The Big Issue
Quando nós chegamos aqui, há 1 ano e tanto atrás, eu me vi com muito tempo livre nas mãos, como a maioria de vocês já sabe. Depois de fazer turismo, arrumar a mudança e me sentir mais adaptada, eu comecei a pesquisar sobre trabalhos voluntários, já que minha distribuição de currículos não estava trazendo resultados e eu ainda escrevia pouca coisa, sem achar que ia dar certo.
De todas as organizações e instituições que pesquisei, a que realmente me chamou atenção foi a revista
The Big Issue. Pra quem não é daqui, eu explico: essa revista é vendida por moradores de ruas (homeless), espalhados por toda a cidade. Eles são registrados, compram a revista e a revendem, o esquema é super honesto e a iniciativa é bem interessante. A Big Issue, além de produzir a revista, oferece vários cursos profissionalizantes e tenta ao máximo encaminhar essas pessoas para um vida melhor: alguns deles conseguem trabalho, ou começam a estudar.
A
Flávia, coincidentemente, acabou de escrever um post um tanto que relacionado a isso (pessoas que não tem onde morar, pobreza na Inglaterra em geral), e eu tenho que confessar que, mesmo vindo de uma cidade (um país né?) onde a probreza está no nosso nariz, eu me choquei bastante quando cheguei aqui. Tudo bem, eu sabia que aqui não era perfeito - aquele mar de rosas que muitas pessoas pintam - mas pesquisando mais a fundo a questão dos desabrigados, a gente fica chocado sim.
Enfim, eu tentei de várias maneiras entrar em contato com eles, para trabalhar voluntariamente, mas sempre obtive a mesma resposta: há muita procura e estamos sem vagas (!!!). Quero muito conseguir escrever pra essa revista, teria um gostinho especial. Eu procuro comprar pelo menos uma vez por mês (custa £1,70, e é semanal) mas não fico satisfeita, sabe? Queria participar mais, então vou continuar tentando!
Eu cheguei a fazer um trabalho muito legal com algumas ONGs de SP, quando trabalhava no projeto Design Possível, e até já fui funcionária de uma dessas ONGs, o Projeto Arrastão, logo antes de entrar na Tok&Stok. Infelizmente, a rotina de trabalho na T&S consome a gente de uma maneira absurda e eu tive que sair do grupo. A Dani e a Ana, duas das minhas melhores amigas, trabalham lá e eu tenho muito orgulho de dizer que participei da fundação do grupo.
Alguém aí, faz trabalhos desse tipo ou tem vontade??
10 comentários:
Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta