O grande dia: minha primeira meia maratona

maio 09, 2016 Helô Righetto 13 Comentários


Eu corri uma meia maratona. Euzinha aqui, e o Martin, corremos VINTE E UM QUILÔMETROS (uma das primeiras coisas que pensei quando cruzei a linha de chegada foi: como alguém aguenta fazer o dobro disso? Como é possível alguém correr uma maratona inteira?).

Eu tô muito orgulhosa, muito mesmo. Sabe quando você volta de viagem e quer ficar olhando as fotos e só quer conversar dessa viagem com os amigos? Todo mundo de saco cheio de ouvir, e você vira aquela pessoa chata e monotemática por um tempo. Bom, essa sou eu. Acho que isso vai pro meu 'hall da fama' particular, e quero lembrar desse dia pra sempre.



Pra quem quer fazer uma meia maratona em Londres, recomendo demais fazer a Run Hackney. A organização estava impecável, e a atmosfera é maravilhosa. Teve torcida o percurso inteiro. Foi muito legal estar do 'outro lado' e receber apoio do pessoal que vai pra rua pra bater palmas, gritar, distribuir água e dar um apoio moral. Alguns moradores das ruas por onde passamos levaram mangueiras pro lado de fora pra ajudar os corredores a se refrescarem, muito bom!

Haviam muitos pontos oficiais de distribuição de água e também Lucozade, eu acho que não fiquei mais de 2km sem tomar água. Aliás, mais de uma vez eu estava com uma garrafa de água em uma mão e uma de Lucozade na outra!

O maior obstáculo dessa corrida foi o calor. Justamente ontem calhou de ser o dia mais quente do ano em Londres até agora. O que seria maravilhoso, se eu não tivesse que correr a minha primeira meia maratona sob o sol escaldante e o asfalto fervendo. Desde antes da largada (aliás, dias antes, quando saiu a previsão do tempo, recebemos email dos organizadores pedindo que todo mundo se hidratasse e pegasse leve na corrida, sem tentar fazer um 'personal best') fomos aconselhados a tomar muita água durante todo o percurso e diminuir o ritmo se não estivéssemos nos sentindo bem. Infelizmente vimos bastante gente passando mal, mas todos atendidos prontamente por paramédicos (obrigada St John Ambulance!). Confesso que toda vez que via alguém estirado no chão recebendo oxigênio eu pensava: 'espero que eu não seja a próxima!'. E aí eu jogava mais água na cabeça e no rosto e seguia em frente.

Eu geralmente sou sensível ao sol e calor, e treinando meses no frio, estava com medo sim de passar mal. Mas segui firme e forte. Senti cansaço, as pernas ficando 'duras', mas a respiração estava boa e não rolou sensação de fraqueza.

Os últimos três quilômetros foram muito difíceis. Não tinha nenhuma sombra, e, pra completar, tinha uma subida muito chata. Você ouve a torcida gritando 'well done, you are almost there, kepp going, looking great!', e o Garmin também marca 19, 20km... mas cadê a linha de chegada? Não chega nunca! Aí as pernas pesam mesmo e dá muita vontade de parar de correr e seguir caminhando. Nessa hora eu tirei força de não sei onde e comecei a gritar eu mesma 'come on! we are almost there!'. Isso não apenas me ajudou mas ajudou também o pessoal que estava ao meu redor - recebi muitos sorrisos e palmas dos meus colegas corredores assim como da galera que estava assistindo. Foi um momento bem especial (e fico emocionada só de lembrar).

Eu e o Martin estávamos juntos o tempo todo. Em uma corrida desse porte, com 15 mil participantes, fica difícil estar literalmente lado a lado. Estávamos sempre muito perto, alguns momentos ele um pouco mais pra frente, mas um sempre de olho de outro. Se ele estava na frente, eu me motivava para alcança-lo, e vice versa. Como eu falei, o finalzinho foi cruel, e quando a linha de chegada estava a vista a gente deu as mãos e foi!



Completamos a meia maratona em 2 horas e 15 minutos, nosso pace médio foi de 6m22s por quilômetro (na última prova de 10k que fizemos, pra vocês terem uma ideia, o pace médio foi de 5m42s), mais alto do que nos treinos. Mas com o calor, pra gente seria impossível ir mais rápido. Mas está feito! Agora é planejar os próximos desafios e continuar correndo, claro!


13 comentários:

  1. Que coisa linda, Helozitcha. Me emocionei lendo. Parabéns. Vocês merecem!!! :)
    Tenho certeza que todo esforço valeu a pena - inclusive as saídas não-alcoólicas com os amigos. :D
    Que venham os próximos desafios.
    <3
    Saudade!!
    Beijones

    ResponderExcluir
  2. Parabens Helo! Super orgulho de voce :) Bjos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Helô!! Fiquei emocionada lendo o seu relato!
    Boa sorte nas próximas!!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Muitooooo legal. Que bom que deu tudo certo. Parabéns again.

    ResponderExcluir
  5. Sempre achei os 100 últimos metros os mais longos! Que emoção ler teu relato, meus olhos marejaram, principalmente porque imaginei vocês cruzando a linha de mãos dadas, muito lindo!! Parabéns, e que venham os próximos desafios!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:33 PM

    Aeeeee sis, até me emocionei lendo.... Quem sabe assim me inspiro e me animo a esse desafio tbm! Parabéns pra vcs! Depois ao vivo vou querer saber mais detalhes, inclusive dos treinos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Helô!Acompanho seus snaps, estava torcendo por vocês!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Helô!! É uma emoção terminar uma meia!

    ResponderExcluir
  9. Acho que ando meio sensível... visualizei as cenas descritas da corrida e quando li "e quando a linha de chegada estava a vista a gente deu as mãos e foi!" meus olhos encheram de lágrimas heheeh. A sensação de sentir que correu 21km foi a mesma que senti quando cheguei em Santiago de Compostela depois de caminhar 120km por 5 dias. É incrível, não é? Parabéns! Espero que no domingo eu consiga sobreviver a meia maratona do Douro. Quero muita energia, resistência e bons pés para a correr. Motivação não me falta, principalmente depois de ler este post ;) Que venham as próximas, neh?

    ResponderExcluir
  10. Helo!!! Li o post no trabalho e tive que usar minhas táticas de guerrilha pra não chorar, me emocionei!
    Sempre acho que não há nada melhor do que um grande desafio superado pra empoderar uma pessoa, então all the power to you, sistah!
    Beijao

    ResponderExcluir
  11. Eeeeeee! Parabéns de novo e que post emocionante Helo! Imaginei vocês chegando de mãos dadas e deu um apertinho no coração <3
    Que o futuro traga várias outras conquistas!
    Bjs agora vamo beber uma Pimms ahaha

    ResponderExcluir
  12. Vi sua emoção no snap no final da corrida e só posso imaginar qual deve ser o sentimento de ultrapassar uma barreira como essa!
    Parabéns para vocês por essa marca!

    ResponderExcluir
  13. Helo,

    Nao to acreditando que so li isso agora.. To no trabalho e to me segurando pra nao chorar! Super emocionante!! Voce e o Martin sao fonte de inspiracao!! Parabens!! ;*

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta