A Cicatriz de David / Manhãs em Jenin

outubro 20, 2010 Helô Righetto 7 Comentários

Bom, mais um post sobre minha última leitura, dessa vez com conteúdo nada fútil, muito pelo contrário: é uma aula de história. Aliás, esse e um daqueles livros que mexem com você, sabe? Aquele livro que você vai falar pra todo mundo ler, que tem o poder de mudar o mundo. Definitivamente, um dos melhores que já li, está ali no topo com O Físico, O Dia do Curinga e A Menina que Roubava Livros.

Se você decidir ler, prepare-se: é difícil, é triste e mostra os horrores que um ser humano é capaz de fazer. Pior, é tudo verdade!

Sobre o título: eu ganhei esse livro (da minha sogra) com o título A Cicatriz de David, mas quando acabei fui fuçar no site da autora e descobri que agora ele é vendido com o nome Manhãs em Jenin, que acho que faz muito mais senso. Ah, preciso falar que foi ótimo ler em português e er certeza de que não perdi sequer um mínimo detalhe.

Então, como já falei, todos os fatos que permeiam o livro são verdadeiros, e a autora (Susan Abulhawa) usa como ponto principal a história de uma família para ritmar todo o enredo. De 1941 a 2002 uma família com raízes palestinas vê de perto a desgraça da invasão dos judeus e criação do Estado de Israel em suas terras, a partir de massacres e expulsões injustificadas. Nesse período ainda ocorrem a Guerra dos 6 anos - com mais horrores comandados pelo exército israelita - e o massacre do campo de refugiados Jenin, em 2002.

Mas apesar de ser bem dramático, o livro conta uma história linda e faz você se interessar muito mais pela cultura muçulmana. Com ele, tive uma idéia muito mais clara do conflito no Oriente Médio e deu pra compreender mais do que nunca que o ódio gera o ódio. Não me lembro de ter compreendido tão facilmente essas questões nas aulas da escola ou depois, no cursinho.

Vale muito a pena, gente! Pra tchurma amiga aqui de Londres, coloco o meu exemplar a disposição pra quem quiser pegar emprestado (mas saibam que sou a maior chata e fico pedindo de volta depois)!

7 comentários:

  1. ai meus deus...tenho uma porcao de livros na lista pra ler!! mas agora esse livro me provocou..ate pq sou super curiosa a respeito do conflito entre judeus e palestinos,principalmente vendo o lado palestino que é mais desconhecido. obrigada pela dica! bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Helo, fiquei bem empolgada depois que a gente conversou, mas acho que vou comprar em ingles, pois acho que o Paul se interessaria em ler tbem.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. nos deviamos fazer e um book club, topas?

    ResponderExcluir
  4. estou terminando de ler , é simplismente um dos livros mais incríveis que já lhi

    ResponderExcluir
  5. o livro é simplismente incrível !!!! #chorei

    ResponderExcluir
  6. estou terminando de ler , é simplismente um dos livros mais incríveis que já lhi

    ResponderExcluir
  7. Que eu saiba Cicatriz de David é um livro e Manhãs em Jenin é outro, que não foi traduzido para o português.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta