Fria? Bastante. Frios? Nunca

novembro 24, 2013 Helô Righetto 10 Comentários

Ontem postei uma foto no Instagram do Aprendiz de Viajante (segue a gente lá!) que modéstia a parte ficou muito bonita.


Mas a foto recebeu um comentário no facebook que me provocou: "cidade fria, como os londrinos". O que me faz pensar: quanto tempo a pessoa passou aqui para fazer essa dedução? Eu entendo que alguem que visita Londres por alguns dias - semanas até - pode achar seus moradores frios e introspectivos, mas todo mundo sabe que é muito difícil entender a cultura local sem vivenciá-la por um bom tempo.

Admito que eu também já pensei que os londrinos fossem frios. Mas isso é tão clichê como falarem que todo brasileiro gosta de samba e futebol, que todo mundo no Brasil mora na praia e que todas as mulheres usam biquini fio dental. Ou seja, completamente errado.

Não podemos de maneira alguma comparar a maneira de ser do brasileiro com a do inglês. Somos todos diferentes, e, já com alguns anos de convivência com os londrinos, posso dizer que são amáveis e queridos, basta você compreender que a cultura na qual eles foram criados tem pouco em comum com a nossa.

Ah, e antes que eu me esqueça: Londres é fria sim durante vários meses do ano. Já olhou no mapa pra ver onde fica a Inglaterra?

10 comentários:

  1. Oi Helo!
    Bah, bem isso! E nem se puxam pra abrir a cabeça e tentar mudar esse ponto de vista né?
    Até fiz um post no blog sobre essa história há alguns dias: http://www.tcheinlondon.com/2013/09/frieza.html?m=1

    Ah... E a foto tá lindona!

    ResponderExcluir
  2. Helô, nunca morei em Londres e, mesmo sendo apenas mais uma entre tantos visitantes, sempre fui muito, muito bem recebida em Londres e nunca concordei com esse estereótipo de londrinos-frios. Pelo contrário: encontrei sempre gente solícita, educada e animada; e fiz ótimos amigos aí. E, btw, a foto tá linda!

    ResponderExcluir
  3. Que demais o seu post! Eu comentei sobre a foto tb que, aliás, foi muito bem tirada e está linda! Além disso, o Big Ben e esse céu não são qualquer paisagem mesmo, pois falam por si, é cheia de significados e, para isso, não precisa de sol, de céu azul pra ser bela, mas depende do olhar e da disposição de quem vê. Em relação ao comentário, tb achei bem chato! Primeiro, pq deduzi que era vc a autora da foto e da frase "eu amo a minha cidade", ou seja, vc mora há anos aí, sabe o que é Londres, vive Londres etc. Segundo, cansei de clichês relacionados a Londres ou a qualquer cidade, país. No caso de Londres, tive duas vezes aí e fui super bem tratada por atendentes de hotel, guarda da Torre de Londres, motorista de ônibus, atendente de pub, de metrô, de pontos turísticos, inclusive por moradores em áreas residenciais que me deram informações etc. Não querendo me alongar, mas vou dois exemplos que aconteceram em maio desse ano. Tinha saído de Covent Garden e iria pra Somerset House. Mesmo com o mapa da cidade e tendo estudado a distância, eu não tenho noção de sentido nem em SP, nem no meu bairro, logo, não terei em qualquer lugar do mundo. Pois bem! Começou a garoar e eu estava passando numa rua onde não tinha tanta gente e já tinha ido e voltado do mesmo lugar e me perdido. Uma policial estava passando nessa rua, de bicicleta, e parou para atravessar depois de um carro. Como ela parou, eu me aproximei e pedi ajuda para chegar ao destino. Ela desceu da bicicleta, pediu o mapa e me mostrou o caminho, com atenção e sorriso no rosto. Antes de ela terminar, pedi desculpas por ter pedido informação na chuva e fazê-la atrasar. Ela disse que não tinha problema algum e pra eu me divertir. Noutro dia, sai de Abbey Road e queria chegar no Regent´s Park. De novo, a sem noção de sentido, seguia pela rua x e tava com o mapa na mão e andando rápido, afinal, eu já tinha ido aos dois lugares na primeira vez. Não pedi informação e parei bem no meio da calçada e dei meia volta. Uma mulher com uma criança perguntou se eu estava perdida. Disse que queria chegar ao Regents Park e ela informou. Neste caso, não parei ninguém pra pedir informação. A pessoa que se ofereceu. É só brasileiro que oferece ajuda, né? Nem vou me estender em exemplos. Acho que confundem pessoas reservadas e discretas com pessoas frias, antipáticas. Eu digo sem dúvida, ingleses não são apenas solícitos, são simpáticos! Muito do que recebemos é tb causado pelo que provocamos. Ou apenas tive sorte? Não acho. E mais: não é pq uma pessoa não foi tão solícita ou tão educada num lugar em qualquer canto deste mundo, que a população INTEIRA do mesmo lugar é igual e, por isso, vamos detestar e achar que o povo é assim ou assado?

    ResponderExcluir
  4. Acrescento que os exemplos enriquecem a experiência, mas a impressão seria a mesma se não tivesse cruzado com a policial ou com a mulher e a criança.

    ResponderExcluir
  5. kkk adorei a sua resposta! Eh verdade que se utilizarmos pura e simplesmente o raciocínio comparativo, tiraremos conclusões apressadas e fora do contexto como estas. Para mim é como alguém que diz que não gostou de Paris ou Istambul porque são sujas ou cheiram a xixi! Puxa, com tantas maravilhas o indivíduo só viu (ou sentiu) isso? Não tenho mais paciência com gente assim.
    P.S.: A foto é realmente linda!

    ResponderExcluir
  6. Helo, seu blog é o máximo! Deu a maior vontade de voltar a atualizar o meu com mais frequencia com post sobre o dia a dia fora. Vivo na Europa há cinco anos e meio e já tive o grande prazer de visitar Londres duas vezes. Adoro, adoro, adoro! Você acabou de ganhar mais uma leitora. Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Kelli, que felicidade ler seu comentário! MUITO obrigada!!!

      Excluir
  7. Haha, eu sempre digo o mesmo... Acho que algumas pessoas se acham "superiores" quando confirmam um esteriotipo. E o mesmo que dizer que chove muito em Londres, mesmo tendo menos da metade das chuvas anuais de Sao Paulo, hehe.
    E o pior e que tem alguns brasileiros que vivem em Londres a muitos anos (mas convivem somente com brasileiros) e ainda pensam desta maneira.

    ResponderExcluir
  8. Ha! Quantas vezes vamos ter que repetir e explicar para os desavisados? =)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta