54 km

setembro 06, 2018 Helô Righetto 0 Comentários


Trilha Laugavegur feita. É tão estranho pensar que já foi, depois de meses de preparação. A Islândia ficou pra trás e estamos de volta a rotina (bom, eu estou tentando fazer uma rotina, agora que não tem mais mestrado, nem trilha pla planejar). Difícil escrever sobre os 54 km percorridos sem cair no mais do mesmo: experiência maravilhosa, tudo muito lindo, super desafio, etc etc etc... E foi tudo isso mesmo.



Apesar de toda a preparação é só quando a gente bota a mochila (de 15kg) nas costas e dá os primeiros passos que a ficha cai. Agora é pra valer, vamos em frente, um dia de cada vez!

Foram 4 dias de caminhada no total (12km, 12km, 15km, 15km), pois resolvemos cancelar o último trecho, que não faz parte da trilha Laugavegur (é uma extensão, tem até outro nome). Essa mudança de planos aconteceu na hora mesmo, e fiquei bem orgulhosa da gente por termos tomado uma decisão não baseada no orgulho, mas no que estávamos sentindo na hora. Ao chegarmos no fim da Laugavegur, no camping Þórsmörk, ficamos sabendo que a previsão do tempo no topo das montanhas para onde seguiríamos no dia seguinte não estava amigável. Avaliamos nosso cansaço (essa etapa extra teria 24 km) e o risco de seguir montanha acima, para perto dos glaciares, com o conhecimento que havíamos adquirido nos dias anteriores sobre o clima nas highlands da Islândia (em uma palavra: louco).  Também não gostamos muito do 'clima' do camping Þórsmörk. Ao contrário dos outros, onde os rangers (tipo os cuidadores, supervisores) foram super solícitos e simpáticos, nesse último não achamos que fomos bem recebidos. A vontade era ir embora dali imediatamente em vez de montar acampamento de passar a noite. Por último, absolutamente ninguém do nosso 'grupo' - quero dizer, as pessoas que começaram no mesmo dia que a gente e que encontrávamos toda hora pelo caminho e também nos campings - estava lá. Mesmo quem havia nos passado nesse último trecho.

Consegui reservar um hotel em Reykjavik e também lugar no ônibus que passaria dali a 2 horas. Estava resolvido. Nossa trilha terminou e conseguimos relaxar. Nós havíamos terminado a trilha Laugavegur!

Nessa foto, a plaquinha no começo da trilha, em Landmannalaugar (Hrafntinnusker era o camping do primeiro dia):



E nessa, a plaquinha no final, em Þórsmörk (Emstrur/Botnar era o camping anterior):


0 comentários:

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta