Saúde

agosto 03, 2010 Helô Righetto 12 Comentários

Um dos assuntos preferidos dos encontros bloguísticos é o serviço de saúde pública aqui da Inglaterra, o NHS (National Health Service). Sempre que a gente se encontra, alguém tem um "causo" cabeludo pra contar, e mais uma vez começa a discussão (não tem fim!!).

Claro que não dá pra ficar comparando com o atendimento que estávamos acostumadas no Brasil, afinal todas nós tínhamos acesso a algum plano privado, o que como todo mundo sabe nos dá o direito de fazer muitos exames e cuidar da saúde perfeitamente. Prevenir né?

Então agora que a gente tem um pouco de noção de como é depender do serviço de saúde público. Claro, felizmente tem sim várias coisas boas (como remédios gratuitos que você pega com a receita do seu médico em qualquer farmácia sem ficar horas na fila), mas por outro lado a ficha caiu de que agora não temos mais a mamata que tínhamos no Brasil.

Vou falar bem por cima - PELA MINHA EXPERIÊNCIA - como o negócio funciona aqui: todo mundo tem um GP (clínico geral que atende no consultório do seu bairro), e na teoria você tem que passar nele antes de qualquer coisa. Dor de cabeça? Dor de barriga? Dor de ouvido? Mancha na pele? Não adianta, se você não for visitar seu GP antes, não consegue marcar com um especialista.

O problema é que ir no GP é tipo tentar passar no vestibular da USP: você será cortado ainda na primeira fase (cabe uma observação aqui, caso o assunto seja uma emergência claro que você pode ir correndo no hospital e será atendido). Não tem essa de ir lá e pedir um exame de sangue porque você fazia isso no Brasil todo ano. O médico vai rir da sua cara.

Veja bem, você consegue sim uma consulta, é bem atendido, mas nunca sai com uma solução super prática. Eu quando fui lá pedir pra fazer uma mamografia tive que ouvir que sou ainda muito nova e que apenas um caso de câncer de mama na minha família não é o suficiente para eu me preocupar. Também fui tentar fazer um exame anual e a enfermeira me cortou dizendo que, como fiz ano passado, agora só em 2012. O Martin foi ver uma mancha na pele e voltou pra casa com a recomendação de passar bastante hidratante. Aí fica a dúvida: será que nós que somos paranóicos de já querer botar remédio goela abaixo por qualquer coisa ou eles que não querem mesmo gastar 1 centavo a mais com os pacientes?

Então que apesar de a gente discutir e discutir e contar histórias que dão medo, o negócio é a gente tentar se adaptar. Por exemplo, se for uma dor mais forte e incômoda, o ideal é ir para o pronto socorro ao invés do consultório. Ir na farmácia diretamente e conversar com o farmacêutico responsável também é uma solução (para coisas mais rotineiras, tipo uma dor de barriga ou dor de ouvido). Não adianta, até porque (eu, pelo menos) não posso ficar esperando ir pro Brasil para ir no médico. Não sei quando vou e o gasto também seria altíssimo.

Pessoal, lembrando que esse não é um post comparativo Brasil x UK , é apenas minha visão sobre mais um tema "coisas da Inglaterra"! Óbvio que ter acesso a saúde no Brasil custa bem caro e não tem sentido fazer esse tipo de comparação!

Ah, e mesmo pra quem tem plano de saúde aqui, ainda assim fica difícil conseguir ver um especialista: os consultórios privados geralmente pedem uma recomendação do seu GP... aí começa tudo de novo...

12 comentários:

  1. Vou comentar do seu post lá no blog, posso? tava pensando em escrever sobre isso e meuoooo, faou tudo.

    Beeeejo

    ResponderExcluir
  2. Legal o post, Helo. Engracado que vou mais ao medico aqui do que ia quando morava no Brasil. Outro dia recebi uma carta para ir fazer o exame de papanicolau (eh assim que escreve?)e achei super estranho, quando que eu pensei em receber carta, ainda mais de sistema publico de saude, praticamente me intimando a fazer o exame por causa da minha idade? E acho bom nao ter acesso a remedios como tinhamos no Brasil sem receita e tal, eu adorava ir a qualquer farmacia e comprar remedio p dormir, remedio disso, remedio daquilo e ateh remedio com faixa preta jah comprei sem receita. Uma reclamacao enorme que eu tenho eh a demora entre o dia que vc marca a consulta e o dia que eh atendido, jah tive ateh 3 semanas de espera. Mas fora isso, acho bom. Os medicos ateh sao economicos com exames, mas se for algo que eles sentem que requer urgencia e deve ser feito eles pedem na hora. Outro dia fiz um eletrocardiograma que nunca tinha feito na vida. Fui no GP em um dia e no outro jah era o dia do exame e consegui prioridade para marcar minha consulta, pois o medico achou que era serio. rs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Comparar é difícil mesmo mas, no geral, acho o serviço hospitalar público de UK melhor que o público do Brasil. Mas tô falando do público, né?, que no Brasil é lamentável.
    Eu tb não sei se acho certo ou legal esta coisa de evitar remédios a todo o custo. Tive uma história engraçada no hospital de Hammersmith. Tive que ficar internada por três dias (a internação é outra história engraçada, mas muito longa para escrever) por causa de uma crise forte de asma. Em uma das noites, minha garganta estava super irritada e eu nem conseguia dormir. Precisava de uma bala de menta, um halls, sei lá! Pedi para a enfermeira e ela me disse que eu tinha que esperar o médico, que só chegaria na manhã seguinte! Mas eu não conseguiria dormir daquele jeito... Aí tive uma ideia bem brasileira (o "jeitinho"): comi um pouco de pasta de dente! Sarou na hora HAHAHAHAHAHAHA. Fica a dica :-)

    ResponderExcluir
  4. Aqui também é assim e lembro que minha ginecologista no Brasil ficou chocada porque o meu huisarts (equivalente ao GP daí) disse que não ia fazer o meu preventivo (aqui preventivo é de 3 em 3 anos).
    Eu tb já pensei nisso “será que somos nós muito afobados no Brasil e queremos exames e remédios para qq coisa? Ou será que o problema é com a falta de boa vontade dos médicos?”. E tipos, na Bélgica, vc paga a consulta cada vez que for no médico. É só depois que vc pode enviar o(s) seu(s) recibos e o governo te manda 70% do valor gasto.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa, e eu reclamando daqui dos EUA. O sistema dai e parecido com o sistema do plano de saude HMO aqui, pra tudo voce tem que ir primeiro ao GP. Eu fui muito mal acostumada, meu pai e medico, entao ja viu. No Brasil eu ia a medico pra tudo, tomava remedio pra tudo, fazia milhoes de exames como voce falou. Demorei anos pra ir a medico aqui, porque sempre ia quando ia ao Brasil, evitei o quanto pude, mas chega uma hora que nao da, a gente tem que construir a vida aqui. Mas e muito mais dificil. Aqui eu tenho medo de ir ao medico porque mesmo com seguro acaba saindo uma nota. A gente nunca sabe exatamente o que o plano paga, e o medico sai fazendo as coisas. Mas acho que voce esta certa, a gente tem que se acostumar. E usar bom senso.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma pessima impressao do sistema de saude daqui... longa historia que nao cabe aqui (num HH qualquer da vida te conto... haha), mas me da um pouco de medo sim!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8:11 PM

    Depois de 14 anos de Inglaterra eu ja me adaptei e no MEU caso tudo foi sempre muito bom... gravidez e parto tudo otimo, fui bem cuidada e tive a oportunidade de ter 2 PN e um follow up muito bom. Com os meus filhos idem - o meu mais novo precisou ver um ortopedista e entre a consulta do GP e a operacao dele foram apenas 1 mes, e nao era urgente. Ha 3 anos atraz eu tive septocemia e passei 1 semana internada, novamente, nao tenho do que reclamar...

    Ontem mesmo o meu irmao comentou que tinha sido picado e como ja estava cocando a 2 dias ele foi na dermatologista! Morri de dar risada! Eu apenas teria ido na Boots pegar uma pomada anti histaminica rsrsrs

    meus filhos nunca tomaram remedio alem de antitermico e estou feliz assim...

    Mas mesmo o NHS nao sendo bom para certa pessoas, nao acho justo reclamar horrores (uma reclamadinha nao faz mal a ninguem) ja se nao esta bom aqui, va pro Brasil entao!

    PatriciaUk

    ResponderExcluir
  8. Daniele12:29 PM

    Eu, particularmente, nunca tive nunhum problema no NHS. A unica coisa chata eh aguardar para fazer exames.
    Depois da consulta com o meu GP tive q aguardar a carta do hospital com a data/horario do exame q demorou umas 7 semanas e a consultar demoraria mais umas 3 semanas.
    Apesar do servico nao ser rapido acho q eh de boa qualidade. Novamente "minha experiencia".

    Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7:14 PM

    Ola, acho que a diferenca basica eh que no Brasil eh tudo preventivo (para quem tem acesso a medicos particulares e planos de saude) e aqui eh mais remediativo (existe? em funcao de ser servico publico, os gastos sao feitos so quando justificaveis, e nao quando o paciente quer).
    Perfeitamente compreensivel, na minha opiniao, o jeito eh se adequar!

    ResponderExcluir
  10. Ahahaha
    Eu tinha um não mas dois cauuuusos pra contar!!! Nhs e dentista!!!
    Só pra ilustrar mais um pouco, fui lá no meu GP 2 semanas atrás pedir um exame de sangue pq tenho uma disfunção na tireóide e tenho que fazer controle com remédio e tals. Ok, ele nem me examinou, td bem tb, cheguei falando oq tinha e oq precisava. O médico fez o pedido do exame e de quebra me deu mais uma receita caso meu remédio acabe. Fui no hospital, fiz o exame de sangue (pasmem, a enfermeira nem luva usa, mas o resto era td descartável!) e dentro de 10 dias o exame vai direto pro meu GP. Ok. Hj passei lá para marcar uma consulta pra ver o resultado, blablabla. A recepcionista zuuuper simpática olhou no computador dela e disse que meu exame já tinha chegado e que estava normal, por isso não haveria necessidade de marcar uma consulta. Como??? Posso ter uma cópia do meu exame então?? Não!!! Como??????????? Você tem que fazer um pedido escrito para o médico, levar lá pra mocinha simpática e ela entrega pro doutor. Depois disso eu posso ir lá pegar a cópia... Saí tão desorientada com tudo isso de lá que nem marquei uma consulta pra pegar mais uma receita, afinal este remédio tenho que tomar td santo dia. Fiquei begeeeeeeeeeee!!! Pq não posso ter uma cópia do MEU exame???? Hellooouuuu!!!

    ResponderExcluir
  11. Pois eh tambem tenho essa duvida. As vezes que precisei ser internada durante a gravidez fui sempre bem atendida, mas tudo muito demorado. Quanto ao GP, jah chego dizendo que tenho plano privado, para ver se me manda para um especialista. Odeio essa historia de GP, mas fazer o q. Mas tambem acho q no Brasil somos meio exagerados. Morei na Belgica e lah era bem melhor, apesar de ter que pagar. E comprara nao dah mesmo, pq as coisas funcionam de maneira diferente, e tudo tem um lado bom e ruim. bj

    ResponderExcluir
  12. Tô achando ótimo - e um pouco assustador(rs) - ler os posts e os comentários aqui... Estou no Brasil mas seguindo pra London ASAP, morar com meu marido. Queria fazer especialmente contatos com quem tem crianças por aí, especialmente menores de 2 anos. Pois estou indo com meu filho de 1ano e 8 meses. Bjs a todos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta