Um ano correndo

maio 07, 2015 Helô Righetto 3 Comentários

Eu não sei exatamente a data, mas foi entre abril e maio de 2014 que decidimos voltar a correr. Quer dizer, no começo a gente mal corria, eram mais trechos de caminhada - e é até difícil acreditar que finalmente conseguimos incorporar as corridas no nosso dia a dia (depois de muitas tentativas nesses mais de 6 anos aqui).

Foi devagar. Como eu disse, no começo a gente caminhava mais que corria. Aí chegou o dia que conseguimos correr mais de 1km seguido. E então 2, 3, 4, 5, 6... hoje por exemplo eu fiz 7.5km. Já fizemos duas corridas de 10km e a minha próxima (que infelizmente o Martin não vai participar, é só para mulheres, e vou fazer com a minha amiga Renata) é em junho.

Acho que o que mudou dessa vez foi a persistência. Um dia eu simplesmente decidi que precisava voltar a me exercitar, e teria que deixar a preguiça e mau humor de lado. Chegar em casa e se trocar é a pior parte. Uma vez que a gente começa a correr, não sinto mais aquela vontade imensa de parar, muito pelo contrário: tenho vontade de ir mais rápido (fico mega decepcionada quando não consigo melhorar o tempo) e mais longe. Mas é claro, a evolução é lenta, tem que ter paciência!

O 'problema' de correr é parar. Por exemplo, no começo de abril ficamos 10 dias sem ir - por um monte de motivos (nada de justificativas, os motivos eram reais: trabalho, principalmente) - e o retorno foi sofrido. Tem que dar um passo pra trás, é decepcionante não ter o mesmo pique por causa de 10 míseros dias. Recuperar dá tanto trabalho, que agora a gente tem que ir de qualquer jeito, o que vira motivação também!

Pra vocês terem uma ideia, nós decidimos que vamos correr quando formos viajar semana que vem. Vamos ficar uma semana inteira fora, e antes a gente nem cogitaria fazer isso - férias são férias! Mas né, agora que sabemos que o corpinho de (quase) 35 não pode parar (senão para mesmo), não temos muita alternativa,

Outro incentivo são os equipamentos: além das roupas, tem tambem os gadgets que mostram toda a evolução e coletam dados da corrida. Eu finalmente resolvi comprar um relógio especializado da Garmin (comprei um pro Martin também). O bichinho é caro, e como até eu desacreditava que ia virar corredora, estava adiando essa compra. Mas antes tarde do que nunca! Agora, correr com o relógio me faz querer bater meus recordes pessoais, nem que seja 50 metros a mais a cada corrida, ou 5 segundos a menos por kilômetro.

Por último, os resultados na rotina: correr definitivamente faz bem para o sono. Desde que começamos, tenho dormido muito melhor, e caído no sono mais rápido. Não sou um Martin, que tem o invejável dom de dormir quando ele bem entender onde ele bem entender, mas isso já é uma grande evolução. No corpo, também vi resultados: dei uma secada (não emagreci horrores, jamais serei magra), e poderia estar mais magra se tomasse mais cuidado com alimentação. Mas eu amo comer, então não brigo mais com isso. Vou correndo pra compensar, tentando ser saudável aqui e ali, mas tomo minha cidra e como meu hamburguer sem culpa.

Ano que vem eu escrevo um update de 2 anos ; )

3 comentários:

  1. É isso aí Helô! O bom da corrida é que dá para fazer em qualquer lugar (até de férias). :)

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Helô! Persistência e ir quando tem vontade! E lá vamos nós para mais uma corrida, 5 anos depois que corremos a Adidas! :-)

    ResponderExcluir
  3. Irmã! Eu gostaria de dar um testemunho!
    Tem quase 3 semanas que eu resolvi sair pra caminhar. Investi num tênis novo, desses que tem aquelas paradas do gel pra não arrebentar os joelhos e tudo. Quando contei pra vendedora que eu fazia 6km todos os dias, ela quase deu um mortal carpado pra trás e foi aí que eu percebi que tava indo bem, muito bem.
    Mas é claro, irmã, o diabo está nas pequenas coisas, traiçoeiro, pronto pra te convencer no primeiro suspiro de cansaço que você está exausta demais pra ir caminhar naquele dia. E todo santo dia eu tento me boicotar e ontem foi mais um dia desses porque comecei numa função nova, fico 3 horas a mais no trabalho - que canseira! E já tinha até me convencido de que eu estava liberada da corrida naquele dia.
    Mas aí, irmã, vim dar uma olhadela no blog antes de ir embora e deparei-me com o seu testemunho e resolvi: hoje não tem boicote, vou de qualquer jeito. E foi ótimo! Terminei exausta, mas me sentindo muito bem depois de ter alternado caminhada e corrida nos meus 6km diários. É isso. Can I get an AMEN?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta