Exposição: David Hockney - A Bigger Picture

março 26, 2012 Helô Righetto 8 Comentários

Semana passada, na sexta feira, finalmente fui na exposição do David Hockney, que acontece até o dia 9 de abril na Royal Academy of Arts (o mesmo museu da expo do Degas).  Hockney é um dos mais importantes artistas britânicos, e muita gente acha que ele é americano devido ao tempo que ele morou na Califórnia e toda sua produção feita lá. Aposto que quando se fala de David Hockney o que vem a cabeça é o famoso quadro "A Bigger Splash", e o contraste desse estilo com as obras que estão expostas na Royal Academy é gritante.

A exposição é baseada no retorno do artista a Inglaterra - em 2005 ele se mudou para uma cidade no condado de Yorkshire, norte do país, onde nasceu. As paisagens da região, assim como a mudança das estações, foram a inspiração para esse trabalhos. O resultado, desculpem-me o clichê, é uma explosão de cor, são telas imensas, hipnotizantes, que retratam perfeitamente o "countryside" inglês.

David Hockney trabalhando in loco em Yorkshire - gênio
Eu já tinha visto várias imagens e lido muito a respeito, mas o impacto ainda assim foi grande. As pinturas são muito expressivas, e as vezes você se sente dentro delas, graças a perspectiva que Hockney escolheu. As fotos divulgadas na imprensa deixam a desejar, e você só se dá conta disso quando vê as telas ao vivo.

Winter Timber, 2009, óleo sobre 15 telas, 2,74 x 6,09 m 
A exposição é imensa, e cada sala tem uma temática. Logo na entrada, por exemplo, estão 4 telas que representam o mesmo lugar nas 4 estações do ano. A partir daí já dá pra ter uma ideia do que vem pela frente, mas nunca fica repetitivo. Além das gigantescas telas pintadas em óleo, há também uma série de dezenas de aquarelas sobre papel.

David Hockney em frente a uma das telas na exposição
Minha parte preferida foram os desenhos feito no iPad, e impressos em papel no tamanho 1,08 x 1,44m. São 51  no total, todos entitulados "The Arrival of Spring in Woldgate, East Yorkshire in 2011". Ele produziu essa colecao entre os dias 1 de janeiro e 2 de junho de 2011, então dá pra perceber direitinho as nuances do clima. Como eles estavam arranjados na sala em ordem cronólogica, você conseguia ver perfeitamente a mudança. É difícil acreditar que alguns críticos (claro, bando de chatos) repudiaram essa série. São lindos e mostram como o artista incorporou essa nova tecnologia no seu trabalho. Um cara com um portfólio desses, uma bagagem artística impressionante, parte viva da história da arte, ter a qualidade de seu trabalho questionada? Ah, para né?

Alguns dos desenhos feitos no iPad - tirei foto do catálogo
Então, pra quem mora aqui, ache uma brecha na sua agenda até o dia 9 de abril e vá, isso é uma ordem!! Não há mais como comprar com antecedência, é preciso enfrentar a fila, como eu e a Fê fizemos - 2 horas e meia. O valor do ingresso é £14.


8 comentários:

  1. Helô,
    Que delícia de post - e de exposição.
    Uma pena que não chegarei aí em tempo de ver, mas garanto que ter lido seu post já ajudou a saciar a vontade.
    Parabéns! :)
    Beijo grande,
    Nah.

    ResponderExcluir
  2. Amei Helo! Conhecia a tela "A Bigger Splash", mas essas outras nao tinha visto e estao muiiiito bacanas! Adorei essa enorme da chegada da primavera que ele esta em pe na frente, demais.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ver a sensibilidade!

    Abraços e até breve...

    ResponderExcluir
  4. Meu marido é designer e louco pelo trabalho desse cara. Ele tá me enchendo o saco há séculos para irmos ver a exposição e eu sempre protelando e enrolando!!!Mas depois desse seu maravilhoso post, deu vontade de ir lá agora (que ele não meu ouça!)=)

    ResponderExcluir
  5. Adoro o artista e o trabalho esta belissimo!!!

    ResponderExcluir
  6. Helô, numa das entrevistas que eu li com ele, ele diz que adora os trabalhos no iPad, porque ele pode mandar flores para os seus amigos todos os dias de manhã... não é a coisa mais fofa??? :)))

    ResponderExcluir
  7. Ai eu quero! Que lindo!

    ResponderExcluir
  8. Vimos ele no jornal da BBC de Londres e também me apaixonei pelo trabalho dele, pena que perdi as datas agora, boo :(

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta