The Wallace Collection: um dos lugares mais bonitos de Londres

agosto 08, 2012 Helô Righetto 9 Comentários

Nem vou ficar arranjando desculpas para justificar porque demorei tanto pra conhecer a Wallace Collection.  Quando você acha que já conhece Londres de cabo a rabo e que não existe um lugar mais lindo que a National Gallery ou a Courtauld Gallery, descobre que há sim mais uma mina de ouro e que ela fica mais perto do que você imagina.

O ponto alto da coleção são as pinturas holandesas do século 17 e as francesas dos séculos 18 e 19 - vale falar que além dos quadros eles tem também peças de mobiliário, cerâmica, armaduras, armas e objetos decorativos. Mas fui focada nos quadros, e preciso voltar muito em breve pra conseguir olhar com mais detalhe.

O impacto do lugar é forte não apenas pela coleção, mas pelo espaço em si. Parece que a gente volta no tempo e está em algum palácio da realeza de séculos atrás: os quadros ocupam todo e qualquer cantinho das paredes, e ficamos com aquela sensação mais intimista de que estamos na residência de alguém e não em um museu, que geralmente é mais frio e impessoal.





Fiquei até na dúvida se deveria citar aqui que pintores estão expostos lá, mas pra vocês terem uma ideia do poder da coleção, aqui vão alguns nomes: De Hooch, Rubens, Canaletto, Rembrandt, Titian, Claude, Corot, Delacroix e Delaroche. E a lista segue....

Rubens
Van de Velde
 
De Hooch
Rembrandt
E o mais legal é se deparar com nomes que você não conhecia, como Le Brun (Élisabeth-Louise Vigée Le Brun) e Greuze (Jean-Baptiste Greuze). Esse trio de retratos foi o que mais gostei de toda coleção (o do meio é Le Brun e os outros dois de Greuze):


Eu, nerd que sou, trouxe pra casa o catálogo completo da coleção de pinturas e desenhos. Uma verdadeira bíblia, o tipo de livro que é pra vida toda e a cada folheada a gente aprende mais um pouco.

Como deu pra perceber, é permitido fotografar (sem flash, claro). Ah, pequeno detalhe: a entrada é GRATUITA.

GRATUITA. Ou seja, se você for no museu de cera e deixar de ir nesse não te perdôo jamais!

9 comentários:

  1. Wallace Collection é um dos meus lugares preferidos em Londres. É lá que escolhemos passar o primeiro dia do ano nesses dois últimos anos que estou aqui (diz a lenda grega - por causa do namorado eu sei - que o que vc faz no primeiro dia do ano, dita como vai ser o resto, então, nada como passar o dia imerso em muita cultura, certo? :)). Eu amo as coleções de porcelana deles!! E também o mobiliário. Mas é tanta coisa linda que não dá pra escolher a preferida!
    Também adoro o pátio coberto onde tem o café/restaurante! Fico imaginando como seria uma festa de gala ali :)
    Bom, esse comentário já tá uma bíblia... haha Mas eu realmente amo esse lugar!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. vamos lá conhecer...mais unha vez, valeu pela sugestão.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:30 PM

    Muito lindo. Marca pra gente ir em November.

    ResponderExcluir
  4. Me apaixonei! Ainda mais séculos XVII, XVIII e XIX... Taí um passeio que farei em novembro. Adorei o post, Helô. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as fotografias.
    Excelente descrição

    http://pondeando.blogspot.pt/
    www.trivago.pt

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo Post fiquei com mais vontade de conhecer a galeria nacional, em trivago também encontrei informações e opiniões muito boas deixo o link
    http://www.trivago.pt/londres-38715/museuexposi%C3%A7%C3%A3ogaleria-de-arte/galeria-nacional-159499

    ResponderExcluir
  7. Para mim também um dos museus mais legais de Londres. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que lugar incrível! AMEI as fotos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta