Exposição: Lowry and the Painting of Modern Life

julho 25, 2013 Helô Righetto 4 Comentários

Estava de folga no dia do meu aniversário e resolvi ir a Tate Britain ver a exposição do L.S. Lowry, um artista que eu nunca tinha ouvido falar mas que é bem popular por aqui, já que durante sua vida produziu centenas de telas e desenhos retratando uma Inglaterra que quase não existe mais hoje: de paisagens tomadas por fábricas e chaminés.


Mas pra mim o mais tocante das telas do Lowry foi ver como ele retratava as pessoas: imersas no vai e vem do trabalho, uma multidão anônima de feições tristes e as vezes traços distorcidos. As cores também são usadas nesse sentido, é tudo meio acinzentado, parace que a fumaça das chaminés tirou o brilho das cores.

A Football Match (1949)

A vida dessas pessoas - trabalhadores e suas famílias - também é retratada fora do trabalho, como na partida de futebol ou em alguma festa na cidade. Mas ainda assim a atmosfera não é feliz, ou pelo menos foi isso que senti ao ver a exposição. Há telas ainda mais "pesadas", como a sala de espera no hospital ou da ambulância que vai buscar uma criança doente.

Ancoats Hospital Oupatients' Hall (1952)

Mas minha preferida é essa aqui, retratando a Piccadilly Circus em Londres:

Piccadilly Circus, London (1960)
A exposição é imensa e super informativa, vale muito a pena pra quem curte história e tem curiosidade pra saber mais sobre a vida na Inglaterra no século 20. Gostei bastante de me familiarizar com a obra do Lowry, que segundo andei lendo por aí, sofre um certo preconceito no sofisticado mundo das artes justamente por abordar um assunto que não e glamuroso. Vai entender...

O ingresso custa £15,00 e a exposição vai até dia 20 de outubro na Tate Britain.

4 comentários:

  1. valeu a dica fantastica, Heloisa.
    vou tentar visitar essa exposicao, sim.
    no tate britain ja vi uma exposicao do picasso e arte do seculo 20.
    ah, vai ter joao bosco no ronnie scott's agora em agosto. to sonhando.
    abraco e parabens pelo blog otimo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kalina - tbem vi essa do Picasso, tem post aqui no blog sobre! : ) bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito boa dica, Heloisa!
    Suas observações são ótimas. Eu não também não conhecia a obra desse artista, mas ele me remete à modernidade de Baudelaire quando este tratava da multidão. Esses olhares tristes têm muito da solidão coletiva presente nas cidades.
    Parabéns pela escolha do post!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta