todas, Lô, com exceção da do Santos...não sei dizer sobre isso! Para todas as outras, tô na mesma que você!
    Mas não é muito mais fácil viver assim agora?? Eu acho....muito menos mimimi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO mais fácil Re! diria até libertador

      Excluir
  10. hmmm, acho que eu diria velha pra tudo, porque continuo morando onde nasci e tudo isso faz sentido pra mim.

    ResponderExcluir
  11. Eu nasci velha, pois fui assim desde sempre.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4:21 PM

    Olha, eu me enquadro em todas e moro no Brasil ainda, em SP! Então acho que é a idade mesmo!!!!!! Tati

    ResponderExcluir
  13. acho q é a idade mesmo fro, tamo junto!!! hahaha
    :)

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5:03 PM

    Ah, falando em futebol e no nosso Santos, que lindo que foi o chocolate de 5x1 que demos no curíntia ontem......

    Viu, nunca esqueço que quando eu estava em Londres vc me ligou gritando pra contar que o Santos tinha sido campeão brasileiro, acho que foi em dezembro de 2004. Eu estava babysitting duas crianças numca casa em Notting Hill. Foi bem legal receber aquele telefonema..... O Santos sempre foi nossa maior afinidade né? :-) rsrsrs

    Beijos, sis!

    ResponderExcluir
  15. Antes de mais nada, uma reclamação: como assim você anda falando sozinha aqui? Eu sempre comento. Me senti "ninguém". hahaha

    Brincadeiras à parte, acho que só o futebol é consequência de você ser expatriada. O fuso horário não facilita nossa vida de torcedora. Como é que faz pra assistir jogo das 21h50 quando a diferença está em 4h? Aí não tem como continuar sendo a mesma de sempre (olha que é Natasha Schiebel falando, e futebol é coisa séria pra mim, você sabe :).

    Mas concordo com a amiga Renata lá de cima que essas mudanças facilitam a vida. Não há dúvidas disso. Só acho que a parte de fazer novos amigos é triste. Às vezes você pode perder de conhecer gente incrível por ter preguiça do primeiro contato.

    Achei bem legal o post porque me pegou numa hora de reflexão sobre minhas mudanças de comportamento. Como sempre digo, ainda me acho mega nova, mas tenho tido umas atitudes que mostram pra mim mesma que infelizmente tô criando uma casa dura com relação a alguns comportamentos que antes eu relevava - e isso prejudica minha pobre gastrite. haha

    Beijobeijo, amore!

    ResponderExcluir
  16. Olha, eu tenho praticamente a mesma idade que você e a resposta (tirando a questão do Santos, que possivelmente vc estaria mais a par se tivesse mais perto) é: velha.
    Eu to bem igual a você e pra mim tá tudo bem melhor agora... sem mimimi, sem fazer tipo, sem dar a minima pra agradar pessoas que não me importam... E tendo mais tempo pras que importam!

    PS: eu tb leio sempre, mas pelo feedly e rola aquela preguiça marota de entrar no site pra comentar... hahahaha
    :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. hahahaha tá falando com as paredes nada, boba! eu leio sempre - comentar é que é outra história :P E, ó, acho que as mudanças são normais, a gente vai ficando mais seletivo mesmo com o passar dos anos. Mas me RECUSO a responder VELHA para qq uma dessas perguntas porque acho que, na década dos 30, estamos mais jovens do que nunca :D

    ResponderExcluir
  18. tb vivo esse dilema constante, mas vi um estudo que diz que qdo mudamos de língua, mudamos de personalidade, acho que me convenceu, nao me reconheço mais rsrs http://www.psychologytoday.com/blog/life-bilingual/201111/change-language-change-personality

    ResponderExcluir
  19. Falando sozinha, como assim???? :)
    Estamos sempre por aqui, só temos preguiça de comentar! (deve ser coisa da idade! hehehe)

    Quanto aos seus tópicos, também acho que é coisa da idade, mas ao contrário de você, tenho lutado contra isso, na tentativa de resgatar a antiga eu! Vez ou outra me pego pensando: "Meu Deus, o que é isso? Reage, Karine! Você já foi mais animadinha!"rs. Me animava desde a quinta-feira e seguia fim de semana a dentro e acompanhava todos os lances do Flamengo (e do Sampaio Correa-MA!!), mas por aqui…to devagar quase parando. Só ainda não aprendi a dizer não, quem sabe vem com os 40…. :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Helô!
    Eu tô no grupo dos que leem mas tem preguiça de comentar, sorry. :)
    Acho que a maioria é expatriada, pôxa... A cultura do país é muito diferente e não permite fazer muita coisa que fazia no Brasil. E nas que não são expatriada, diria "aprendeu como fazer" e não velha.
    Acho eu, pelo menos. hehehehe
    Keep posting! :) xxx

    ResponderExcluir
  21. Acho que uma mistura de expatriada, velha e casada!!! kkk
    Bom, eu já saio mais por aqui (maior mobilidade) e me considero mais aberta para amizades do que era no Brasil... Mas estou "ficando velha" e já não tenho paciência para muita coisa, dentre eles jogar conversa que não me interessa fora com pessoas que não acrescentam nada...

    ResponderExcluir
  22. Tô que nem a Anathalia... nasci velha tb! :)

    Adorei o post e estou sempre lendo e comento às vezes ;) pq se não, só ia ter comentário meu (e da Nah, talvez... hahaha)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá Helo!

    Sou uns aninhos mais velha que você, sempre vivi aqui no algarve (Portugal), embora as minhas emoções, pensamentos e devaneios tenham mudado bastante na última década. Por isso, a minha resposta é devida à idade (e não "velha", "velhos são os trapos", expressão da minha terra). Beijinhos.

    ResponderExcluir
  24. Oi Helô,

    1) velha. Odeio festa da firrrma e fujo de happy hour. Em SP vivia no happy hour e ainda ia na balada com o pessoal do trabalho
    2) expatriada. Fanática, sabia toda a escalação e perdi horas da minha vida discutindo escalação de time, falando mal do técnico e ainda ia no estádio(sou corinthiana, maloqueira e sofredora - graças a Deus!!!)
    3) velha. Acho que por isso tenho dificuldade de fazer amizades por aqui, já que as amizades são feitas qd mais jovem
    4) Nem um nem outro. Mas uma bloqueio mental ou preguiça mesmo de escrever :)
    5) ainda tenho problemas para falar não. Principalmente para encomendas de viagem. Sina de expatriado??!!

    Amei a lista e adoro posts interativos.
    Beijos
    Tania

    ResponderExcluir
  25. Entendo perfeitamente sua situação, passo o mesmo e considero uma mistura dos dois, amadurecimento (velha nunca, madura que fica bem mais bonito :-)) e viver fora do nosso "mundinho".
    Eu não sei o nome de todos que trabalham comigo até porque a maioria tem nomes impronunciaveis, pelo menos para mim...Tente falar Gül certinho todos os dias...Meu círculo aqui já é naturalmente restrito por questões de idioma, eu falo turco muito mal e só entendo quando me interessa, então se a pessoa não fala ingles tem 0% de chances. Happy hours aqui são chatos, o povo só bebe chá e sempre vão falar turco e normalmente sobre trabalho e política...passo!
    Eu até fia grandes amigos turcos, mas as diferenças atrapalham um bocado as vezes, e como a paciencia anda curta após os 30, eu não relevo muita coisa mas não.
    O não já está automático na ponta da língua. "Voce me ensina a falar portugues?" Sim, cobro tanto pela aula...um ótimo aprendizado turco, nada é na amizade aqui.
    Futebol eu não entendo nada, mas notícias brasileiras eu ando com preguiça de acompanhar, só tristeza, maracutaia e fofocas desnecessárias...

    ResponderExcluir
  26. Nem velha, nem expatriada, nem casada há muito tempo. Apenas mais amadurecida devido a esses três fatores. #coisasdavida
    E voce sabe que sou sua leitora assídua, né?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  27. Helô, eu sempre leio seus posts mas comento muito mais suas fotos no instagram do que o blog em si (fail) mas acho que como nasci velha suas mudanças para mim são super normais! Amo o blog e seus posts aqui e no ig!! Não se sinta abandonada!!!

    ResponderExcluir
  28. Expatriada para todas. Não lhe conheço pessoalmente, mas sinto a mesma coisa comigo. Sempre que penso nisso, acredito que ter saído do Brasil foi meu momento libertador.
    Ah, e você não está falando sozinha, como pode ter notado...estamos todos quietos aqui lendo seu blog....rs

    ResponderExcluir
  29. Ok, quem pergunta quer resposta então vamos lá.
    Expatriada: Pelo que percebi (e já falei lá no blog) o inglês é mais introvertido. Não existe essa de virem fazer festa em volta da gente e todo mundo querer falar por cima dos outros. É mais de cada um de ir até eles e se fazerem conhecidos. No Brasil, acho que é mais uma nação de extrovertidos, o que faz que todo mundo conheça a maioria das pessoas, mas sempre tem aquele (pelo menos eu) sempre surpreende por estar trabalhando há aaanooos no escritório. Sobre o happy hour, o fato de não conhecer muita gente, será que influencia, pra mim, com certeza!

    Expatriada: Passei pelo mesmo problema com o Palmeiras =( Muito dificil seguir tudo por aqui, mas tô voltando a ouvir rádio Brasileira pra tentar me colocar a par. Acho que se tívessemos ficado lá, não teríamos perdido a conexão.

    Velha: Também falei disso lá no blog. É a pergunta de 1 milhão de dólares, mas acho que com a idade e com círculos que nos provém o que queremos, paramos de querer adicionar pessoas a ele. Não existe mais o motivo para auto afirmação, e daí você só procuraria pessoas para o círculo de novo se alguém fôr embora, ou a dinâmica do grupo que você já faz parte mudar? Principalmente se as novas pessoas/grupos forem brasileiras/os, não teria desculpa de falar que é por ser expatriada?

    Velha: Acho que a paciência de escrever e a necessidade de colocar os pensamentos em dia diminuem conforme a rotina vai ficando mais forte em nossas vidas. Mas depende também se você escrevia para ser lida ou para exorcizar os pensamentos...

    Velha: Acho que essa é com certeza, o Inglês está sempre sendo apologético e tentando se desdobrar. Acho que com a sua confiança ficando mais forte com a idade, você perdeu essa necessidade de agradar, mas não acho que tenha a ver com morar aqui não.

    Você já tirou sua conclusão? =)


    ResponderExcluir
  30. Aposto que vc está chocada com a quantidade de respostas! Heheheh
    Beijos velha E expatriada!

    ResponderExcluir
  31. Estou aqui pela primeira vez e me identifiquei muito com este post. Não sei qual a resposta, tb estou a procura, talvez um misto dos dois? Abraços Ma (www.seguindoahistoria.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  32. Nem velha nem expatriada... Amadurecida! Bjs

    ResponderExcluir
  33. Concordo com a Carmem: amadurecida!

    ResponderExcluir
  34. Expatriada a 8 anos mas já sofria alguns desses sintomas antes. Prefiro chamar de maturidade! Soa melhor que "velha"!

    ResponderExcluir
  35. Nossa me identifiquei muito com seu post, sou de santos, moro faz 1 ano e meio em londres, tb vim com 28 anos e me pergunto o tempo todo se mudei porque estou aqui e conheco poucas pessoas, tudo novo etc, ou pq estou ficando velha tb....rsrs

    ResponderExcluir
  36. Velha, não, com trinta e poucos a vida está apenas começando .
    Talvez expatriada ,mas vejo como um momento de reflexão para objetivar mudanças.

    ResponderExcluir
  37. Helô, se for pra classificar de acordo com o que vc postou, será como velha, apesar de vc não ser. Como disseram acima, amadurecida! Com o passar do tempo, ficamos mais exigentes e sem paciência pra muitas coisas. Sou assim no trabalho agora. Poucas amizades, nada de muita intimidade e dependendo do happy hour e com quem, passo longe. Não faço questão de aumentar o ciclo de amizades como antes, ser a sociável com tudo, recepcionar todos. E aprendi a dizer não como nunca antes, inclusive e principalmente no trabalho, quando querem querem jogar tudo nas minhas costas.

    ResponderExcluir
  38. Acredito que essas mudanças vêm com o tempo, sendo expatriada ou não.

    ResponderExcluir
  39. Uau, post bombou! Acho que é um pouco dos dois, velha expatriada! :)

    ResponderExcluir
  40. Acho que a gente fica assim depois dos 30, independente de onde está morando. :)
    Estou adorando seu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. Oi
    Moro em London tb mas nao me sinto expatriada.
    Adoro seus posts sobre a Toscana que para mim e omais bonito da Italia.
    Seu blog e 10. Parabens. Beijao

    ResponderExcluir
  42. Velha.
    Velha.
    Velha.
    Velha.
    Velha.

    Faço tudo isso aos 28 e em Goiânia. Tamos velhas, sim ou claro? :D

    ResponderExcluir
  43. Eu tenho 30 e já sou velha, então fica tranquila. Aconteceria aqui também.

    ResponderExcluir
  44. Oi Helô, me identiquei muito com o antes e o depois e como ainda estou em Florianópolis, provavelmente em SP você teria "amadurecido" assim também :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta