Irritagram

dezembro 17, 2014 Helô Righetto 11 Comentários

Estou para escrever esse post sobre coisas que me irritam no Instagram há tempos, mas sempre desistia da ideia porque pensava: 'vão me achar uma chata'. Aí me toquei que essa fama eu já tenho, e se alguém ainda não sabe talvez esteja mais do que na hora.

Antes de tudo: eu AMO o Instagram. Ando bem viciada. E certamente já fiz algumas dessas coisas que me irritam. Aliás, difícil achar quem não fez! Mas como tudo na vida, moderação é palavra chave.

E olha, nada do que escrevi é indireta pra ninguém! É apenas uma confirmação de como eu sou facilmente irritável. O problema não é você, sou eu!

1. Print screen da temperatura
Não entendo a necessidade de dar print screen na tela do celular e postar a temperatura do lugar onde você se encontra nesse momento. Nossa! Faz 5 graus em pleno dezembro em Londres. Mas que surpresa! 30 graus em São Paulo no verão! UAU. Olha, no dia que fizer 30 graus em Londres no inverno e 2 graus em São Paulo no verão, aí sim é coisa que vale a pena dar print screen. Parem de usar espaço no servidor do Instagram para subir essas imagens inúteis.
Atenção: montagem com comparação do lugar que você está x o lugar para onde você vai também enche o saco. Jura que você vai viajar pra Finlândia amanhã e lá está 30 graus a menos do que na cidade que você mora? Não estou nem aí.

2. Não deixe de...
Aí você está curtindo a sua viagem a Nova York/Praia Grande/Shanghai (entendeu a ideia né?) e posta uma foto. SEMPRE tem alguém que vai te dar aquela dica ESPERTA, estilo última bolacha do pacote, sempre começando com 'Não deixe de ir/ver/visitar/conhecer'. Olha, quer saber? Deixo sim. Deixo de ir só porque você é um mala e eu não quero ir no mesmo lugar que você. Dicas são bem vindas, mas a expressão 'Não deixe de' é muito arrogante. A minha viagem não é igual a sua. O bistrozinho secreto que só acomoda 3 pessoas e é especializado em croque monsieur feito com presunto da Normandia e ovo da Córsega não é o lugar mais incrível de Paris.

3. AMO esse lugar
Jura? Você realmente ama esse lugar onde eu estou agora ou só escreveu esse comentário pra deixar bem claro que você esteve lá antes de mim? O 'AMO esse lugar' (assim com o 'amo' em letras maiúsculas mesmo) pode ser substituído por 'Saudades daí'.

4. Likes retroativos
Ok, isso não é necessariamente algo que me irrita, mas me deixa com a pulga atrás da orelha. De repente você recebe de uma vez só 30 notificações de 'like', todas da mesma pessoa, e percebe que tal pessoa fuçou seu perfil e chegou nas fotos de 1 ano (ou mais) atrás. Rede social é isso aí, tá tudo lá pra todo mundo ver, mas fica a dica: você pode ver as fotos e se conter no like, pra não parecer que você é um stalker.

5. Hospital / Machucado / Sangue
O que leva alguém a postar foto diretamente do hospital? Isso não apenas gera uma comoção (todo mundo fica preocupado) mas como também passa um pouco dos limites do que é apropriado dividir com o mundo. Acho uó, tô lá feliz e contente vendo meu feed do Instagram e me deparo com um joelho ralado, ou um roxo no braço ou uma agulha na veia. Vou no Instagram pra ver coisas bonitas, você pode por favor voltar a postar foto de comidas e de bebês, que são mais interessantes.

6. Trocentas fotos seguidas
Gente que sobre foto no Instagram como se o aplicativo fosse um armazenador de imagens. Não digo 2 ou 3 fotos em um intervalo de duas horas. Digo 15 fotos em 10 minutos. Acho que a pessoa tá sem ter o que fazer e resolve cavar o arquivo de imagens do celular, dando aquela flodada básica no feed alheio. Pra isso caro colega, existe o álbum de fotos do Facebook. Favor pesquisar a diferença entre as mídias sociais.

8. Você está em tal lugar?
Coloco a foto tageada com o nome do lugar: Restaurante da Maria.
Primeiro comentário: Que restaurante é esse?

9. Fotos sem descrição
Uma das minhas maiores agonias Instagramísticas. Geralmente são aquelas fotos artsy, conceituais. Nego joga foto lá e pronto. Ai nossa, que foto criativa, como você pensa fora da caixa, agora vem cá, ME EXPLICA QUE DIABOS É ISSO? Ou quem não é cool é proibido de entender mesmo?

10. Foto torta / sem filtro
O Instagram emprega gente para criar soluções que te ajudem a postar fotos bonitas, e você nem pra usar a ferramenta de alinhamento e desentortar o prédio? Poxa, faz um esforço? Ou então dá uma clareadinha, melhora as cores, coloca um filtrinho aí. Vamo combinar que foto sem filtro só de praias com águas cristalinas ok?

11 comentários:

  1. onde eu assino, Helô? <3

    ResponderExcluir
  2. "Quem não pecou que atire a primeira pedra". Ok! Adaptar modos de convivência faz parte da vida em sociedade, tenho me adaptado aquilo que considero boas regras gerais - concordo com sua listagem. Analisarei, inclusive, algumas atitudes, já que nunca havia analisado o item 3 dessa forma. BjO!

    ResponderExcluir
  3. Paula, esse é um post cheio de sarcasmo e mau humor : ) E uma coisa é escrever de vez em quando, outra coisa é sempre a mesma pessoa fazer o mesmo comentario em todas as fotos de viagens que algume posta!!!

    ResponderExcluir
  4. Acrescento algumas coisas: a) foto de má qualidade (não só torta, mas desfocada, escura demais, clara demais, etc e tal). Pra que isto? Será que precisamos mesmo colocar foto ruim no Instagram? Só aceito isto de gente que também põe foto ruim no seu álbum de casa :-); b) foto de comida feia e parecendo gororoba (não precisa né?); c) milhares de selfies (acabei de deixar de seguir amiga cujas últimas 10 fotos eram selfies); d) milhares de fotos iguais (sempre. Dos mesmo lugares, do mesmo ponto de vista, várias vezes); e) "desafios" fotográficos
    (mesmo que eu tenha recebido um, de uma pessoa fofa). De repente tá todo mundo na onda daquele "desafio" e voltam as mil fotos iguais, repetidas; f) foto de restaurante/hotel/viagem que foi financiada, sem que isto esteja bem claro (e nona vale depois voltar para casa e postar coisas referentes a esta vigem e não sinalizar!); f) esta implicância é bem particular, eu sei. Não me irrita propriamente, mas acho que vai contra a filosofia do Instagram, que são os "instantâneos" da vida.

    ResponderExcluir
  5. continuando: acho que o bacana do Instagram é fotografar os "instantes", como o próprio nome diz. E acho muito mais legal gente que usa desta forma do que gente que fica postando fotos antigas ;-) É isto! Beijos ;-)

    ResponderExcluir
  6. Concordo em gênero, número e grau! ( e, sendo chata-mór como sou, escapei de todos os ítens, uffa... 😉).

    ResponderExcluir
  7. Não uso instagram, mas alguns desses itens tb me irritam no facebook! Uma vez coloquei uma foto das Torres Petronas e escrevi "Kuala Lumpur, Malasia". Uma pessoa me escreveu: "que lindo, onde fica???"
    Mas tb não gosto quando colocam fotos sem dizer onde é, a gente pergunta e não responde! recentemente uma amiga colocou "o melhor éclair de Paris". Perguntei onde era (assim como outras pessoas) e até hj ela não respondeu! Então para que falar se é para fazer segredo? kkk
    Sobre esse "não deixe de" tb me irrita! O mega-restaurante no prédio mais alto não é exatamente o tipo de coisa que eu curto.
    Mas bom, eu queria colocar a temperatura, acho legal!!! Acho legal as pessoas torrando lah no Brasil e colocar uma foto mostrando temperaturas negativas... Ou o contrario, todo mundo aqui na França nesse tempinho ruim e mostrar a temperatura e o sol do RJ... kkk Ninguém é perfeito!

    ResponderExcluir
  8. Ufa! Acho que escapo de algumas. rsrs Das que você listou as que mais me irritam são o "não deixe de" (que acontece em todas as redes/blogs) e as trocentas fotos seguidas. Como a Lu, gosto de instantes no instagram. Esse negócio de foto velha e toda retocada no computador tira a graça da brincadeira. Ah! E odeio as frases! Do mesmo jeito que odeio o twitter cheio de fotos e links. ;-)

    ResponderExcluir
  9. Não digo que nunca fiz nenhuma dessas, porque né... Não sei! Mas descobri que sou facilmente irritável também! Aliás, o "não deixa de" me mata... E olha que eu só vejo nas fotos alheias. Graças a Deus nunca recebi um!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5:51 PM

    kkkkkk, que bom que vc assume que á chata né sister? Eu sempre soube....rsrsrs.
    Beijos (e concordo com a maioria das irritações descritas!)
    Gabriela

    ResponderExcluir
  11. Me divertindo com este texto. Concordo com a lista e algumas me tiram mais do sério do que outras. A 5 pra mim é maior prova do "quero chamar a atenção" e "estou carente". Na maioria das vezes está simplesmente fazendo um exame ou teve um mal estar, não está morrendo, pq se tivesse não teria tempo pra isso claro, mas tem que mostrar, só que não diz exatamente o que aconteceu e começam as perguntas "fulana, o que vc tem", "melhoras". Não sei o que é pior, quem posta ou quem pergunta e o ser não diz exatamente o que estava sentindo. Esse tipo de foto não recebe curtida minha nem a pau e já me dá bode do ser que posta. A 1 tb não entendo a lógica. Se eu quiser saber a temperatura no Alasca, na Islândia ou em Marte, vou olhar no INPE ou no Climatempo e não me interessa saber o que estão consultando e tb acredito que não interesse a ninguém eu postar a temperatura onde quer que eu esteja, mas tem gente que acha q temos de saber. A 10 Foto torta/semfiltro e concordo com a Luciana sobre as fotos desfocadas, mal tiradas ou que estão feias mesmo! Pelo que eu lembro, cometia o item 4. Explico. Várias curtidas em álbum que tinha acabado de começar a seguir e dava uma olhada no perfil novo para mim, como se a pessoa tivesse postado todas as fotos que gostei no mesmo dia, rsrrss.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta