Leitura: Claraboia, José Saramago

agosto 07, 2012 Helô Righetto 2 Comentários

Como terminei os dois livros que levei pra Madeira antes do vôo de volta, acabei comprando esse na livraria do aeroporto, porque a ideia de passar 3 horas e meia sem nada pra fazer me aborrece muito! Confiei no peso do nome do autor e levei esse sem pestanejar, apesar de ter lido apenas 2 obras do Saramago (Ensaio Sobre A Cegueira e O Evangelho Segundo Jesus Cristo - tentei ler Memorial do Convento mas não consegui, abandonei antes da metade).


Acertei em cheio! O livro é muito bom, divertido e atual, apesar de ter sido escrito em 1953. Achei bem diferente do estilo dos dois que já li, talvez por ser uma das primeiras obras dele.

Trata-se da história de 6 famílias que vivem no mesmo prédio, em Lisboa. Cada uma das famílias tem suas particularidades, seu segredos, suas brigas. E não há uma trama principal: cada uma das histórias vai desenvolvendo paralelamente, apesar de rolar uns links entre uma família e outra.

Uma das coisas que gostei mais foi que senti um toque sarcástico do autor, que aproveita pra dar umas boas alfinetadas na moral e bons costumes da época.

Fica a dica, ótima leitura!

2 comentários:

  1. Gosto muito de alguns livros do Saramago, outros ficam muito alem do meu entendimento! Nessas férias não levei nenhum livro (de literatura)... E não senti nenhuma falta!

    ResponderExcluir
  2. Essa sua foto das olímpiadas no cabeçalho do blog é linda!

    Em relação ao seu post devo dizer que eu também não consegui ler todo o livro do "Memorial". Mas esta tarde vou à biblioteca e vou ver se consigo ir buscar "claraboia". Obrigada pela dica. Bj

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta