Exposição: Picasso & Modern British Art

junho 12, 2012 Helô Righetto 4 Comentários

Pausa nos posts de viagem pra falar sobre essa expo do Picasso que está em cartaz até o dia 15 de julho na Tate Britain (não confunda com Tate Modern). Já fui há quase um mês e fiquei aqui comendo bola, quase que a exposição acaba e eu não escrevo. E queria muito falar dela aqui pois está super bem montada, vale a pena a visita.

Exposição sobre vida e obra de Pablo Picasso é o que não falta (ainda bem). Eu mesma fui em uma na National Gallery poucos meses depois de chegar em Londres (lembra, Gabriela?), e o interessante é que os organizadores conseguiram mais uma vez mostrar uma outra faceta (sem trocadilho cubista!) do artista, ligando a obra dele com a arte moderna britânica.
Picasso em Londres
"I must say his stuff seems to grow on one", cartoon publicado no jornal Daily Mail em 6 de julho de 1960
Além de contar sobre as passagens de Picasso por Londres e traçar um paralelo entre seu legado e uma série de artistas britânicos - como Duncan Grant, Henry Moore, Francis Bacon e David Hockney - a mostra explora também a aceitação do trabalho dele entre o público daqui, inclua aí galeristas, críticos e admiradores de arte, e foca nas peças que pertencem a museus locais - explicando a trajetória delas até chegar onde "moram" hoje.

Ou seja: não apenas você vai dar de cara com pinturas fantásticas e icônicas do Picasso mas também vai ver telas famosas de outros artistas, lado a lado. Eu não esperava mesmo que o conteúdo fosse tão bom.

Vale falar que nem sempre o paralelo entre Picasso e os artistas britânicos é positivo: Wydham Lewis, por exemplo (lembram que eu falei dele no post da Cortauld Gallery? Achei uma ótima coincidência que pouco tempo depois aprendi mais sobre ele) o criticou duramente durante sua carreira.

Picasso em Londres
Reclining Figure, 1936, Henry Moore
Picasso em Londres
The Source, 1921, Pablo Picasso

E pra quem decidir visitar a exposição, reserve algumas horas pra explorar o restante da Tate Britain, que tem uma coleção lindíssima!

4 comentários:

  1. Queria muito ver, pena que é só até julho. Mas falando em Tate (o Modern)em setembro rola a apresentação de um projeto entre jovens dai e o Lab Inhotim, um trabalho com arte contemporânea realizado com jovens que moram na região de Brumadinho, onde fica o Instituto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Dani, super dica! vou pesquisar pra saber as datas direitinho! obrigada

      Excluir
  2. Ahh.. como não se encantar com tudo que Londres oferece né Helo? Eu passei 5 dias em Londres e acabei deixando muita coisa por fazer, mas não posso reclamar pois foi uma das cidades mais incríveis que eu conheci e aproveitei muito. Agora quero voltar para me dedicar aos museus e também para passeios não tão comuns. Com certeza vou usar seu blog como fonte de informação!! Parabéns pelo blog!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. volta sim, Robson! dedica uns 2 ou 3 dias só pra ver museu : )Obrigada pela visita aqui no blog!

      Excluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta