Em pauta

maio 16, 2005 Helô Righetto 3 Comentários

Infelizmente, o curso Design, assim como a profissão de Designer, ainda não é muito conhecido aqui no Brasil. Sempre é um sofrimento pra explicar pra alguém leigo (como eram meus pais e o Martin), a amplitude dessa profissão e os infinitos benefícios que ela pode trazer a população.
Então, nada melhor do q usar meu próprio blog pra tentar dar uma esclarecida nisso não é??? Não sei como não fiz isso antes...
Well, o Desenho Industrial começou a ser notado na Revolução Industrial, quando artistas começaram a intervir nas linhas de produção, tornando os objetos mais resolvidos esteticamente. Ou seja, o famoso valor agregado. A partir daí, vieram diversos movimentos, como o Art Nouveau, o Art Déco, a Bauhaus, Modernismo, Pós Modernismo...ente muitos emuitos outros. Cada um deles sempre trazia um novo conceito, uma nova forma de projeto. E essa é a palavra chave do design: PROJETO. Design não é só desenho não !!!!!!
Ao longo dos anos, os designers adquiriram mais e mais conhecimento, e , na minha humilde opinião como estudante, Design é uma mistura de arte e ténica, onde os profissionais da área buscam sempre o melhor: somar beleza a função, somar tecnologia a criatividade, somar produção seriada com realidade social.
Infelizmente, principalmente aqui no Brasil , o Design é acessível para poucos, pois adquiriu status de ser um luxo, uma peça. Ok, essa até pode ser uma vertente, pode ser até o melhor meio para financiar o q realmente o Design tem q acrescentar: reutilização de materias, cuidado com o meio ambiente, geração de renda, melhoria de vida da sociedade em geral.
falta muito, mas nós vamos chegar lá.
Você não sabe, mas o Design está mais perto do q vc imagina !!!!!!
Queria dedicar esse post pro Martin, q há 2 anos atrás estava cru, e hoje em dia está totalmente por dentro e apoia nossa causa (horas e horas de explicações e dedicação da professora aqui, hahaha). Engenheiro por formação, ele será Designer por casamento !!!!!!!

3 comentários:

  1. ahhh... entendi !!!!!
    é como um arquiteto, so que de coisas ??

    ahahaha... TE AMO !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É... vc realmente ñ tá afim de trabalhar né!?!?! muito boa a explicação, assino em baixo!!

    ResponderExcluir
  3. Amei a explicação! Sintética e didática sem ser chata!
    bjão
    PS1: Lô, ainda não revelei o filme vc acredita! Pobre é uma m...
    PS2: Me ajuda com meu blog. Não sei como colocar os links dos amigos, muito menos as fotos!!! Não rola um manual básico pra vc me mandar por email?!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta