Leitura: Americanah, Chimamanda Ngozi Adichie

fevereiro 15, 2017 Helô Righetto 1 Comentários


Eu conheci a Chimamanda por causa do TED talk dela sobre feminismo (bom, na verdade eu li o livro e depois vi a palestra), e fiquei curiosa para ler outras obras dela. Comecei por Americanah, que acho que é a mais conhecida, que havia sido muito bem recomendada (por um monte de gente!).

Gostei muito, até porque tenho achado cada vez mais difícil encontrar um bom livro de ficção. Americanah acompanha a vida de Ifemelu e Obinze, um casal de namorados na Nigéria. Quando começam a vida adulta, eles seguem caminhos diferentes, e a narrativa vai alternando entre ele e ela. Ela vai fazer faculdade nos Estados Unidos e acaba ficando lá muitos anos. Ele acaba indo para a Inglaterra, mas é de volta na Nigéria que as coisas começam a dar certo profissionalmente.

Mas não é apenas a história de um casal. É um livro sobre raça, racismo, imigração e também percepções de gênero.

Como já disse, gostei muito, mas achei que poderia ser uns 30% mais curto. Eu e minha mania de querer editar tudo! Nas últimas páginas eu já estava um pouco entediada, achei que se arrasta um pouco quando a gente já consegue entender o que vai acontecer.

Enquanto eu estava lendo Americanah, foi anunciada uma palestra da Chimamanda aqui em Londres, durante o Women of The World Festival agora em março. Consegui ingresso (já estão esgotados) e estou felicíssima que vou ver de perto essa escritora maravilhosa!

Um comentário:

  1. Li o livro recentemente e adorei! A autora consegue tratar assuntos difíceis de um modo leve, mas seriamente. No fim, queria saber como a história continuou...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta