Leitura: The Virgin Suicides, Jeffrey Eugenides

junho 02, 2012 Helô Righetto 3 Comentários

Eu lembro vagamente de ter visto um pedacinho do filme,  e nem sabia que era baseado em um livro até pouco tempo atrás, quando uma das meninas do trabalho levou ele para Milão. Pedi emprestado assim que terminei o Caderno de Maya, e olha, gostei muito!

Achei o texto ótimo, me identifiquei bastante com estilo desse autor. Ele consegue contar uma história difícil, dramática pra caramba e um tanto quanto obscura sem fazer você se apegar, sem aquela forçação de barra pra fazer o leitor chorar, rola um afastamento emocional. Não entendo nada de literatura, mas o fato de ele contar logo na primeira página o que acontece no fim da história pode explicar esse desapego: tipo "ó, é isso que vai rolar e o que vou contar aqui é o que levou a tal fato".

O título já entrega, mas não se iluda: o livro não é sobre os sucídios das irmãs, e sim da relação entre elas e os narradores - um grupo de meninos da vizinhança que tem suas vidas totalmente transformadas por elas, e muitos anos após a tragédia reunem-se para tentar entender o que se passou dentro daquela casa e da família estranha que foi deteriorando ao longo de um ano. Todo o livro é narrado em grupo, mas é impossível saber quantos meninos fazem parte dele.

Recomendo demais, espero que tenha uma ótima tradução em português. Alguém aí já leu?

Ah, no minuto que terminei fui dar uma olhada no You Tube e encontrei o trailer. De cara achei decepcionante, mas é sempre curioso dar um rosto aos personagens do livro. Eu gosto.

3 comentários:

  1. Vale à pena ler o Middlesex tb!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:13 PM

    olha, eu so vi o filme e confesso que gostei muito mesmo. Alias, foi o primeiro filme que vi da Sofia Coppola (acho que foi o primeiro dela) e a partir dai virei fa (dela e da Kirsten Dunst tambem). Mas entendo a tua "frustracao" pois e' sempre digerir bem o filme depois de se ter lido (e gostado de) o livro...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:14 PM

    Alguém tem um link pra eu ler em pdf?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta