Ninguém pede pra segurar a mão de ninguém

setembro 11, 2019 Helô Righetto 2 Comentários

(sem acentuacao)

O padrao eh assim: eu percebo que uma amiga anda meio sumida - nao interage nos grupos em comum que temos no Whatsapp e nao aparece nas redes sociais como costumava aparecer. Eu mando mensagem perguntando se esta tudo bem, e a resposta eh mais ou menos 'ah, tudo bem, mas estou meio cansada'. Em uma rapida troca de mensagens, percebo que nao esta tudo bem nao. Seja stress por causa de trabalho, cansaco pelo dupla ou tripla jornada (trabalho/casa/filhos/vida social), a questao eh que a amiga se recolheu, diminui bruscamente contato com as pessoas ao seu redor, para lidar com os estresses/problemas sozinha.

Eu, obviamente, nao acho que posso resolver os problemas das minhas amigas. Mas tenho dificuldade em entender a reclusao. A maioria delas - e foram varias, em poucos meses - acabou me falando que 'nao gosta de pedir ajuda, de incomodar' - por isso preferiu carregar as dores sozinha.

E eu achava que a gente tinha amigas e amigos justamente pra nos dar a mao, ou aquele ouvido amigo, quando a gente precisa simplesmente dividir angustias. Me pergunto quando e por que decidimos que pedir ajuda passou a ser incomodo.

Seria essas coisa do conto da vida perfeita das redes sociais? Seria essa onda patetica motivacional que fala pra gente nao desistir nunca? Nao sei. So sei que o slogan 'ninguem sola a mao de ninguem' parece bonito no papel, mas ninguem quer fazer uso dele de verdade.

2 comentários:

  1. Eu tenho alguma dificuldade em pedir ajuda mas sou a primeira a saltar para a guerra quando precisam de mim. Talvez porque seja das poucas que não tem filhos fico com medo de incomodar. Mas estou cá sempre.
    Neste momento estou a adormecer as filhas de uns amigos que tiveram de se ausentar de repente por motivos pessoais. Sai mais cedo do trabalho, fui busca-las e tratei delas. Com todo o carinho e dedicação como se fossem minhas sobrinhas (no meu coração são). Mas tenho de trabalhar na outra parte, de pedir...

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que leva as pessoas a se isolarem, mas acredito que elas cansaram de se abrir porque talvez se abriram para as pessoas erradas por muito tempo, e com isso foram cansando e desistindo, embora saibam que cansar e desistir não alivia a carga.

    Eu desejo a cada pessoa que esteja passando por uma batalha que encontre a cura e o alívio que procura.

    Grande abraço!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta