Como formar pessoas idiotas

maio 09, 2011 Helô Righetto 8 Comentários

Update: gente, só queria deixar claro, bem claro, que o pouco tempo que estudei nesse colégio não ficou marcado por situações como essas! Muito pelo contrário, eu adorei a oportunidade de ter conhecido um grupo de amigos incríveis, e de ter tido professores excelentes, que eu não esqueço nunca, como o Elias de História, e o Gilvan de Matemática! Claro que eu sei que não é apenas a sua vida no colégio que te forma, que influencia na sua personalidade. Tudo conta! Amigos, família, cultura. Só quis citar dois episódios isolados que depois de mais de 15 anos, acabei vendo com outros olhos!!!

ok?
*********************************************************************************
As vezes a gente acha que que esquece dos nossos dias de colégio,  e nem nos damos conta da influência que esse lugar (lugares, no meu caso) teve sobre a gente. Outro dia eu estava pensando com os meus botões - faço isso muito, principalmente durante a corrida - como tantas pessoas com as quais eu estudei tornaram-se completos idiotas, e aí dois momentos 1993 me vieram a cabeça:

 - momento 1: sétima série, trabalho para feira de ciências do colégio Santa Maria, em Recife. Eu e minhas amigas resolvemos que nosso trabalho seria sobre a Aids. A gente queria caprichar, já que apenas os trabalhos que tirassem nota máxima seriam expostos na feira. Estávamos com meio caminho andado, cartazes pintados, uma maquete de uma célula sendo invadida pelo vírus estava em andamento (tenho a imagem dessa maquete certinha na minha cabeça!), quando a coordenadora chama a gente e comunica: vocês tem que trocar o tema, não queremos que vocês falem sobre isso. Não adiantou a gente chorar, implorar, nada. Ela "sugeriu" outro tema, conservação de alimentos, e nos deu um livro sobre o assunto. A gente tinha uma semana pra entregar o trabalho. Claro que a gente copiou o livro, o trabalho ficou um lixo. Claro que a gente tirou 10 e fomos selecionadas para expor na feira de ciências.

 - momento 2: de novo a sétima série, de novo o colégio Santa Maria, ainda em Recife. Eu e minha amiga Sylvana, com a qual tenho contato até hoje (ela se mudou pra SP muitos anos depois e foi quem me convenceu a entrar no ballet!), estávamos descendo as escadas da sala de aula para o pátio, hora do recreio. Detalhe: estávamos abraçadas, como qualquer dupla de amigas de qualquer idade anda quando bem entender. Uma das tiazinhas (não sei o nome desse cargo, sabe quem fica no corredor de olho pra ver se ninguém sai da sala de aula ou faz bagunça?) mandou a gente se separar.  Não só mandou, mas nos afastou fisicamente!

É isso. Esses momentos que ficam guardados láááááááá no fundo, e que você lembra porque quer saber como pode ter tanta gente preconceituosa no mundo.

Estudar no Colégio Santa Maria deve ter custado muito dinheiro para os meus pais.
Momentos "a ficha caiu". Não tem preço.

8 comentários:

  1. hahaha
    O nome da tiazinha eh inspetor de alunos... haha
    Mas eh verdade... como tem gente preconceituosa e sem nocao... e eh triste que seja no unico lugar onde esse conceitos deveriam ser lutados contra ateh o fim!

    ResponderExcluir
  2. Barbara Freire10:35 AM

    Eu estudei no Santa maria :) Terminei em 98 e tu? Apesar daquela frescura toda, a minha turma fazia valer todos os dias de ir pro colégio :) Beijos =o*

    ResponderExcluir
  3. Pois é Helô...e além de ter pessoas idiotas que passaram pela sua vida, eu sempre me pego pensando (geralmente na corrida tmb!) em como eu fui idiota com algumas coisas na adolescência. De ter um grupinho de 7 amigas e a gente se achar O grupo da escola. Conosco ninguém pode, sabe? Af...se eu pudesse voltar no tempo...mas enfim!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Barabara, eu so estudei lá em 93 e 94, depois voltei pra SP! Mas teria teminado em 97!!!

    ResponderExcluir
  5. E eu que estudei em colégio de freira e vi que elas não só formavam um bando de idiotas, mas agiam como tais também? Uma tristeza.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8:31 PM

    Sister, lembro até hoje da bedel (é assim que se chama a tiazinha do corredor) que cuidava do nossa andar lá no Santa Maria, a Rosalba. Ela até tentava ser chata, mas acabou sendo amiga de todo mundo. O Sta Maria era mega conservador mesmo, cheio de chatices e restrições, mas tenho tão boas recordações de quando a gente estudou lá! E acho que formar gente idiota depende mais de pais idiotas... pelo menos é o que vejo por ai. beijos, sister

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1:53 AM

    Eu acho que o problema é o colégio católico. Eu estudei em colégio de freiras e sei bem como é.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Manuela Odisio3:19 AM

    sempre venho aqui, nunca comentei! qdo vi o professor elias de historia, lembrei na hora!!! ele era maravilhoso... fazia "garotooooooo, garotaaaaa" hahahhah viajei no tempo agora, beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta