A janela azul

março 08, 2017 Helô Righetto 1 Comentários


Em outubro de 2014 eu fiz a minha primeira viagem como blogueira, e na época até contei aqui. Fui para Malta, com passagem e hospedagem pagos. O objetivo da viagem era explorar a ilha de Gozo, menor do que a ilha principal (que dá nome ao país), e sobre a qual eu não conhecia nada. Eu sabia apenas uma coisa: da existência da janela azul (Azure Window).

Por sorte, a casa onde me hospedei com mais três blogeiros era ali perto. Em um dos nossos dias em Gozo, passamos horas na janela azul. Olhando, olhando, olhando. Algumas placas indicavam claramente o perigo de subir no topo da pedra, e pediam para que ninguém o fizesse. Placas solenemente ignoradas por vários turistas, inclusive um dos blogueiros que estava comigo.

Nós chegamos inclusive a fazer um passeio de barco pra ver a janela mais de perto, mas em momento algum passamos por baixo ou ficamos tão perto a ponto de tocá-la.

A janela azul foi uma das coisas mais impressionantes que eu já vi na vida. E hoje ela desabou. Não aguentou a tempestade, e caiu sobre o mar. A janela azul, a atração mais conhecida de Gozo, não existe mais.

Essa formação rochosa iria cair algum dia, fato. Mas o processo foi acelerado pelos milhares de visitantes que, pra falar  "eu fui eu fiz eu fotografei", ignoraram os avisos e caminharam sobre ela. Alguns até pulavam no mar a partir dela. A cada passo lá em cima, a cada pulo, um pouquinho da pedra ia se desfazendo.

Então você, que subiu lá, contribuiu para o desaparecimento da janela azul. Você levou um pedaço dela com você. E não só na foto. Você impediu que outras pessoas, daqui a muitos anos, tivessem o mesmo prazer que você teve ao vê-la. Eu passei uma tarde inteira olhando pra ela, e ninguém mais vai poder fazer isso.

Não leve nada com você. Apenas aprecie. O mundo não gira ao seu redor.


Um comentário:

  1. Concordo com vc Helô. E a minha mãe q viu pessoas arrancando pastilhas de mosaico em Pompeia? Bjo dá Poh

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta