Leitura: Sunset Park, Paul Auster

julho 25, 2011 Helô Righetto 2 Comentários

Esse é um post muito suspeito, porque já disse muitas vezes e repito que Paul Auster é meu escritor favorito! Ainda tenho vários livros dele pra ler, mas como geralmente sao histórias intensas, prefiro fazer um intervalo entre um e outro.

Mas enfim, tanto esse quanto o último que eu havia lido dele (Invisible) sao meus preferidos até agora. Apesar de ainda terem aquela linguagem inconfudível dele, as histórias sao mais concisas, sem tantas coisas paralelas que as vezes fazem o leitor pirar um pouco.

As frases e parágrafos longuíssimos continuam lá, e os devaneios dos personagens também. Mas a linha de pensamento é bem mais clara, e dessa vez acho que até teve um fim! Pois é, nao fiquei sentindo aquela coisa típica dos livros deles: como assim acabou?? e o final é bacana, pois é cheio de adrenalina.

Outro ponto alto é que tudo se passa em 2008/2009, ou seja, é uma história contemporanea, que trata de temas comuns para nós ( a crise está lá!). Ah, e claro, se passa em Nova Iorque!

Preciso confessar que ler Paul Auster em ingles faz toda diferenca (os primeiros que li dele foram em portugues, e apesar de as traducoes serem ótimas, acho que se voce tem a chance de ler o original, go for it!!)

ps.: para quem quiser comecar a ler Paul Auster, acho legal tentar Noites do Oráculo e Desvarios no Brooklin primeiro!

2 comentários:

  1. Oba, tava pensando mesmo no que ler next... :)
    Vou comecar pelos que vc indicou, pois nunca li Paul Auster...
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha q vir aqui te agradecer... este ano fiz uma lista de bons comentários que li em blogs e comprei uma série de livros para a temporada Outono/Inverno... entre eles estava "Paul Auster" que, por incrível pareca, eu desconhecia totalmente... mal o livro chegou, literalmente, grudei... amei te paixão, nem cheguei na metade do primeiro e já quero ler todos... Obrigada por teres me iniciado neste bom vicio, ou culto, melhor dizendo :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta