Blogagem coletiva: umas tanto, outras nada

julho 19, 2011 Helô Righetto 17 Comentários

Semanas atrás, numa tweeting conversation entre a Cláudia, Natalie, Carina, Patricia, Carmem e  Marcie, surgiu a ideia de listar os lugares que cada uma considerava "viu-tá-visto". Aí a conversa evoluiu e dedidiram fazer também uma segunda lista - com cidades ou países para onde voltariam sempre. Como a idéia parecia boa, uma comentou aqui, outra comentou ali… no fim,  a notícia se espalhou e conquistou dezenas de adeptos. Diante disso, decidiu-se fazer uma blogagem coletiva. 

Entao, conforme falei no post abaixo, minha lista de lugares visitados é super pequena (tipo, a quantidade de lugares que os demais blogueiros participantes recomendam nas listas deles é maior do que a minha lista geral!!), e pra ser bem honesta fico me sentindo culpada de falar meio mal de algum lugar! Acho que todas as cidades tem seu charmem sua história e seus costumes, entao essa escolha é muito pessoal mesmo! 

Mas vamos lá, ajoelhou tem que rezar, e eu vou comecar com as duas cidades que nao me impressionaram, mas que ironicamente eu devo voltar muito em breve, pois estao relacionadas com o meu trabalho:

 - Rimini: essa cidade litoranea na costa italiana do Mar Adriático é esquisita pra cacete. parece meio fake, e se nao fossem as diversas referencias ao cineasta Federico Fellini (nascido lá), e um ou outro monumento histórico, voce poderia jurar que estava em alguma praia paulistana do estilo da Riviera (nao é muito o tipo de praia que eu gosto). 

ponte Tibério, Rimini

- Bolonha: pois é, Itália de novo! Fui pra Bolonha passar pouquíssimo tempo, mas tinha altas expectativas. Visitei os principais pontos turísticos da cidade no mesmo dia que cheguei, pois trabalharia o dia seguinte. Fiquei decepcionada com o transito caótico, o descuido e a sujeira. Parece que o charme de Bolonha está escondido sob uma camada de pó e pichacao. Meio triste.


bolonha
Posso falar que voltaria para todas as outras cidades que visitei, o que é verdade, mas vou tentar fugir das que sao mais conhecidas (tipo Roma e Madri). Entao, se eu pudesse, eu iria todo fim de semana para:

 - Bath: nao sei descrever Bath, acho que nada do que eu fale seja justo o suficiente para descrever essa cidade que fica a poucas horas de Londres. Já estive lá duas vezes e pretendo voltar muitas outras. Ok, os banhos romanos sao legais, mas nao foi isso que me conquistou. O que prendeu meu olhar foram as fachadas das casas todas da mesma cor, a animacao que rola ali no centrinho, o conjunto, a história do lugar. Fascinannte! Vem pra Londres? Tente tirar um dia para ir até Bath!


Bath
- Albufeira: o sul de Portugal foi o destino escolhido por mim e pelo Martin para passarmos nossas primeiras férias de verao no estilo europeu. A gente queria praia, piscina, hotel bacana, frutos do mar, passeio de barco e pra fechar uma paisagem extraordinária. Entao, a regiao do Algarve preencheu todos esses requisitos e lá fomos nós. Ficamos hospedados na cidade de Albufeira mas passeamos muito pela regiao, e eu voltaria assim, sem pensar. Muita gente acha que o Algarve é o maior clichezao, mas voces nao tem ideia da beleza do lugar. vale a pena misturar-se a horda de turistas!!

curtindo a vida no Algarve
 e aqui, todo mundo que postou sobre o tema:
http://luciana.misura.org/  

17 comentários:

  1. Ainda não conheço Bath, mas já está na lista para a próxima viagem a Inglaterra.
    Adoro o Algarve! Não acho nada clichê, e se come muito bem por lá. :)

    ResponderExcluir
  2. Helo que delicia ler seu texto, primeiro porque eu nao sou nada viajante/ viajei... vc que le meu blog sabe ne? MAs tudo bem.
    Segundo que adorei suas dicas, e quero muito ir a Bath por conta do seu texto (o da viagem em si, lembro dele). Agora Portugal, ta minha lista e Albuferia (e' assim mesmo) virou uma alternativa, gracas a sua dica.
    Obrigada!
    E voces estao lindos,na ultima foto, com o marzao de fundo. Que delicia em?
    Abracos
    Gra

    ResponderExcluir
  3. Bath é uma graça mesmo, mas pra quem não mora em Londres é mais difícil pensar em voltar, infelizmente. Para ter desculpas de voltar a lugares mais difíceis, eu fico imaginando uma viagem diferente. Então, uma revisita a Bath poderia acontecer se eu fosse para Cotswolds ;-), já que da outra vez, foi só uma visitinha rápida a amigos em Bristol, com esticadinha a Bath e Stonehenge.

    ResponderExcluir
  4. Helô, passei um dos dias mais gostosos da minha vida em Bath. O dia estava maravilhoso, nem calor e nem frio, o céu extremamente azul, e fiquei lá passeando e andando enquanto meu argie foi pra Stonehenge. Amei Bath!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Com certeza irei incluir Bath no meu roteiro pela Inglaterra. Mas confesso que corro o risco de me decepcionar, pois irei procurando a cidade dos livros de Jane Austen.. ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana ver os gostos diferentes das pessoas, não? Claro que depende também das experências que tivemos nos lugares.
    Super concordo: Rimini é um porre. E Bath é lindíssima. Aliás, a maioria das cidades do interior da Inglaterra o são.

    ResponderExcluir
  7. Ah, também não gosto de falar mal, por isso só coloqui os nomes dos lugares, sem tirar o respeito de nenhuma delas :)

    Poutz Bath! É uma das minhas favoritas também, sempre levo o povo lá quando vêm me visitar, mas deixei de lado porque até ganhar na loteira, preferiria ir pra outros cantos, e fora que já fiz Bath umas 4 vezes! =D

    E demorou Algarve, fez a minah lista também !!

    ResponderExcluir
  8. Ando vendo muitos textos sobre Bath... acho que a cidade esta me chamando! heheh Nao conheco Rimini e nem Bolonha ainda, mas teu texto nao me animou a conhece-las tampouco... hahah Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Helô,

    Qye legal ver Albufeira na sua lista! Meu aluno de português comprou uma casa lá e me mostrou as fotos. Fiquei babando e já marquei pra ir em agosto...Ele disse q lá tem ums restô onde vc come peixe a vontade por 10 euros. Vc foi?

    PS: não me pergunte o pq um aluno de português de Portugal contratou uma paulista rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Já fui para Bath e gostei, mas não foi este amor todo. Acho que tenho que voltar para entender melhor hehehe.

    Sempre gosto das cidades para as quais vou pois, como você disse, sempre há algo. Até de Nápoles (suja e tomada pela máfia) eu gostei... Mas Dublin... gente, não me "desceu" bem!

    E eu dei a sorte grande de ter um namorado do Algarve! Vira e mexe, tô lá enchendo a pança de bacalhau e pasteis de nata :-)

    ResponderExcluir
  11. Estou aqui babando de orgulho português por o Algarve estar na sua lista!

    (Só não gosto de lá ir em Agosto, porque em determinadas zonas fica cheio demais.)

    Experimentem também a pacatez e beleza das paisagens do Alentejo, em especial Monsaraz.

    ResponderExcluir
  12. oi Helo,

    Uma lista diferente de todas Bath e Algarve!! Não conheço nem uma das duas.
    Minha opinião que as pequenas cidades encantam e possuem um charme próprio, mas acho que necessitam de uma maior conexão com o lugar, companhia e clima.
    Já as Top retornáveis como Paris/Londres/NYC você vai e faz o que deseja, não o que está pré programado.

    Abração e muitas viagens para nós!!!

    ResponderExcluir
  13. Puxa... você me deixou com vontade de ir para Bath... HOJE :)
    Eu tb não gosto de ficar falando mal de cidades que já passou, pois no final, cada qual tem seu charme!
    Abs

    ResponderExcluir
  14. Bath! Ainda não estive na Inglaterra, mas ela está na minha lista de cidades a visitar por conta dos livros de Jane Austen! Depois de ler o seu post, a vontade aumentou!
    Abs

    ResponderExcluir
  15. Ainda estou tentando acabar a "lista" e sempre quero ler mais em cada blog que visito. Bom, você mora em Londres que eu sempre vou e é minha segunda casa, mas ainda não desbravei os bate e voltas, acabo vijando pela Europa, na base do lowcost, mas pretendo fazer quando for em novembro.
    www.maladerodinhaenecessaire.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. jacqueline from milan9:32 AM

    Oi Helo! adorei a dica de Portugal, estava mesmo escolhendo uma região para muita praia, sol e relax, pois estou indo pra lá mes q vem (e ainda não conheço nada, entao...)Obrigada! Vou tentar partecipar dos proximos chats, pois em outubro estarei por aí para estudar! ; ) beijinho e até a próxima

    ResponderExcluir
  17. Adorei o texto Helo! Principalmente porque você desmistifica aquele clichê que na Itália qualquer cidadezinha é maravilhosa!! Beijo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta