No More Page 3

novembro 18, 2013 Helô Righetto 12 Comentários

Quem me segue lá no twitter ou no instagram já deve até estar de saco cheio desse assunto, mas já estava mais do que na hora de eu falar aqui sobre meu apoio a campanha "No More Page 3" - aliás, não poderia ter escolhido uma data melhor pra escrever esse post, já que ontem participei de um (pequeno, mas barulhento) protesto e hoje a campanha alcançou 125,00 adeptos através da petição online.

Primeiro, vou explicar rapidamente o que é a tal da Page 3, afinal se você não mora aqui talvez nunca tenha ouvido falar dela (se bem que é quase uma instituição, conhecida em diversos países europeus, infelizmente): é uma seção do jornal The Sun (esse provavelmente muita gente ouviu falar, jornal sensacionalista que volta e meia publica manchetes toscas e mentirosas sobre celebridades) na qual diariamente são publicadas fotos de modelos com os peitos de fora.

Antes que você me chame de recalcada, feia gorda bobona e invejosa, quero dizer que a campanha - e eu, claro - não é contra as modelos, nem contra o direito de posar nua, muito menos contra os peitos. Eu sou fã de peitos, acho peitos lindos, adoro os meus. O que pega é o contexto - o que faz uma mulher semi nua bem no meio das notícias, justamente no jornal de maior circulação nacional? Não faz nada, só presta um belo de um desserviço a nossa sociedade que já é tão machista.


Você já imaginou se bem no meio do jornal do almoço o apresentador falasse: agora é a hora da gente ver a mulherada pelada. Não né? Não tem cabimento. Isso é objetificação, é falar para o mundo que é assim que tem ser - que em meio a homens vestidos e falando de negócios e assuntos do dia a dia, uma mulher só consegue espaço se ficar pelada. 

Também não adianta vir com aquela fraquíssima desculpa: 'se não quiser ver não compra'. Não é assim tão simples. Quando alguém lê a Page 3 no trem, eu sou submetida a imagem da mulher em pose sexual de peitos de fora do meu lado. Assim como é a criança que está sentada na minha frente. 

Gente, existem milhões de maneiras de ver peitos - mas o The Sun não é o lugar deles. A Page 3 só reforça o que já falei sobre outra campanha que apoio, Everyday Sexism

Tenho ainda dezenas de argumentos, como a influência na formação das crianças e na auto estima feminina. Posso também contar que, durante nosso protesto no domingo, ouvimos alguns homens falando 'get your tits out' - um inclusive estava de mãos dadas com o filho pequeno - o que apenas reforça o que queremos dizer. Mas já escrevi demais, deu pra entender, certo?

São 43 anos - mas agora chega! Vamos assinar a petição e continuar gostando de peitos, mas lembrando que a mulher que os segura é ainda mais importante.

Ah, quem quiser comprar a camiseta, está a venda aqui: http://www.thefashionmove.co.uk/collections/t-shirts

#nomorepage3 #newsnotboobs
No More Page Three

PS: o The Sun Pertence a Rupert Murdoch, mesmo dono do extinto News of The World, que recentemente protagonizou o escândalo das escutas telefônicas e por isso saiu de circulação.

12 comentários:

  1. Assinei lá. Por mim, tirava o The Sun de circulação, porque é uma publicação inútil, mas vai "democracia" yada, yada. Eu já estou toda invocada com essa história de peitos e homens pervertidos (depois da história do tarado da academia). Também adoro peitos, adoro o corpo humano em geral, adoraria ver o mundo todo feliz e pelado sem pudores. Mas acho desconfortável quando o zezinho tá com o jornal dobrado e a página 3 tá lá na minha cara, que não quero ver. E se fosse "democrático", a página 2 traria bundas maravilhosas de homens sarados. :-/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, Helo!! Tem que acabar mesmo...nada pior do que ter um idiota do seu lado no metrô lendo o The Sun...

    ResponderExcluir
  3. Show, Helô!!! (e vc tá LINDA na foto da camiseta!)

    ResponderExcluir
  4. Helô, maior apoio aqui desse lado do oceano. Assinei a petição, babei com as camisetas: quero todas!
    E sim, tá linda na foto da camiseta mesmo!
    Força aí!

    ResponderExcluir
  5. AMEI! Estava curiosissima pra saber sobre o que se tratava!! Apoio total, como mulher, como mãe e como jornalista!

    ResponderExcluir
  6. Helô, assinei a petição. O seu texto é esclarecedor e demonstra a importância desse protesto. Cansada dessa objetificação da mulher, machismo e o fato de sempre associarem peitos a sexo etc.

    ResponderExcluir
  7. Primeira vez no teu blog e gostei bastante:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom!!! obrigada pela visita, espero que volte muitas vezes!

      Excluir
  8. que legal você lá, helô!

    ResponderExcluir
  9. Assinado!

    É isso ai: chega de fazer dos corpos das mulheres objeto de desejo masculino! Somos gente, pessoas, não coisas!
    Adoro o teu blog e gosto mais ainda quando salta a veia feminista!
    :)

    ResponderExcluir
  10. Giuliana12:38 PM

    Gostei, Helo!!!
    bjos,
    Giu

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta