Leitura: Aunt Julia and the Scriptwriter, Mario Vargas Llosa

julho 31, 2013 Helô Righetto 3 Comentários

Quero muito um dia conseguir ler tudo que foi escrito pelo Vargas Llosa - sou muito fã. Esse foi o primeiro que li em inglês, estava meio com o pé atrás porque nunca acho que as traduções dos idiomas latinos para o inglês ficam boas, mas essa estava ótima.

Esse livro foi publicado em 1977 mas a história se passa nos anos 50, em Lima, e gira em torno do romance de Mario - estudante de Direito que trabalha em uma rádio local produzindo o noticiário - e tia Julia, que na verdade não é sua tia e sim irmã da esposa do tio. Mario tem 18 anos e Julia 32.

Mario começa uma amizade com Pedro Camacho, roteirista contratado para escrever as novelas que são transmitidas pela rádio. Pedro é um tipo excêntrico e trabalha quase que sem parar: o resultado é um sucesso estrondoso, as novelas viram uma obsessão nacional.

E aí que não dá pra contar o resto, mas basicamente o romance entre Mario e Julia caminha paralelamente as histórias sensacionais criadas por Pedro Camacho.

Ao que parece, o livro é parcialmente baseado na vida de Vargas Llosa - mais precisamente nos anos em que foi casado com Julia Urquidi, que inclusive escreveu seu próprio livro como resposta: Lo que Varguitas no Dijo (O que o Varguitas não contou - no livro, Julia chama Mario de Varguitas).

Aproveitando o assunto literário, queria falar aqui sobre o projeto que a Camila Navarro, do blog Viaggiando, começou: ela vai fazer uma "volta ao mundo" através de 198 livros - cada um de um país diferente. Camila, fica aqui minha recomendação: quando chegar a vez do Peru, leia esse!

3 comentários:

  1. Oi, Helô! Obrigada pela citação! :)

    Até hoje eu só li Travessuras da Menina Má do Mario Vargas Llosa, mas confesso que conheço bem pouco a literatura latino-americana. Bom que agora vou ter a chance de reparar esse erro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:35 PM

    Ele é meu escritor preferido, por toda a sua obra e pelas suas opiniões e posicionamentos políticos sempre tão lúcidos e equilibrados. Esse livro é demais, li há muitos anos. Taí um cara que eu tietaria se encontrasse, ia abraçar, beijar e tirar foto com ele, sou muito fã!
    Ah, sem querer ser intrometida, se eu puder ajudar no projeto da sua amiga Camila.... Não que eu seja uma grande conhecedora, mas curto muito literatura e seria uma ótima desculpa para retomar as leituras que andam um pouco abandonadas.

    Beijos, sister

    ResponderExcluir
  3. também sou muito fã dele, li pouco, mas o que li adorei!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta