The Wallace Collection: um dos lugares mais bonitos de Londres
Nem vou ficar arranjando desculpas para justificar porque demorei tanto pra conhecer a Wallace Collection. Quando você acha que já conhece Londres de cabo a rabo e que não existe um lugar mais lindo que a National Gallery ou a Courtauld Gallery, descobre que há sim mais uma mina de ouro e que ela fica mais perto do que você imagina.O ponto alto da coleção são as pinturas holandesas do século 17 e as francesas dos séculos 18 e 19 - vale falar que além dos quadros eles tem também peças de mobiliário, cerâmica, armaduras, armas e objetos decorativos. Mas fui focada nos quadros, e preciso voltar muito em breve pra conseguir olhar com mais detalhe.
O impacto do lugar é forte não apenas pela coleção, mas pelo espaço em si. Parece que a gente volta no tempo e está em algum palácio da realeza de séculos atrás: os quadros ocupam todo e qualquer cantinho das paredes, e ficamos com aquela sensação mais intimista de que estamos na residência de alguém e não em um museu, que geralmente é mais frio e impessoal.
Fiquei até na dúvida se deveria citar aqui que pintores estão expostos lá, mas pra vocês terem uma ideia do poder da coleção, aqui vão alguns nomes: De Hooch, Rubens, Canaletto, Rembrandt, Titian, Claude, Corot, Delacroix e Delaroche. E a lista segue....
Rubens |
Van de Velde |
De Hooch |
Rembrandt |
E o mais legal é se deparar com nomes que você não conhecia, como Le Brun (Élisabeth-Louise Vigée Le Brun) e Greuze (Jean-Baptiste Greuze). Esse trio de retratos foi o que mais gostei de toda coleção (o do meio é Le Brun e os outros dois de Greuze):
Eu, nerd que sou, trouxe pra casa o catálogo completo da coleção de pinturas e desenhos. Uma verdadeira bíblia, o tipo de livro que é pra vida toda e a cada folheada a gente aprende mais um pouco.
Como deu pra perceber, é permitido fotografar (sem flash, claro). Ah, pequeno detalhe: a entrada é GRATUITA.
GRATUITA. Ou seja, se você for no museu de cera e deixar de ir nesse não te perdôo jamais!
Wallace Collection é um dos meus lugares preferidos em Londres. É lá que escolhemos passar o primeiro dia do ano nesses dois últimos anos que estou aqui (diz a lenda grega - por causa do namorado eu sei - que o que vc faz no primeiro dia do ano, dita como vai ser o resto, então, nada como passar o dia imerso em muita cultura, certo? :)). Eu amo as coleções de porcelana deles!! E também o mobiliário. Mas é tanta coisa linda que não dá pra escolher a preferida!
ResponderExcluirTambém adoro o pátio coberto onde tem o café/restaurante! Fico imaginando como seria uma festa de gala ali :)
Bom, esse comentário já tá uma bíblia... haha Mas eu realmente amo esse lugar!
Bjos!
Liiindo, col!
ResponderExcluirvamos lá conhecer...mais unha vez, valeu pela sugestão.
ResponderExcluirMuito lindo. Marca pra gente ir em November.
ResponderExcluirMe apaixonei! Ainda mais séculos XVII, XVIII e XIX... Taí um passeio que farei em novembro. Adorei o post, Helô. Parabéns!
ResponderExcluirAdorei as fotografias.
ResponderExcluirExcelente descrição
http://pondeando.blogspot.pt/
www.trivago.pt
Parabéns pelo Post fiquei com mais vontade de conhecer a galeria nacional, em trivago também encontrei informações e opiniões muito boas deixo o link
ResponderExcluirhttp://www.trivago.pt/londres-38715/museuexposi%C3%A7%C3%A3ogaleria-de-arte/galeria-nacional-159499
Para mim também um dos museus mais legais de Londres. Bjs!
ResponderExcluirNossa, que lugar incrível! AMEI as fotos!
ResponderExcluir