Em defesa dos franceses

maio 01, 2014 Helô Righetto 12 Comentários

*desculpem-me a falta de acentos, usando computador desconfigurado 

Acho que existe um certo prazer na pessoa que vai pra Paris e faz questao de atualizar seu status no Facebook com algo assim: 'É verdade mesmo! Paris é linda, mas os franceses sao grossos! E nao fazem o menor esforco pra falar ingles...'

Eu é que nao sou entendida de Franca - conheco algumas cidades e tenho a sorte de voltar com frequencia a Paris, mas minha humilde experiencia me ensinou uma coisa: quem é grosso é o turista.

Tenho a impressao de que as pessoas ficam torcendo para serem atendidas por um garcom mal educado pra poderem ir lá no Facebook gritar aos quatro cantos que sim, sim gente, sao todos grossos. Maltratam o turistas. Recusam-se a falar ingles.

E eu me pergunto: voce meu caro turista, tentou falar bonjour, ou merci? Deu uma olhadinha no dicionário pra aprender a falar por favor?

Nao teve uma vez que estive em Paris e nao vi muitas pessoas nao fazendo o menor esforco para serem entendidas - comecam a comunicar-se em ingles sem ao menos tentar uma mímica ou soltar um humilde bonjour.

Obviamente que nem todas as pessoas com as quais cruzamos em nossas viagens estao em seus melhores dias, seja em Paris ou em Pequim, mas o que me irrita é essa satisfacao em reforcar um cliche tao idiota quanto 'no Brasil só se joga futebol e so se danca samba'.

Mesmo fora de Paris, em cidades como Lyon, Lille e até mesmo a pequena Honfleur, sempre me deparei com pessoas agradáveis e prontas pra ajudar. Aliás, resolvi escrever esse post durante a viagem a Lille no fim do mes passado, justamente depois de sair de um restaurante e ser muito bem atendida pelo pessoal que inclusive teve a paciencia de ouvir o Martin tentar falar o número da mesa em frances.

É isso. Saio em defesa dos franceses meeeeeesmo, Almirante Nelson que se revire no túmulo.

12 comentários:

  1. Concordo completamente! Nunce tive nenhum problema em Francia. Moscow e outro conto :)

    ResponderExcluir
  2. Engraçado né.. Eu tbm fui bem tratada em Paris. Não tive qualquer problema. Arrisquei o básico e não encontrei nenhum francês que se recusou no inglês. Meu namorado em compensação nem parece que estava comigo na mesma viagem. Odiou. Gritou aos 4 cantos (não no face pq ele nem tem haha) como foi mal tratado.. coitado. Em compensação em Berlim fomos totalmente mal tratados e ele amou.. vai saber. Eu gostei de Berlim. Mas que os alemães que nos atenderam foram estúpidos.. a se foram. Talvez por não falarmos nada em alemão? Nem um bom dia? Talvez..

    ResponderExcluir
  3. Eu moro aqui a mais de 5 anos e também sempre fui muito bem tratada! Vejo diariamente tanto turista que é mal educado e sinceramente, por trabalhar (também) com turistas, o brasileiro está entre os mais mal educados! Quantas vezes vejo brasileiro aqui pedindo informação falando BEM alto, como se falando assim o francês entendesse... E ficam bravos quando não entendem. Tem um grupinho que entra em lojas e restaurantes fazendo a maior bagunça, trata mal o garçon ou vendedor... tem gente que tem dinheiro (para viajar) mas não tem educação, ou vai ver esqueceu em casa...
    P.S.: sempre ouço de pessoas que tiveram experiências ruins e as vezes foi um caso em toda a viagem, mas que para essa pessoa tomou proporções enormes. E sempre que acompanhei casos, nem francês a criatura era, já que aqui, em Paris, vemos poucos "franceses" trabalhando diretamente com turistas.

    ResponderExcluir
  4. Clap, clap, clap, Helô. Falou tudo!

    ResponderExcluir
  5. concordo em tudo, helô!

    sempre fui bem tratada na frança. nunca fui bajulada, que talvez seja também o que muito turista espera (eu detesto), mas sempre fui bem tratada. mas sempre iniciei qualquer conversa com bom dia, por favor, com licença. acho que, não só na frança, é obrigação do turista aprender essas palavras básicas.

    eu odeio quando aqui no rio um turista me para falando em outra língua, acho super grosseiro.

    ResponderExcluir
  6. Heloísa, realmente existem alguns "mitos", "folclores" ou seja lá o que for q realmente são bem difíceis de engolir. A mesma coisa q dizer q parisiense é grosso sem nem ao menos conhecer a fundo a cidade para mim é dizer que no Peru só tem bicho grilo e hipongos, ou que Miami é lugar de muambeiro. Tenho vários outros exemplos. Acho realmente um saco esse papo. Ainda mais em rede social.

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que não sou a unica a pensar assim. Minha primeira vez em Paris foi ha 9 anos, e tinha um frase construida na cabeça: je ne parle pas français. Voilà, era isso que dizia pra tentar me comunicar, entregava de bandeja pro francês minha ignorância de seu idioma, um dos bens mais queridos desse povo. E dai que isso me rendeu momentos interessantes, como na fila do mc donald's (pois é, eu era jovem e inconsequente, e tinha um budget minusculo), eu tentava em vão perguntar ao atendente se ele falava uma das 3 linguas que eu sabia - e que não incluia o francês - quando um parisiense, do alto do seu terno, me oferece ajuda, em inglês. E eu nem pedi. O principal é tentar, mesmo que saia tudo errado. Eles valorizam sim a tentativa.
    Rindo horrores com o almirante Nelson!

    ResponderExcluir
  8. Aaaaai Helô, eu tive as duas experiências em Paris... geralmente fui bem tratada, mas em algumas ocasiões não foi bem assim - mesmo eu (toda orgulhosa de depois de 3 anos de aula de Francês poder arranhar umas palavrinhas) começando com um bonjour ou excusez-moi. Mas acho que todo o auê não se justifica e concordo com vc ;)

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo o que vc disse e reforço o coro: morei por mais de treze anos no norte da Itália e costumava ir bem seguido à França e nunca fui desrespeitada, tratada mal, etc.
    Mas notei que quando o pessoal reclama que é maltratado na França geralmente tem um quê de "sem-noçãozice" ou expectativa muito alta relacionado. Alguns exemplos que presenciei: brasileira quer comprar xampú sem sal na França (naquela época que estava super na moda só usar xampú sem sal no Brasil) e fica braba com a cara de "WTF?!" da atendente e ainda solta um "mas como? na pátria dos cosmésticos não existe xampú sem sal!!". Ou quando brasileiro espera que garçom/atendente seja amiguinho, de ficar batendo papo, fazendo gracinha ou achando engraçado comentários que fazem. Ou então quando esperam ser tratados como estrelas só porque são estrangeiros/turistas e estão pagando por um serviço...

    Tem gente grossa em tudo quando é lugar no mundo, o que muda é como vc lida com isso. Levar pro lado pessoal não serve pra nada.

    Bom domingo, Helô!

    ResponderExcluir
  10. Descobri teu blog agora e me deparei com esse texto. Concordo plenamente!! Ja fui a Paris umas 5 vezes e nunca fui mal tratada, mas sempre que da tento comecar o dialogo com um bon jour, ou pardon, enfim, turista tambem tem q se esforcar, ne? Lembro de ver brasileiros chegando nos restaurantes e falando : "table for 2, please" como se os franceses tivessem obrigacao de falar ingles. Mas concordo com a amiga la de cima. Moscow sao outros 500. Acabei de voltar de la e, na minha opiniao, os russos tiveram um impacto super negativo na minha viagem.

    ResponderExcluir
  11. concordo com cada letra! quando fui fomos tratados com cortesia sempre. É verdade que fiz um cursinho rápido de francês para turistas, que no dia a dia ajudou a mostrar o quanto estávamos interessados em entrar na cultura deles, mesmo que não avançasse nada na conversação depois da introdução. Mas depois disso eles até arriscavam no inglês...!
    Só tenho a reforçar os bons clichês sobre Paris!

    ResponderExcluir
  12. "Tenho a impressao de que as pessoas ficam torcendo para serem atendidas por um garcom mal educado pra poderem ir lá no Facebook gritar aos quatro cantos que sim" Muito verdade. Isso é uma coisa que me irrita muito. As pessoas nunca foram no país e ficam falando isso por causa de três dias que passaram em uma cidade se comportando como babacas (turista brasileiro adora pagar de fodão). Foram poucas as vezes que topei com alguém mal educado na França e na maior parte não eram nem franceses. Já tive inclusive brigas com franceses que foram mal educados e não é por isso que vou sair falando por aí que o pessoal lá é mal educado. Me sinto mesmo ofendida quando escuto algo assim

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta