52 objetos: semana 28

fevereiro 25, 2013 Helô Righetto 13 Comentários


O que é: cobertor, ou melhor, a metade do que um dia foi um cobertor

Onde fica: como ele é fininho, curto e estreito, não é muito usado, fica mais guardadinho no armário mesmo.

Por que foi escolhido: vamos a história real dele - meu pai chegou em Joinville em 1971 e foi trabalhar na viação Penha, como o moço que tira e bota as malas do ônibus. No tempo em que trabalhou lá, ele morou na garagem da Penha, e é daí que vem o cobertor. Ele saiu da Penha e vieram muitos outros trabalhos, casas, cidades... mas o cobertor ficou. Hoje uma metade está comigo (dãr) e a outra com a minha irmã. Mas você se pergunta - por que raios esse cobertor é especial?

E o que mais? Pra falar a verdade, eu nem sei direito quando descobri a procedência verdadeira do cobertor. Porque, quando éramos pequenas, meu pai contou uma outra historinha pra gente. Mais ou menos isso: ele dizia que quando ele era criança lá no Barro Branco (duvido que alguém conheça o Barro Branco - mas enfim ele entrou no mapa) um dia saiu pra caçar no mato com meu vô, e foi ficando tarde e começou a esfriar. Eles tiveram que dormir no mato mas não tinham levado nada, então estavam passando muito, muito frio. Aí no meio da noite ele abre os olhos e percebe que está coberto - foi o menino Jesus que deixou o cobertor lá pra ele! (fim da história) Pois é, por causa dessa historinha eu e a minha irmã nos apegamos a esse cobertorzinho, que  ficou conhecido entre nós como o "cobertorzinho do menino Jesus". Lembro que quando meu pai vez uma viagem a trabalho em 1990, que durou um mês, nós duas disputávamos pra ver quem ia dormir com o cobertor. Aí, em um Natal (não sei direito em que ano, talvez 2002/2003?), meus pais nos presentearam: cada uma com uma metade, cada metade com o devido nome bordado. Acho que é o presente de Natal mais acertado que eu já ganhei! E pra quem pensa que somos uma família religiosa: fuén! Não somos - não sei porque meu pai envolveu Jesus nessa história, mas que colou por um bom tempo, colou. Acho que eu acreditei mais tempo na lenda do cobertorzinho do menino Jesus do que no Papai Noel.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ai, que lindinho! Meu pai também é cheio de histórias e é sempre muito bom recordar cada uma delas.
    Sem sombra de dúvidas, o objeto da semana 28 tá no topo da minha lista de preferência! Adorei! :)

    ResponderExcluir
  3. Ahhh essas histórias que nossos pais nos contam....
    O cobertor me lembrou um azul que o Linus do Charlie Brown/Snoopy carrega para todo lado. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Helo! Parabéns pelo post cheio de emoção e significado. muito bonito. Aqui em Joinville, e penso que por todo o sul, este tipo de cobertor é chamado de "corta febre", não me pergunte porque. Rsrsr

    ResponderExcluir
  5. Que história mais linda, Helô. Adorei conhecê-la. Acho que uma das coisas que me identifico com você é essa união da família. Dá pra ver que vocês são todos especiais.
    Com certeza o post mais bacana de toda a série (concorrendo com o do livro da sua infância. ;)
    Beijos,
    Nah.
    (Tinha postado logada no Google e ele me coloca como autora do blog do cliente. Desculpaê. Deletei e repostei como euzinha. :)

    ResponderExcluir
  6. Que história sensacional, da ooooonde seu pai tirou essa história, que ótima! hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Helô, tô acompanhando os objetos desde o comecinho, apesar de estar comentando pouco, mas também acho que o objeto dessa semana foi o mais lindo! Se bem que se eu for olhar os passados vou acabar lembrando de outros que me emocionaram. ;) Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2:03 PM

    Uso a minha metade pra ficar assistindo tv no sofá nos dias de frio...rsrsrs. Sister

    ResponderExcluir
  9. Encantadora a história desse cobertorzinho.
    Grande idéia dividi-lo ao meio e personalisar cada pedaço.

    ResponderExcluir
  10. Realmente a história desse objeto é linda! Adorei! E me lembrou um cobertorzinho que tive quando criança que eu amava e minha mãe deu sem me perguntar antes, foi a maior choradeira snif!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a história, Helô!
    beijão

    ResponderExcluir
  12. Que história linda! Mais lindo ainda é o amor que existe na sua família!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a historia do cobertor e o significado afetivo que ele tem para voce.
    Olhando suas fotos sobre esse projeto fiquei pensando sobre esse registro que esta' ficando tao legal, poderia ate virar um livro de memoria/ recordacao ou algo assim.
    E' so' uma sugestao de ideia ta'?
    abracos
    gra'

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta