Quer ser designer?

abril 30, 2010 Helô Righetto 5 Comentários

Update: Alô Anônimo que não gostou do que eu falei sobre os Campana! Você não leu direito! Não tiro o mérito do trabalho deles, como escrevi, é a minha opinião!!! EUZINHA não gosto, mas de forma alguma desrespeito o que eles fazem... ok? Eu escrevo o que eu quero aqui no blog, se quer discutir, favor ser educado!
**********
Então que eu falei do assunto do diploma (adorei que uma jornalista deixou comentário!), e aí acho justo eu explicar o que alguém precisa saber/estudar se quiser ser designer mas já não tá afins de voltar pra facu (o meu caso, trocar de carreira depois de formada).

Claro, mais uma vez quero falar que não tiro o mérito das aulas da facu. Eu suguei tudo o que pude das aulas de história da arte e metodologia de projeto por exemplo (aliás, pra quem não lê o blog desde sempre, eu entrei na pós de história da arte logo antes de vir morar aqui). Agora, também tive aulas inúteis, com professores (como o Eugênio Ruiz) péssimos e que não sabiam nada da vida real do mercado.

Amei as aulas de cerâmica, apesar de nunca ter aplicado na profissão. Tive aulas de métodos de fabricação com um professor tão velho que passava filme de fábrica de plásticos em vídeo 16mm. Uó. Só aprendi sobre processos de materiais de fabricação depois que trabalhei em.... fábricas (a época que eu trabalhei em Diadema, pra alguma coisa serviu, ninguém merece)!!!

Então, você meu amigo que quer ser designer, acha que tem jeito pra coisa mas não fez facu??? Dicas (ops, mais voltado para o setor moveleiro, ok??? Não conheço nem nunca trabalhei com autmobilístico, eletrodomésticos ou afins):

- Não se engane: designer não é desenhista. Se você desenha bem pra cacete, não é certo que vc será um bom designer. Eu por exemplo só sei desenhar boneco de palitinho.
- Claro, rabiscar suas primeiras idéias é inevitável, mas não tem jeito, você precisa saber AutoCad, Vector Works ou o que seja, além de um software de Rendering, tipo 3D Studio. Porque a idéia na sua cabeça pode ser maravilhosa, mas se vc não conseguir passar para o fabricante, não adianta nada.
- Pesquise nomes de métodos de fabricação, materiais e coisas até mais chatinhas, como nome das cabeças dos parafusos e diâmetro das buchas. Já aviso: é tudo em polegadas, mor saco.
- Conheça os nomes das marcas mais famosas. Ok, parece bobagem, mas é meio isso mesmo. Esse mercado de design é pentelhinho e valoriza POSE. Então, fale da coleção da Patricia Urquiola para a Moroso e da parceria dos irmãos Campana com a Edra como se você tivesse feito farte de tudo
- Compre livros, muitos! Preste atenção nos detalhes das imagens, nos nomes dos designers
- Procure se informar sobre história do design. Impossível saber tudo, mas se vc tiver noção do que é Bauhaus, Art Noveau e souber quem foi Dieter Rams, Charlotte Perriand e Sérgio Rodrigues, vc já tá bem
- Não se iluda!!! IRMÃOS CAMPANA NÃO REPRESENTAM EM NADA O DESIGN BRASILEIRO! Citar o nome deles como seu designer favorito é mega clichê. Eles podem sim se inspirar no Brasil para realizarem seus projetos, mas não carregam a herança do modernismo e outros movimentos brasileiros nos seus móveis

Basicamente, é isso!! Lembrando que isso é minha humilde opinião ok? Como já falei no post abaixo, eu sou de Vênus, você é de Marte e somos felizes assim. Vai buscar uma segunda opinião!!!

5 comentários:

  1. Anônimo12:11 AM

    Cara, que comentário mais burro sobre os irmãos Campana. Isso é inveja? Ninguém chega tão longe se não tem talento. Se você não gosta, ok. Fique na sua e respeite o trabalho de quem está colocando o design brasileiro no mapa do mundo. Que desperdício de mídia...

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse anônimo não sabe ler...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, mas que anta, hein amiga? Ai você é tão educada no seu comentário lá no texto... Eu perdia a linha fácil fácil... hihi

    Saudadesss!

    ResponderExcluir
  4. Burro mesmo é aquele que faz criticas de coisas e não tem corajem de dar a cara e assumir o que fala.

    ResponderExcluir
  5. Pra colocar um pouco de lenha na fogueira. Será que o anônimo já tentou sentar por mais de 15 minutos numa cadeira dos Campana? Pode ser o melhor design, mas no quesito conforto é péssimo. Estou falando daquela de barbante, ou coisa parecida, que tinha no lobby de um hotel.
    É como você diz, ele pode não concordar com a sua opinião, mas não precisa ser grosso. É tão pretencioso isso de "colocar o design brasileiro no mapa do mundo".....

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta