Leitura: O Segundo Sexo (Extratos), Simone de Beauvoir

janeiro 18, 2017 Helô Righetto 1 Comentários


O Segundo Sexo é talvez a obra literária feminista mais importante do século 20, e quem começa a se interessar por feminismo e se engajar com campanhas e movimentos mais hora menos hora vai se deparar com alguma referência ao livro ou uma citação de Simone de Beauvoir ("Não se nasce mulher, torna-se", talvez a mais conhecida).

Recentemente eu encontrei esse livro, com alguns extratos do Segundo Sexo (três capítulo pra ser mais precisa) e achei que seria uma boa para o meu primeiro contato formal com Simone. É uma leitura difícil pra caramba (vocabulário complexo, sentenças muito longas, citações de outros autores e teorias filosóficas), mas de repente, no meio disso tudo, "aparecem" frases que conversam muito com coisas que a gente vive hoje. Tipo essa: "o mais medíocre dos homens acredita que é um semi deus diante de qualquer mulher" ou essa: "enquanto a mulher tiver que lutar para ser reconhecida como ser humano, ela não conseguirá ser capaz de criar".

Quem sabe um dia eu leio O Segundo Sexo inteiro, mas por enquanto continuo a digerir o tanto que já aprendi lendo esses extratos.

Um comentário:

  1. Anônimo11:59 AM

    Está na minha lista de leitura, mas vou pesquisar uma boa tradução em português. Falando em boas leituras feministas, se já não conheces, sugiro "The beauty myth: how images of beauty are used against women", da Naomi Wolf. Um dos pontos abordados no livro é como o ideal de beleza é utilizado como forma de controle social. A autora defende que os avanços das mulheres nas décadas de 60 e 70 era uma ameaça tão grande para o "status quo" que a construção de um padrão de beleza veio como nova religião, uma forma de manter as mulheres ocupadas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta