Esse Vuillard é seu?

agosto 17, 2015 Helô Righetto 2 Comentários

Todo mundo tem um sonho, desses assim bem impossíveis - o meu é um dia me deparar com uma obra de arte 'perdida' em uma loja de antiguidades (alô Junk Shop) ou um mercado de pulgas. Eu fico imaginando o momento em que vou bater os olhos em um quadro jogado num canto qualquer, meio quebrado, e que vou me interessar por ele e ele vau custar uma barganha e depois de um tempo vou descobrir que estou rica afinal esse era o quadro perdido do Picasso.

Aparentemente eu não tenho mais o que fazer do que criar essas fantasias...

Mas enfim, por isso que eu gosto do programa Fake or Fortune da BBC, que materializa esse meu sonho. Um trio de especialistas tenta provar a autenticidade de várias obras de arte (mas nem em todas as vezes tiveram sucesso), que por um motivo ou outro acabaram esquecidas dos catálogos oficiais ou não tinham a documentação essencial para confirmar a procedência.


Ontem assistimos um capítulo do Fake or Fortune sobre uma obra do Edouard Vuillard, um pintor Pós Impressionista. A pessoa comprou o quadro num leilão desses bem comuns aqui na Inglaterra, que vendem antiguidades e quinquilharias, por 11 mil libras. Ele sabia que havia problemas pra provar a procedência, mas tentou a sorte e mesmo assim arrematou. Long story short, os especialistas do programa conseguiram provar que o quadro foi realmente pintado por Vuillard e agora o dito cujo vale centenas de milhares de libras.

Mas o mais interessante é que o quadro foi pintado para fazer parte de uma composição, sendo que um deles é sabido onde está (nunca houve dúvidas sobre sua autenticidade, pertence a um colecionador privado) e o outro.... foi vendido no Ebay por 3 mil libras.

Pois é... ao provar a autenticidade do quadro que 'participou' do programa, eles meio que provaram a desse terceiro quadro também, pois eles estavam sempre juntos. E a última coisa que se sabe é que esse terceiro quadro foi vendido através do Ebay, ainda mais barato que o do leilão! Ninguém conseguiu descobrir pra quem foi vendido, então existe alguém por aí com mais dinheiro no bolso do que acha que tem.

Dá uma olhada na imagem abaixo: foi você que comprou essa belezura num dia que estava entediado olhando as ofertas do Ebay?




2 comentários:

  1. Nossa, que sorte dessa pessoa, hein?
    Eu adoro esse tipo de programa também. Aqui (na sky) passa um onde três donos de antiquários arrematam coisas em leilões na esperança de ser bem valiosos e vender por muitos dinheirinhos a mais do que compraram. Assisto sempre!

    ResponderExcluir
  2. O meu marido tb é assim, ele sonha em encontrar uma obra perdida e por isso vive fascinado por esses mercados de pulgas! Volta e meia ele me conta essas historias de alguém que comprou algo por quase nada e depois ficou sabendo que valia uma fortuna! Infelizmente ele não comprou esse Vuillard...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta