5 fases que voce vai passar quando se mudar para Londres

janeiro 08, 2015 Helô Righetto 8 Comentários

(esse post contém tentativas descaradas de vender meu Guia de Londres)

1. Fase burocrática
Comprar um número de telefone, abrir uma conta no banco, conseguir um lugar para morar (que depende de abrir conta no banco, que depende de ter um endereço fixo... boa sorte), tirar o seu NI (National Insurance), enfim, transferir as praticidades da vida para um outro país. Não é assim super problemático, mas uma fase obrigatória. Elimine ela o mais rápido possível para passar para as próximas fases!

2. Fase turística
Com tudo resolvido, mas o futuro ainda incerto, é hora de andar por aí. Você se sentirá a pessoa mais entendida de Londres (se comprar o meu guia certamente será) e vai bolar mil conexões no metrô para conseguir percorrer a cidade como se não houvesse amanha. Você vai olhar para os turistas e pensar: 'Ha! Seus turistas! Eu MORO aqui, tá?'. Essa fase, apesar de uma delícia por motivos óbvios, é também um limbo, afinal uma hora você se dará conta de que não dá pra turistar todos os dias e passará para a próxima fase.

3. Fase 'e agora?'
A pior fase. Por mais que voce tenha se planejado, lido tudo sobre Londres (leu meu guia?), na hora do vamos ver é que a ficha cai: você mora em outro pais. Tem que fazer tudo de novo: arrumar o currículo, pesquisar vagas de emprego, fazer amizade, organizar a rotina, saber onde vende requeijão (coisas importantes, veja bem). É uma fase de incertezas e expectativas, tem dias que você se pergunta se realmente fez a coisa certa.

4. Fase retrocesso
Uma fase totalmente dedicada a sua vida profissional. Então que você conseguiu um emprego, mas é a mesma coisa que você fazia há 3 anos. Ou então não tem nada a ver com a sua área. Não se desespere! Esse passo pra trás, por mais contraditório que possa soar, é o primeiro passo pra frente. O problema é que nessa fase a gente se sente desvalorizado, é bem difícil manter a motivação. Ainda mais com os seus amigos no Brasil, na maioria das vezes, ganhando muito mais e com as carreiras em ascensão.

5. Fase Londoner
E, de repente, voce se sente em casa. Quando vai para o Brasil, fica com saudade da 'sua' cidade. Já está acostumado com o estilo de vida londrino, já xinga quando o metrô demora mais de 4 minutos, provavelmente encontrou um novo emprego (e deu mais um passo pra frente) e fez amizades. Diferentemente na fase turística, a fase londoner não significa ter pressa pra ver tudo, mas permitir-se ficar em casa e não fazer nada sabendo que voce tem mais e mais finais de semana pela frente para conhecer aquele lugarzinho super secreto e aquela atração que você ainda não visitou, sobre as quais você leu num incrível guia de Londres.

Para ler todos os posts sa série Top 5, clique aqui

8 comentários:

  1. Delícia de post Helô!
    Graças a Deus já tô na fase 5 e é bem como tu definiu mesmo, perfeito. ;) x

    ResponderExcluir
  2. Adorei as fases, londoner! Engraçado como todo processo de mudança envolve tantas etapas e perspectivas diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Sei que sou ansiosa, mas a primeira pergunta que me veio a cabeça e que não quer calar é: - Quanto tempo (aproximadamente) leva pra se chegar a fase 5?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao existe formula, Mel! cada caso é um caso, cada pessoa tem um objetivo, uma carreira.... pra mim levou 1 ano e meio

      Excluir
  4. Gente!!! Helo vc colocou em palavras tudo que eu sinto/senti! ahahhahahhah MEDO! Fui para NYC em Janeiro e reclamei tanto daquele metro sujo, que alias pouquissimas estacoes possui o countdown como aq! hehe to na fase retrocesso/Londoner! quero um emprego melhorrr! =)

    ResponderExcluir
  5. Gabi N.9:16 PM

    Helô! Encontrei teu blog há uns 4 anos, através do blog (extinto) da Marina! Nessa época, já completamente apaixonada por Londres, eu procurava maneiras de realizar o sonho de morar aí. Numa googlada, encontrei o blog dela, o da Dri e o teu. Venho acompanhando as trajetórias de vocês desde então. Adoro teu blog, tua autenticidade, teu amor por livros e as causas que você abraça, mas sempre fui leitora quietinha. Depois, nem lembro como, cheguei no blog da Rê e troquei uns emails com ela um tempo atrás, depois fui ver ela num dos teus posts. Incrível como gente do bem atrai gente do bem!
    Hoje venho te contar duas coisas: 1) Daqui a 16 dias desembarco aí pra realizar o sonho antigo de morar em Londres!!! Acompanhar os blogs de vocês me motivou e me divertiu enquanto eu trabalhava feito uma formiguinha pra fazer as coisas acontecerem! e 2) AMEI essa série dos top 5 londrinos! E adorei que esse em particular me fez ainda mais consciente do caminho que tenho pela frente!
    Além disso, queria te perguntar uma coisa sobre a fase burocrática, hehehehe... bancos! Você se importa de dizer qual é o teu e se você tá satisfeita com ele?
    Beijos e muita energia boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi! Tudo bem? Poxa, que legal receber esse comentário! Q frio na barriga q vc deve estar!
      Bom, sobre sua pergunta: eu uso o Citibank, que na verdade é 'heranca' do trabalho do meu marido. explico: ele veio pra cá pela empresa q trabalhava no brasil, e no brasil ele tinha q ter conta no citibank pra receber o salario. aí, quando mudamos, o citivank facilitou a vida dele, ja q a empresa aqui tbem usava os servicos deles. entao foi tudo muito tranquilo. hj em dia meu marido esta em outro trabalho e eu acabei ficando com a conta, e meu marido abriu outra, no Halifax, pq fizemos nosso financiamento do ape por eles. ambos sao bons, mas vc sabe né? banco é banco, nunca é aquela maravilha! mas eu preciso confessar q nunca tive grandes problemas. sempre deu tudo certo, uso o online banking do citi com muita frequencia!!

      Excluir
  6. Gabi N.12:11 AM

    Oi Helo, obrigada pela resposta!!!
    Bom, também não tenho muitos requerimentos do banco além do fato de usar online banking. Sacar no exterior sem taxas seria o sonho né, heheheheh mas pelo que andei investigando, não rola em nenhuma conta a não ser que seja premium.
    Siiiim, friozinho na barriga ta bombando! To arrumando as malas, cancelando as burocracias daqui, agitando festa de despedida, enfim... Super feliz!
    Um ano e meio atrás, fechei meu facebook porque achava muito difícil resistir a tentação de overshare e tbm procrastinava muito, mas agora to pensando em criar uma conta no instagram pra interagir mais e dividir minhas descobertas por aí!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta