Leitura: 4 3 2 1, Paul Auster

outubro 03, 2017 Helô Righetto 3 Comentários


Está bem óbvio que eu ando dando preferência para livros escritos por mulheres. Mas no começo desse ano o meu querido Paul Auster publicou uma nova obra depois de 7 anos de "sumiço", e eu comprei na hora, quando vi na livraria. Um livro imenso, de quase 900 páginas, que ficou me esperando alguns meses na estante.

Mas com a aproximação do início das aulas do mestrado e a viagem ao Brasil (ou seja, vôos longos), eu resolvi encarar o 4 3 2 1. Além disso, ele foi selecionado para o Booker Prize, e eu sempre gosto de ler um ou outro dos indicados.

Pra quem é das antigas aqui no blog, deve lembrar que eu já escrevi sobre alguns dos livros dele. Gostei de todos que li, e com esse não foi diferente. Não sei se era porque não lia nada do Paul Auster há tantos anos e estava com saudades do estilo dele, mas achei espetacular.

O livro tem esse nome porque são 4 histórias - ou melhor, 4 caminhos - sobre o mesmo personagem principal. Nós acompanhamos o nascimento, infância, adolescência e o começo da vida adulta de Archie Ferguson em quatro versões, com diferenças - as vezes sutis, as vezes brutais - em cada um dos quatro rumos diferentes.

Junto com as possibilidades de vida dele, acompanhamos também diversos acontecimentos da história dos Estados Unidos, e do seu envolvimento - ou não, depende de qual Archie - com tais acontecimentos.

Pra quem gosta de Paul Auster e já leu outros livros dele, leia esse o quanto antes. Mas pra quem não conhece o estilo do autor, recomendo começar por algum outro, um pouco mais curto, pra ver se você curte o estilo do autor. Frases longas, parágrafos imensos, descrição de coisas do dia a dia. Ah, como eu gosto do dia a dia transformado em história extraordinária!

A post shared by #helondres (@helorighetto) on



3 comentários:

  1. Oi Helô, uma amiga também me recomendou Paul Auster recentemente, acho que vou seguir esse conselho de vocês...
    Qual livro vc indicaria para alguém que nunca leu nada dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Indico Noite do Oráculo e Desvarios no Brooklyn pra começar!

      Excluir
  2. Legal, acho que vou de Brooklyn (moro aqui!). Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta