Uma maravilha francesa

setembro 25, 2011 Helô Righetto 6 Comentários

Olha, antes de tudo preciso dizer que não sou entendida de culinária, muito menos de culinária francesa. Aqui em casa a gente sofre pra conciliar as compras, nunca tem nada pra comer, acho a parte mais difícil de ser adulto e ter que administrar essa coisa de café da manhã, almoço e janta. Minha mãe fazia almoço pra mim e pra minha irmã todo santo dia, é de dar troféu e chamar ela pra morar aqui comigo.

Mas enfim, ao post. Já falei tantas vezes aqui da sorte que é ter dois dos nossos melhores amigos morando logo ali em Paris. Sim, logo ali porque acho que nos vemos mais hoje em dia do que quando morávamos em SP. Então, nada melhor do que ir lá do outro lado do canal e aproveitar a hospitalidade dos amigos, que não apenas fornecem cama e chuveiro, mas sempre esquematizam umas jantinhas das boas.

Nas últimas vezes que os visitamos eles nos apresentaram o queijo raclette, e junto com ele, a racleteira. Funciona assim: esse "grill" vem com umas mini bandejinhas, nas quais você coloca os pedaços de queijo (raclette, de preferência né). Aí, quando está no ponto, meio que borbulhando, é só jogar o queijo sobre um pedaço de pão ou uma batatinha cozida. Fora que na parte de cima da racleteira dá pra esquentar um salaminho ou grelhar um cogumelo.

Foi amor  a primeira vista. Para um casal que fica feliz em jantar sanduba de queijo e pepino dia após dias, a possibilidade de encher a pança de queijo derretido com pão e batata fez nossos olhinhos brilharem. E desde então desejamos ter uma racleteira para chamar de nossa.

Só que a gente nunca comprava a dita cuja, e de tanto falarmos da nossa adoração pela Raclette, os amigos foram lá e pimba: deram uma racleteira pra gente nessa última vez que fui pra Paris, no começo do mês. Gente, isso é que é anfitrião: você vai na casa deles, enche o saco e ainda por cima ganha presente.

De lá pra cá a gente já usou a racleteira duas vezes, sucesso total. Recomendo demais essa delícia francesa e muito, muito engordativa.







6 comentários:

  1. covardia é o nome desse post.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, tambem odeio fazer supermercado, ficar pensando no cardapio para cada dia da semana para evitar idas ao supermercado, etc... minha mae tambem cozinhava meu almoco todo dia e olha, soh por isso jah merecia um premio!
    Adorei a racleteira (eh assim?), mas para mim, eh muito engordativo e por questoes de colesterol alto, passo longe de queijo! :( Aproveite por mim! :)

    ResponderExcluir
  3. Raclette é bom demais! E' so' dar uma esfriadinha que a gente chama a galera para uma raclette. Nao tem coisa melhor.

    A minha é racleteira + crepeira ao mesmo tempo. Super pratica!

    Ah.. nunca comi raclette com champignon... tai' uma idéia interessante. Farei um teste na proxima vez! Em geral a raclette se come com frios: presuntos variados, mortadela, etc. Uns tomatinhos cerejas também caem bem para dar um toque mais leve.

    Beijos e boas raclettes!

    ResponderExcluir
  4. "Babei na batatinha"!
    Verdade... ate hoje minha mae sempre tem almoco para um batalhao em casa.
    Eu morro de preguica e sempre como qualquer coisa no almoco e tento cozinhar alguma coisa no jantar, mas olha... haja criatividade!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse é um prato que não pode faltar aqui em casa!!! Mas por motivo de força maior (engordativos), nos restringimos a essa degustação apenas no inverno. Não sei exatamente a origem, mas se come muito a raclete nas regiões das montanhas (principalmente nos Alpes). geralmente vem acompanhado de batastas como vc falou e de "charcuterie", vários tipos de presuntos e salames. Pepino em conserva e uma saladinha para amenizar os problemas de conciência!
    nesse post coloquei umas fotos da raclete, com metade de um grande queijo enorme:
    http://viverplenamenteparis.blogspot.com/2011/01/um-lugar-chamado-annecy.html
    E aqui é uma variação, da região do Jura:
    http://viverplenamenteparis.blogspot.com/2011/03/besancon-sous-la-pluie.html
    Tudo bem light, claro! hahaha

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5:46 PM

    amei!!! Eu Ammmuuuuu queijo derretido... imginei isso com um bacon fritinho tbem... hummm.

    Eu faco janta das boas todas as noites! As vezes ate duas - uma para as criancas e outra para nos 2!

    PatriciaUk

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta