Marcha das Mulheres em Londres

janeiro 23, 2017 Helô Righetto 1 Comentários


Participar da Marcha das Mulheres foi uma das coisas mais legais que fiz desde que me mudei pra Londres. Sim, esse dia foi assim de especial! É tão difícil mobilizar as pessoas e fazê-las participarem de eventos assim, que acho que as organizadoras não esperavam tanta gente. Cerca de 100 mil pessoas saíram de casa em um sábado gelado (porém com muito sol) para mostrar suas preocupações diante não apenas do novo presidente estadunidense, mas também a combinação desse fato com outros problemas já existentes, como Brexit, ameaças aos direitos já conquistados pelas mulheres, assistência precária a mulheres vítimas de violência doméstica e tantas outras questões ligadas a direitos humanos.

Foi inesquecível marchar pelas ruas de Londres ao lado de tanta gente que talvez nunca tenha feito isso antes, mas que sentiu que a hora é agora. A atmosfera era, por incrível pareça, de otimismo, de irmandade, de vontade de mudar o mundo. Há quem pergunte se as marchas pelo mundo terão efetivamente algum resultado. Pra mim, o fato de milhares pessoas estarem lado a lado deixando claro suas preocupações, já é um resultado. Talvez dessas milhares, algumas dezenas irão fazer doações para instituições que protegem mulhers. E algumas centenas vão perceber a importância do voto e irão comparecer nas urnas nas próximas eleições. Outras vão finalmente entender que as microagressões machistas e racistas sofridas por tantas mulheres no mundo inteiro devem ser levadas a sério em vez de serem interpretadas como "coisas da vida".

Enfim, é um começo.

Eu montei um álbum na página do Conexão Feminista no Facebook com fotos das Marchas das Mulheres pelo mundo. Tem Londres, Washington DC, Austin, Franfurt, Vancouver... quem quiser contribuir, mande suas fotos por email para info@conexaofeminista.com. E quem quiser ver as fotos, é só clicar aqui.

A photo posted by 👻 snap: helorighetto (@helorighetto) on


A photo posted by 👻 snap: helorighetto (@helorighetto) on


A photo posted by 👻 snap: helorighetto (@helorighetto) on


A photo posted by 👻 snap: helorighetto (@helorighetto) on

Um comentário:

  1. Fiquei triste porque não rolou aqui em Curitiba, mas foi ótimo poder acompanhar você (e as meninas) em Londres, a Clau em Washington e a Lu em Austin. Aqueceu o coração. <3
    Vamos em frente!
    :*

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta