(Con) vivendo com dor nas costas

janeiro 27, 2012 Helô Righetto 7 Comentários

Dezembro foi o meu pior mês de 2011: tive uma crise terrível de dor nas costas, mais especificamente na lombar. Foi realmente assustador. Um dia ela apareceu, do nada, e ficou. Eu não conseguia pensar em outra coisa, minha produtividade caiu e minha empolgação com as festas de fim de ano quase que sumiu. Foi feia a coisa, e desde então me informei muito, conversando com médicos, amigos e lendo sites confiáveis.

Já estou bem melhor, mas infelizmente a dor na lombar no meu caso é uma condição que muito provavelmente vai aparecer de vez em quando, ora mais severa, or mais moderada. Estou aprendendo a lidar com esse incômodo e o fato de ter conversado com o médico me livrou do stress, daquele nervoso de pensar no pior - o que por si só já alivia demais a dor (nossa mente é muito poderosa, sempre acreditei nisso e agora ainda mais).

Na minha primeira consulta, o GP (General Practice, um clínico geral que é quem te dá um primeiro atendimento - lembrem-se de que eu uso o serviço de saúde pública) desconfiou que eu pudesse ter um tipo de artrite, que segundo ele é comum em gente da minha idade. Alguns dos sintomas: dor muito agravada na parte da manhã, logo ao levantar (quer dizer, ao tentar levantar, essa era a pior parte do meu dia), acompanhado de "dureza" ou seja, dificuldade (as vezes total incapacidade) de mexer a coluna. Eu não conseguia me curvar pra escovar os dentes muito menos por a calça sem estar sentada. A coisa tava feia. Mas o exame de sangue descartou essa hipótese: foi difícil acreditar, mas eu estava saudável.

Como logo antes de eu fazer o exame a dor tinha diminuido (6 semanas depois) e os sintomas alteraram, na consulta de retorno o médico chegou a conclusão de que meu caso encaixa-se no mais comum de todos: Non-specific Lower Back Pain. O que por um lado é bom, mas por outro nem tanto, já que é algo que simplesmente vem e vai, não se sabe nem porque, nem como e muito menos quanto tempo você vai sentir dor.

O fato é que tive um fim de ano cansativo e estressante, isso tudo combinado com a falta de exercícios e os longos dias sentada na frente do computador resultaram na minha primeira -  e inesquecível - crise. Como diz o folheto que o médico me deu ("The Back Book"), combater a dor na lombar é até simples: exercise and keep going. Foi-se o tempo em que repousar era a solução. O nosso corpo precisa de movimento. Fora isso, é recomendado encontrar uma "terapia" que se encaixe no seu estilo de vida: ioga, massagem, idas ao quiroprata, tudo pode ajudar. Eu estou namorando com a ioga, e em breve pretendo começar algumas aulas, já que muita gente com os mesmos sintomas que os meus contaram das maravilhas que a prática de ioga fez as suas pobres lombares.

Ah, uma "explicação" que pode até parecer meio besta mas achei bem pertinente, é a comparação que li no tal do The Back Book: assim como nossos dios de cabelo ficam brancos a medida que vamos envelhecendo, nossa coluna também vai "embranquecendo". É, atestado de velhice mesmo, querido leitor! Pena que nesse caso não tem wellaton que resolva : )

Achei que deveria contar aqui essa minha experiência, já que não é fácil lidar com a dor principalmente da primeira vez. Fiquei muito, muito assustada mesmo e conversar com outras pessoas que passaram por isso me ajudou um monte.

"Exercise and keep going" é agora um dos meus lemas. Acompanhado de Nurofen de vez em quando (com a benção do meu médico!!)

meu amigo

7 comentários:

  1. CarlaZ11:11 PM

    Helo,
    Que bom que vc foi no médico.
    Sei bem como é ter essas dores, eu também sofro com isso e é assim mesmo, vai e volta. Épocas terríveis!
    Também fico na dúvida dessa coisa de não ter um motivo específico, se é bom ou ruim...
    To fazendo RPG já tem uns 4 meses, exercícios de lombar e abdomem na academia e alongamentos em casa todo dia de manhã (quer dizer, esqueço uns dias né), afinal esse ano tbm não foi nada bom pra minha coluna.
    Boa sorte aí e é necessário fazer exercícios sim.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha uma dor insuportável e aí não descobriam. Resolveram fazer ressonãncia e viram que era um dos discos que estava desgastado.
    Me receitaram remédio por um tempo, alongamento e acumpultura. Parei o remédio e continuei com os outros dois. Sou outra pessoa :D

    ResponderExcluir
  3. Ai Helô, que ruim isso.
    Bom, eu recomendo Pilates de olhos fechados. Ele fortalece e muito a região do abdômen que é a responsável por manter nossa coluna ereta. Então, abdomên mais forte, coluna fortalecida.
    Não tenho dor na lombar, mas sofri muito com o ciático durante um tempo. Foi só começar o Pilates que nunca mais tive nada. Sei que não é o seu caso, mas acho que Pilates pode te ajudar muito.
    Por causa do meu trabalho, fico muito tempo em uma mesma posição tocando, e as vezes durante ensaios longos a dor nas costas era insuportável. Com o Pilates consigo ficar tocando durante mais tempo sem dor. Claro que depois de um tempo dói pois é muito tempo numa mesma posição, mas melhorou muito.

    Beijos! Se cuide!

    ResponderExcluir
  4. Helô, nunca tive dor nas costas, mas acredito piamente nessa máxima do exercise and keep going! Minha mãe sempre sofreu com dor na coluna e antes de eu nascer, ela fez ioga e disse que foi a única época na vida que ela se sentiu bem mesmo. Então acho que vc vai ter um bom resultado! O importante é alongar bastante e fortalecer aquela região. E acho que a ioga tem um plus de te relaxar a mente mesmo e isso também ajuda muito! Espero que vc se sinta melhor! :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu não apenas namoro a ioga, mas sou uma eterna apaixonada. Faço a Bikram, aquela a 40 graus (!!) e amo! Nunca tive problemas, mas sinto que minha coluna agradece a cada aula e sei que ela é uma coluna feliz :-)

    ResponderExcluir
  6. Que loucura, Lô!! Se cuida!
    Exercício depois de certa idade é que nem escovar os dentes...tem que fazer parte da rotina.
    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Miluiel3:36 AM

    Olá, Helô,


    Quando eu era adolescente, tinha dores fatais nas pernas. Fiz exames de todos os tipos imagináveis, interpretados por diversos médicos, que descobriram coisas irreais. Ok, dor na perna não é dor nas costas, mas, quando, ao passar no vestibular, me mudei para São Paulo, comecei a praticar aikido. A dor sumiu! Faz 2 anos que estou longe do tatame e nunca mais senti dor. :-)

    Boa sorte!

    M.

    (leitora silenciosa hehe)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta