Leitura: Cien Años de Soledad, por Gabriel García Marquez

abril 03, 2011 Helô Righetto 7 Comentários

"... y que todo lo escrito en ellos era irrepetible desde siempre y para siempre, porque las estirpes condenadas a cien años de soledad no tenían una segunda oportunidad sobre la tierra."

É com muito orgulho - que divido com meu pai, que toda vez que me chama no skype me pergunta: já acabou o "cem anos"?  - que eu finalmente escrevo esse post, pois acabei de acabar a obra prima de García Marquez,  Cem Anos de Solidão.
foi essa a edição que eu li, que comemorou os 40 anos do lançamento do livro (1967/2007)
Maaas, o orgulho todo é porque o li em espanhol! Meu primeiro livro em espanhol (não tenho nenhum aprendizado formal do idioma, é tudo resultado da convivência, ou seja, escola Descalzi!) Essa leitura me arrancou o couro, e tive que colocar a cabecinha pra trabalhar - além de contar com meu dicionário em forma de marido diversas vezes - o que atrasou muitíssimo a leitura, começada há.... ah, deixa pra lá!

E né, acho que não tenho muito o que falar desse livro maravilhoso, quem sou eu pra dar palpite em obra prima, mas olha, fui escolher uma historinha detalhada e cheia de personagens, cada qual com suas particularidades, pra ler em espanhol pela primeira vez. Acho que depois desse tudo fica mais fácil, afinal o livro conta a saga da família Buendía, com a qual todas essas pessoas estão envolvidas:
Né que eu mereço um tapinha nas costas? Gabriel García Marquez e seu realismo fantástico, que faz pessoas de carne e osso subirem aos céus, ou viverem 145 anos ou nascerem com rabo de porco; não me venceram (mas confesso que uma vez eu pensei em desencanar...), e esse livro me olhava ali da minha pilha desde julho de 2007, quando meus amigos da Tok&Stok me deram ele de presente de aniversário! 

E pra aliviar um pouco, amanhã mesmo começo o próximo, mais fininho,  e em português! Preciso recuperar o tempo perdido e dar jeito na minha pilha que só cresce!

PS: Acho que vou ganhar uns pontinhos com a suegrita quando ela vir esse post e descobrir que eu li em espanhol : )

7 comentários:

  1. Adoro esse livro. E só dá para ler com essa árvore genealógica do lado. Em espanhol não deve ter sido fácil.:)
    O Gabriel Garcia Marquez quase sempre começa contando uma história (ou estória) pelo fim e enquanto ele desenvolve eu sempre acho que aquele fim vai mudar. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:59 PM

    Ahh, eu amo este livro também. Se vc tiver oportunidade leia O Amor nos Tempos do Cólera, que é sensacional...
    Abs,Fernanda.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda! eu já li O Amor nos Tempos do Cólera há um tempao atrás, é realmente demais! e recentemente li o Memórias de Minhas Putas Tristes!

    ResponderExcluir
  4. putz...li faz tempo e não me lembro dele, pode isso Arnaldo? acho que vou ter que reler...mas em bem português mesmo. hehe
    beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ler esse livro em portugues, já é um desafio, vc acha que está entendendo algo errado, pq eles tem td o mesmo nome hehehe, imagine ler em espanhol? eu iria pirar, e definitivamente achar que estava mesmo entendendo errado, mas culparia a língua :) Muitooo bom, e essa arvore genealógica entao, SHOW, pena que nao a vi quando estava lendo o livro hehehe. Com certeza tem que ler com ela ao lado. Gostei das outras dicas das meninas, vc leu algum já?
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Helô,
    adorei teu blog, super leve e escreves de uma forma gostosa de ler.
    Lí esse livro ano passado, história incrível, amei(não tem como não amar).
    Sonho conhecer Londres (morar então nem se fala).
    Voltarei aqui com certeza.
    BJOKS

    ResponderExcluir
  7. Oi Helô,
    adorei seu blog,é leve e você escreve de uma forma gostosa de ler.
    Lí Cien años ano passado, um amigo que era apaixonado pelo livro me deu aquele incentivo e terminei em míseros 6 meses...amei a história (era falta de tempo mesmo), Gabo arrebenta!
    Sonho conhecer Londres (morar então...).
    Voltarei aqui sempre.
    BJOKS

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta