Exposição: elBulli - Ferran Adriá and The Art of Food

agosto 05, 2013 Helô Righetto 1 Comentários

Tem uma exposição ótima rolando na Somerset House até setembro, sobre o restaurante elBulli e Ferran Adriá, um dos chefs de cozinha contemporânea mais importantes (da década? do século?) da atualidade, que ganhou fama graças a sua abordagem criativa e inovadora que transformou refeições em verdadeiras experiências no (agora fechado) restaurante elBulli.


A exposição é ótima, e conta toda a história do elBulli e de como Ferran Adriá chegou lá e passou de cozinheiro a chef, de chef a proprietário. Logo na entrada o foco é no fechamento do restaurante, e aí você começa a se perguntar "por que o cara fechou um restaurante tão bem sucedido?". Essa dúvida é respondida ao longo da exposição, que mostra os novos caminhos que o elBulli está seguindo - e aí dá até uma certa ansiedade pra ver o resultado dessa transformação. O elBulli basicamente será um caldeirão de idéias - como dizem por aí, um think tank - para os amantes de gastronomia, um centro de estudos e desenvolvimento pioneiro, que com certeza vai inspirar muita gente e transformar a maneira como interagimos com os alimentos. É sensacional.


A parte que eu mais gostei da exposição é um setor multimídia que mostra o conceito e a preparação de vários pratos que eram servidos no elBulli. É realmente uma coisa de outro mundo, fiquei boquiaberta em ver como tem gente tão avançada, que vê além do habitual. Ainda bem!

Também adorei saber que Ferran Adriá fez várias colaborações com designers, desenvolvendo peças especiais para servir seus pratos.



Vale demais a pena, e não precisa ser "foodie" pra gostar da exposição - mas tenho certeza de que qualquer pessoa sai de lá inspirada e com vontade de fazer umas invenções na própria cozinha!

O ingresso custa £10, vai até dia 29 de setembro (aberto todos os dias das 10 às 18h). Mais informações no site da Somerset House.





Um comentário:

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta