Maiden

maio 12, 2017 Helô Righetto 6 Comentários


Aqui na Inglaterra todas as mulheres casadas adotam o sobrenome do marido. Ok, pode até existir uma ou outra que não, mas é uma "tradição" (entre aspas porque né, é machismo) indiscutível. Ninguém para pra pensar, ninguém questiona. A coisa é tão forte que mal elas voltam da lua de mel e já mudam email de trabalho, adotam o "Mrs" (em vez do Miss, reservado para as solteiras, sendo que homem é sempre Mr, independente se é casado, solteiro, poliamor, cacete a quatro), e assim a vida segue.

Os filhos nascem e são registrados com o sobrenome do marido (que por sua vez tem o sobrenome do pai dele, ou seja, o sobrenome da mulher nunca vai pra frente). E a família é conhecida por esse sobrenome. Por exemplo, eu o Martin seríamos os Descalzi, e não os Righetto Descalzi ou Descalzi Righetto ou muito menos os Righetto.

De novo: eu sei que tem gente que não faz assim, mas é de contar nos dedos.

Então, o sobrenome que a mulher perde quando casa é conhecido como "maiden name". Aliás, muita gente usa esse sobrenome da mãe/mulher casada como senha de banco, resposta pra odiada pergunta de segurança para obter a senha perdida, esse tipo de coisa. Se eu ligo no banco e esqueço a minha senha telefônica, eles sempre me perguntam: qual o maiden name da sua mãe?

Essa palavra, maiden, me tira do sério. Coloquem lá no Google pra traduzir. Significa "virgem, donzela, SOLTEIRONA". Isso mesmo, o Google conhece a palavra solteirona e é isso que significa "ainda" ter o seu próprio sobrenome (lembrando, que é o do seu pai, porque o da sua mãe morreu quando ela casou): você sobrou. Você tá solteira, você é uma fracassada. Donzela, virgem, porque afinal, mulher que transa sem casar é puta né?

Acho incrível como a gente adora apontar o dedo para as tradições opressoras de outras culturas - que sem dúvida deveriam ser abolidas - mas na hora de avaliarmos nosso entorno, a gente justifica com um "ah, que bobagem, é só um sobrenome. É tradição, pra que mexer com isso".


via GIPHY

6 comentários:

  1. Obrigada por esse post! Eh algo que me irrita enormemente!!!! No Brail eu nao sentia problema nenhum em nao ter trocado meu sobrenome, mas aqui eh incrivel, so o uso do Mrs and Miss ja eh ridiculo e ainda so pq meu sobrenome nao eh igual ao do marido, ai ja ponham um Miss na frente, logico q presumem que nao somos casados e ai com o filho que ai apesar do filho ter os dois nomes, logico que tiram o meu nome sempre? Todas premissas super machistas! Que raiva!!! Mas bem, viva os sobrenomes diferentes e a nossa individualidade e independencia :D

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:50 AM

    Sempre fui a chata por levantar essa questão entre outras mulheres e mostrar o machismo que há nessa "tradição".
    sister

    ResponderExcluir
  3. Ñ existe nem o correpondente a 'jr' pra feminino.
    Ñ sei de nenhuma pessoa "fILHA","nETA", como tem pra homem.
    Mas uma amiga se recusou o botar o sobrenome do marido -marido!- no filho pq o marido qeria pq qeria qe ela abortasse e tb outra botou o dela por último pq a sonoridade ficava melhor.
    Evoluções!

    ResponderExcluir
  4. Helo, vc tem cidadania italiana, correto? Neste caso, como ficou com seu sobrenome? Vc tb tem apenas o sobrenome do seu pai?

    Eu tb venho de família italiana e, mesmo casada, não tenho o sobrenome do marido, continuo apenas com o sobrenome q "herdei" do meu pai, embora minha filha vá receber ambos (meu e do marido).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu sobrenome ficou igual... Heloisa Righetto

      Excluir
    2. sim, é o sobrenome da família paterna apenas q eu sempre tive, e pra cidadania continuou exatamente a mesma coisa. como é o seu caso.

      Excluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta