Leitura: Around the World in Eighty Days, Jules Verne

setembro 03, 2013 Helô Righetto 2 Comentários

Tem uma livraria aqui no meu bairro que sempre tem umas ofertas ótimas. Em 2009 eles estavam vendendo clássicos da literatura a preço de banana, e foi nessa leva que comprei dois livros do Julio Verne, o Journey to the Centre of the World (já lido) e esse, que terminei de ler nessa madrugada no vôo São Paulo-Londres.

Esse livro nem estava entre as minhas prioridades de leitura (tenho sempre muitos livros na fila), mas há uns meses fui em um bar aqui em Londres que usa o personagem principal, Phileas Fogg, como tema para a decoração e o cardápio (o post está aqui) e gostei tanto que o livro passou na frente dos outros!

Acho que todo mundo ja ouviu falar da história do livro: em 19872 o inglês Phileas Fogg faz uma aposta com os amigos de que consegue fazer a volta ao mundo - atravessar a circunferência da Terra - em 80 dias. Ele é um cara metódico e tem tudo super planejado, mas é claro que a viagem é cheia de imprevistos. Ele usa os meios de transporte disponíveis na época, como trens e navios a vapor, mas em cada etapa acontece alguma coisa e ele dá um jeito de seguir viagem.

Enfim, é uma leitura gostosa, achei que fluiu super bem e é uma ótima pedida pra quem quer ler mais em inglês. Além disso, a descrição dos lugares por onde ele passa é muito bem feita, mesmo que as estadias sejam curtas - já que o que importa não é fazer turismo, e sim ganhar a aposta.

2 comentários:

  1. Já faz tanto tempo que li, era bem criança, que vou ter que ler de novo!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, li também "Around the World..." um mês atrás. Assim, claro que é sempre uma questão de expectativa, mas fiquei bem frustrado. A construção dos personagens, no meu humilde ponto de vista, é sofrível. É difícil criticar clássico, mas...eu não gostei...rs
    Falando em clássico para ler em inglês, não sei se está em sua lista ou já leu "Zorba, the greek". Se não, recomendo! A leitura mais prazerosa dos meus últimos dez anos...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta