País de Gales, Wales, Cymru

maio 24, 2013 Helô Righetto 9 Comentários

Finalmente colocamos nossos pés em terras galesas: aproveitamos que segunda feira é feriado (pegamos também a sexta feira de folga) e viemos conhecer Cardiff, a capital do País de Gales - o menor (e menos famoso, talvez?) dos 3 países da ilha britânica.

Mesmo sem nunca ter vindo pra cá antes, sempre achei fascinante o idioma galês (sim, eles falam inglês aqui mas preservam o galês também), um dos mais esquisitos que já vi. Uma coisa assim russo com alemão, manja? Consoante demais pra vogal de menos? Sente só:


Aqui, toda a sinalização da cidade está nas duas linguas, e obviamente que a gente fica tentando decifrar a pronúncia das palavras. Apesar de algumas parecerem "roubadas" do inglês - tipo "bws" (bus), "castell" (castle), "tacsi" (taxi) e "ambiwlans" (ambulance) - a maioria é indecifrável: "celf" (arte), "croeso" (bem vindo), "gwesty" (hotel) e por ai vai.

Nas ruas, pelo menos o que senti nesse primeiro dia aqui em Cardiff, você ouve o inglês mesmo - mas pelo que li e me informei por aí há um grande esforço para não deixar o galês morrer entre as gerações mais novas. E tomara que não morra mesmo!

A viagem entre Londres e Cardiff de trem é curta, apenas duas horinhas. Chegamos na hora do almoço e já batemos perna por algumas das atrações principais, como o Museu Nacional. Uma ótima surpresa com sua bela coleção de pinturas impressionistas e esculturas do Rodin.



Amanhã vamos conhecer a área mais moderninha da cidade, Cardiff Bay, e no domingo faremos um tour (a gente ama um tour) até a região de Gower, pra ver um pouco da costa galesa.

Quem sabe até lá a gente não aprendeu umas novas palavrinhas em galês? Byddwn yn cadw ceisio!

9 comentários:

  1. Sempre que vejo galês escrito imagino um pirata falando. :)

    ResponderExcluir
  2. Fico ansiosa pelos próximos...E eu gostei muito de Cardiff, uma cidade bem recente! Beijnhos.

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz uma bate e volta de Bath a Cardiff e amei! Aproveitem, a Cardiff Bay é bem charmosa!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Semana que vem iremos para a Grã Bretanha e já aproveitei as dicas de Edimburgo, Londres e agora Cardiff. Suas observações fogem do padrão. Adoro. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Vera! fico muito contente! tenha uma ótima viagem!!! bjs

      Excluir
  5. Ai, linda essa tela do Monet... um dia, vou fazer um tour pra ver todas as obras do Monet. haha - a louca...

    Cardiff já entrou pra lista tb! :)

    beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Que legal Helo noticas em tempo real :) Parece que a gente ta ai viajando com vc tb... Aproveitem muito! bjs

    ResponderExcluir
  7. Que demais, Helo!!!! Com certeza iremos visitar! Quero dicas! ;) aproveitem!

    ResponderExcluir
  8. O País de Gales mora no meu coração. Se pudesse escolher um lugar no Reino Unido pra morar, seria em Gower. Rhosilli, Three Cliff Bay... Pena que o tempo, pelos comentários que tenho visto, não tá lá essas coisas, quando me casei, há 5 anos, fomos pra lá e passamos uma semana tostando na praia! :)
    (se um dia a gente se encontrar por aí, meu marido te ensina a pronúncia das palavras em galês, rs)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta