'Você tá muito melhor! Tô CHOCADA'

outubro 08, 2015 Helô Righetto 6 Comentários

*antes de começar o post, quero avisar que consultei minha equipe para assuntos aleatórios  -  eu precisava saber se era paranóia minha, exagero. Elas disseram que sim, então fiquei bastante na dúvida se postava a respeito, afinal minha fama de reclamona e rabugenta não é algo assim que me faz muito orgulhosa. Mas aí pensei, pensei, pensei e cheguei a conclusão: o que é esse blog senão meu muro das lamentações pessoal? Então é isso, engulam mais essa reclamação. 

Eu não fazia exercício há um tempo. Aí passei a fazer. Ou seja, o emagrecimento foi uma consequência natural. Ainda mais quando o exercício é algo que dá resultado rápido, como a corrida no meu caso. Não mudei minha alimentação, nem minha rotina. Apenas incluí a corrida, e aí perdi uns quilinhos.

Eu não voltei a correr com o intuito de emagrecer. Eu sabia que isso aconteceria, mas o que eu queria era ter um desafio pessoal e simplesmente mexer meu corpo depois de sentar o dia inteiro no escritório. E também fazer algo com o meu marido, pra gente compartilhar e curtir juntos. E deu certo. Como já falei aqui outras vezes a corrida vai bem, obrigada (escreverei mais sobre isso em breve).

Ok, mas vamos voltar ao emagrecimento. Eu nunca fui muito gorda, nem muito magra. Sempre oscilei, e confesso que nos meus 20 e poucos eu queria sim ser magrinha. Mas aí com o passar dos anos eu comecei a me importar menos e menos com isso e estava bem contente com que via no espelho. Pra mim, tava tudo ótimo.

Só que, recentemente, assim que eu e o Martin começamos a pegar mais pesado nas nossas corridas (mais longe, mais rápido), muitas (muitas mesmo, não é exagero) pessoas começaram a me falar o quanto elas estavam impressionadas com o fato de eu ter emagrecido. Amigas bem próximas, outras mais distantes. Gente que só tenho contato no Facebook e também colegas de trabalho. Até fulaninho que comentou com fulaninho que contou pra uma amiga que contou pra mim. Tudo bem, eu entendo que é um elogio, que (na maioria dos casos) as pessoas queriam me falar que eu estava bonita, e eu vi sim como algo positivo.

Mas tem elogios e elogios. Porque eu ouvi também alguns exageros, pessoas falando pra mim o quanto eu estou melhor e mais bonita, ou então falando o quanto estavam chocadas (juro, chocadas) com o tanto que eu emagreci.

Sério, chocadas? Primeiro que na balança eu não perdi tanto peso assim. Coisa de 3 quilos, talvez. Mas ok, eu sei que a corrida dá uma secada e define o corpo. Mas como eu falei, eu não estava infeliz antes. Fiquei sim incomodada com o fato de alguém falar que eu 'estou muito melhor'. As minhas gorduras parece que não tinham importância pra mim, mas pelo visto incomodavam os outros (fico até imaginando os cochichos: 'se ela perdesse uns quilinhos seria tão mais bonita....)

Essa semana, no trabalho, uma colega falou algo que me marcou muito: 'your body is a tool, not an ornament' (seu corpo é uma ferramenta, e não algo decorativo). Eu gostei tanto dessa frase, e caiu como uma luva pra esse post.

Fiquei meio passada com a obssessão do pessoal com a magreza e a imediata associação das palavras: 'magra' e 'melhor'. Ok, não é algo novo, mas é a primeira vez que eu senti na pele a obssessão das pessoas com o sonhado 'corpo perfeito'.

6 comentários:

  1. Maira8:14 PM

    pois é, não sei! Eu mesma já me peguei pensando isso várias vezes, de pessoas próximas ou que eu nem conheço e só acompanha pela internet, e tbm me pergunto o pq de pensar assim. Já não basta as nossas próprias cobranças e obsessões e a gente ainda aplica isso pros outros tbm.

    ResponderExcluir
  2. Tô contigo e não abro.
    Ousaria dizer que a maioria dos comentários vieram de brasileiros. :(
    Adoro seu blog!
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Eu levaria para o lado do elogio!!!
    Não no mesmo sentido, mas recentemente retomei contato (pelo facebook) com uma menina que conhecia da faculdade e que na época considerava amiga, e então ele disse que eu estava muito bonita (pelas fotos é facil dizer, a gente sempre coloca as fotos que nos valorizam mais) e que me vestia bem, bem diferente da época da faculdade! Puxa, eu que me esforçava para me vestir legal na faculdade apesar das limitações (não usava roupas de marca, nem bolsas nem sapatos caros).
    E outra foi a minha avo, com quem eu não falava ha anos (por problemas com outros membros da familia ha muitos anos não tinha noticias diretas dela). Ela também retomou contato comigo pelo facebook e liguei para ela. Foi muito legal, mas então no meio da conversa ela me solta "você estah muito bonita, vc que sempre foi muito feinha!". Esses dois casos que aconteceram muito proximos um do outro me fizeram pensar que realmente a minha aparência fisica incomoda muito mais os outros do que eu mesma.
    Fazer o que se para a sociedade é o envelope fisico que conta?

    ResponderExcluir
  4. Sylvia Lemos9:13 PM

    Imagina o q é a paranóia aqui no Brasil.
    A maior parte d minha vida fui magra, em algumas fases muito magra, em outras mais fofa ( haha) . Mas a verdade é que de uma maneira geral as pessoas se incomodam sim com quem permanece num peso ideal para sua estrutura fisica.
    É uma das ( muitas) coisas que não consigo compreender.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, se você quiser emagrecer, engordar ou se não tá nem aí pro que vai acontecer com o seu corpo com os exercícios, é um problema seu, né? Mas as pessoas adoram comentar, eu desconfio muito de elogio por emagrecimento, às vezes tem aquela pontinha de maldade, sabe? No meu caso, eu sempre fui magra e perdi uns 3 kg enfrentando um momento difícil na minha vida e a todo o momento ouvia comentários sobre o quanto eu estava magra e bláblablá. Aí passou um tempo e eu engordei quase 5 kg e novamente os comentários... "mas tua barriga tá mais saliente" (e olha que mesmo assim ainda estava abaixo do peso!!).
    Enfim, às vezes é difícil enfrentar essa gente palpiteira, mas te digo que vendo seus posts no insta sobre corrida me fez sair da cadeira e me mexer um pouquinho. E não pra ter corpo definido, mas porque exercício assim faz um bem danado! :)

    ResponderExcluir
  6. Jacqueline1:52 PM

    Sociedades doentes Helô! Lido diariamente com isso. Dificilmente um paciente chega a mim porque quer se alimentar melhor, ou se alimentar para ter disposição para alguma atividade física. O objetivo principal é SEMPRE emagrecer! Esse requisito é justamente reflexo das 'exigências' distorcidas da sociedade. logo nas primeiras perguntas que faço, se apresentam todas as aflições das pessoas com relação ao "magra" e "melhor" que vc falou.
    Já pensei muitas vezes que 90% dos meus pacientes chegam a mim justamente por terem entrado nesse

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta